Abobrinha recheada com ricota, arroz integral e passas - Restaurante Porteira Velha

0
Criado em 14 de Março de 2013 Paladar
A- A A+

Delicioso e saudável

Inspirado na culinária italiana, o restaurante Porteira Velha apresenta uma receita diferenciada, que traz o sabor marcante da abobrinha recheada com ricota, arroz integral e passas. Um prato de dar água na boca, que promete agradar ao paladar de vegetarianos e de pessoas que querem perder uns quilinhos a mais

 

Para variar o cardápio servido diariamente no seu self-service, o Porteira Velha – restaurante especializado em comida mineira – oferece uma receita de abobrinha recheada com arroz integral, ricota e passas, prato com um toque da culinária italiana e que agrada aos mais variados paladares. A receita tem como foco principal os vegetarianos e as pessoas que se preocupam com a quantidade diária consumida de calorias.

“A ideia da receita surgiu para atender essa demanda. Mesmo não sendo um prato da culinária mineira, que é o forte da casa, nós oferecemos essa variedade para as pessoas que não querem apenas comer aquele feijão tropeiro ou as carnes de porco, tradicionais da culinária regional. Nossa proposta é fazer um cardápio que seja variado, mas sem fugir muito de uma lógica. Isso poderia acontecer se nós começássemos a servir receitas da cozinha japonesa, que é baseada em pratos com peixe cru e não têm nada a ver com nossa proposta. Essa receita, por exemplo, remete à culinária italiana”, explica a nutricionista da casa, Maria Cristina Gomes, 50.

Para o administrador de empresas Thiago Delpino, 26, frequentador assíduo e de longa data do Porteira Velha, o prato é excelente e serve para agradar a um público diferenciado. “Sempre gostei de vir ao restaurante, mas é bom ter mais opções quando queremos uma comida mais leve ou um prato sem carne. Quando quiser comer algo mais saudável ou alguma coisa com menos calorias, virei ao restaurante”, diz o administrador.

História

O restaurante Porteira Velha, aberto em 1979, surgiu às margens da Rodovia Fernão Dias, em Betim, vendendo laticínios e biscoitos a todos os públicos que circulavam pela região. Ao longo do tempo, foi crescendo. Passou de um simples comércio a um dos restaurantes mais tradicionais da região metropolitana. Mesmo assim, não perdeu a decoração estilizada que remete às cozinhas do interior.

Logo depois, foi criado no local um centro de convenções em seu andar superior, com espaço para cerca de 200 pessoas. A última novidade do estabelecimento é a construção de um salão de festas, inaugurado em setembro de 2012, com capacidade para abrigar eventos como casamentos, recepções, entre outros.

O restaurante Porteira Velha está localizado no KM 489 da BR-381, próximo ao bairro PTB. Funciona diariamente, das 8h às 18h. O almoço é servido das 11h às 15h, no regime de bufê livre, com várias opções de comida mineira, carnes, grelhados e saladas.

 

 

Abobrinha recheada com ricota, arroz integral e passas

 

Ingredientes

6 abobrinhas italianas pequenas

400 g de ricota

250 g de arroz integral cozido

1 colher (sobremesa) de pasta de alho

2 colhers (sopa) de azeite

1 colher (sopa) margarina

1 colher (sopa) de farinha de rosca

3 colheres(sopa) de alcaparras

4 colheres(sopa) de salsa picadinha

3 colheres(sopa) de uvas - passa hidratadas

6 colheres(sopa) de queijo parmesão

100 ml de leite

2 dentes de alho médios

1 colher (chá) sal

1 colher (chá) de salpicão

 

Modo de preparo

Corte as abobrinhas ao meio, no sentido do comprimento, e retire o miolo com uma colher.Leve as fatias de abobrinha ao fogo em uma panela com água e sal, ate que a cor de modifique. Retire as abobrinhas e coloque a água para escorrer. Em outra panela, aquece o azeite e toste o alho sem queimar. Junte as pastas de alho e os miolos de abobrinha picadinhos. Deixe tudo cozinhar levemente. Em seguida, junte o arroz integral, as alcaparras, a ricota ralada, a margarina, o leite e a farinha à panela. Acrescente as passas. Tempere as abobrinhas com sal, salsa e manjericão a gosto. Recheie as fatias de abobrinha, salpique o parmesão e leve ao forno para assar. Se desejar, regue as abobrinhas já prontas com molho de tomate após retirar do forno. Depois, e só servir!




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.