A MÃO QUE ATIRA A PEDRA

Cultura: Por Domingos de Souza Nogueira Neto*

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Criado em 22 de Junho de 2015 Cultura

Fotos: Divulgação

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Além das barbas e dos cabelos longos, que ilustram as imagens feitas de Cristo e Tiradentes, os dois, guardadas as proporções, têm muitas coisas em comum. Cristo mudou a história do mundo. Já Tiradentes não conseguiu sequer ver realizado seu sonho de ter consumada a Inconfidência Mineira. Mas ambos viram legitimadas as posições que defendiam.
 
Também é seguro afirmar sobre os dois que violaram as leis dos Estados em que viveram, foram julgados e condenados por juízes que tinham competência para fazê-lo e tiveram mortes bárbaras, porém após julgamento à moda da época.
 
Cristo teve a morte trágica que todos conhecem: foi açoitado e coroado de espinhos, com as chagas banhadas em vinagre, carregou a própria cruz e morreu sob tormentos bárbaros. Quando Pilatos perguntou à multidão se ela preferia que ele fosse sacrificado, o criminoso Barrabás foi vaiado, aos gritos, para que matasse Jesus e “lavou as mãos”.
 

Tiradentes foi enforcado, depois de ter sido julgado pelas leis da época, no processo chamado “A Devassa”, desejando que o Brasil fosse uma república (sinônimo de “propriedade do povo”) – esse movimento ficou marcado na história brasileira com o nome de Inconfidência Mineira. Como a história de Cristo é bem conhecida, realço apenas trecho da sentença judicial que condenou Tiradentes: “Manda que, com baraço e pregão, seja levado pelas ruas públicas desta cidade ao lugar da forca e nela morra morte natural para sempre; que, separada a cabeça do corpo, essa seja levada a Vila Rica, donde será conservada em poste alto, junto ao lugar de sua habitação, até que o tempo a consuma; que seu corpo seja dividido em quartos, e esses sejam pregados em iguais postes pela estrada
de Minas, nos lugares mais públicos, principalmente nos de Varginha e Sebollas; que a casa de sua habitação seja arrasada e
salgada e, no meio de suas ruínas, levantado um padrão em que se conserve para a posteridade a memória de tão abominável réu e delito; e que, ficando infame para seus filhos e netos, lhe sejam confiscados seus bens para a Coroa e a Câmara Real. Rio de Janeiro, 21 de abril de 1792.”
 
Tiradentes, como Cristo, foi vaiado, apedrejado e desmoralizado por uma população completamente incapaz de entender a própria situação de exclusão diante de castas privilegiadas e que se aproveitava dos momentos de condenação e execução para desabafar e se sentir na posse de um poder que preenchia uma frustração social e um vazio existencial. Cristo, Tiradentes e tantos outros heróis da cultura humana foram julgados conforme a lei e punidos por juízes com a aprovação majoritária das pessoas. 
 
Mas, se havia lei que autorizou as punições, tribunais que apuraram os fatos e aplicaram as penas, por que então nós, que nem sequer vivemos aquela época, que temos notícias do que aconteceu somente por textos escritos e fragmentos, sentimo-nos seguros para afirmar que Cristo e Tiradentes foram heróis, e não criminosos? Talvez a solução esteja no fato de que ambos foram julgados pelo
que efetivamente pretenderam, pelo que tentaram, e que tudo o que foi feito contra eles ocorreu para impedir a concretização de um ideal de mundo que conflitava com a estrutura do poder de então.
 
Ambos os heróis, que tomo apenas como exemplos vistosos escolhidos dentre tantos, foram traídos e vendidos pela figura – tão na moda – do delator. Cristo foi vendido por Judas Iscariotes, por 30 talentos de prata. Tiradentes foi vendido por Joaquim Silvério dos Reis em troca do perdão de suas dívidas com a Real Fazenda. Os dois eram da intimidade e da confiança daqueles que traíram e que foram
considerados grandes benfeitores de seu tempo, mas passaram para sua existência como mera escória.
 
Essas lições, que aprendi bem criança, me ensinaram a valorar os personagens em julgamento pelos interesses que contrariam e a perceber que os vilões julgados por tribunais à luz da lei, mesmo com apoio popular, podem ser considerados heróis e mártires pelas lentes da história. Aprendi também a não vaiar e a não atirar excrementos naqueles que são julgados. Fiquei ainda marcado por chaga de ética, que me faz afastar e sentir enjoo na presença de delatores e dedos-duros, mas não jogo pedras neles, jogo reflexões.
 
* Crítico de arte, professor de judô,estudioso de direito, filosofia, sociologia, história e psicanálise

 




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