Carnakids vem aí!
Os pequenos podem se preparar e escolher a fantasia porque vão ter que cair na folia junto com o papai e a mamãe em Betim. O Carnakids é a versão infantil da festa mais tradicional do Brasil e vai reunir blocos de crianças para fazer a diversão da família
A festa mais típica do país, o Carnaval, terá evento em Betim novamente neste ano. E o destaque é a versão infantil da folia, no dia 3 de março, na praça Milton Campos. O Carnakids vai reunir blocos infantis em uma manhã cheia de eventos para a criançada pular Carnaval à vontade.
A ideia surgiu com a criação de um bloco infantil, o Rosazulim, idealizado pela jornalista Flávia Freitas, de 36 anos, mãe da Larissa, de 1 ano e 10 meses. A proposta foi divulgada pelas redes sociais, e, logo, um grupo de mães comprou a ideia, criando uma comissão organizadora. “Nós nos reunimos com a Funarbe (Fundação Artístico-Cultural de Betim) para ver a viabilidade do evento, e eles abraçaram a ideia”, afirma.
O objetivo do bloco, segundo ela, é defender o respeito e a igualdade entre os gêneros, em contraponto à polêmica recente dando conta de que meninos devem usar azul e meninas, rosa. “O Rosazulim traz um posicionamento que vai contra esses padrões estabelecidos. Também trazemos um viés de inclusão, pois crianças com deficiência também vão participar. A proposta é de respeito à diversidade”, completa.
De acordo com o presidente da Funarbe, Dudu Braga, para garantir essa inclusão, haverá brinquedos inclusivos, voltados para os pequenos com deficiência intelectual ou física, como cadeirinhas de balanço, entre outros. O evento também prevê monitores guiando brincadeiras de rua como pula-corda, amarelinha e outras tantas que marcaram a infância de muita gente.
Também está prevista a apresentação do palhaço Beterraba, de Betim, e da cantora infantil Nana. “É uma novidade na programação do Carnaval da cidade. Vai ser uma manhã voltada para os pequenos, com playlist, decoração e programação pensada nas crianças”, destaca Braga. Além do Rosazulim, haverá outros blocos infantis.
Criatividade
Segundo Flávia, papais e mamães podem e devem abusar da criatividade na fantasia dos filhos. Inclusive, ela posta nos perfis do bloco no Facebook e no Instagram ideias de fantasias e de pinturas faciais. “Minha filha vai vestida de Minion”, exemplifica ela, referindo-se ao personagem infantil que ficou famoso no filme “Meu Malvado Favorito”.
Não haverá desfile, e quem quiser participar é só ir para a praça com muita disposição e a fantasia com a qual se sentir à vontade. “Eu acredito no Carnaval participativo e aberto. É uma festa popular, e nossa ideia é não ter abadá, nem nada que segregue. O objetivo é ser democrático”, completa Flávia.
Pré-Carnaval
Além do evento para as crianças, a Funarbe vai promover o pré-Carnaval, nos dias 23 e 24 de fevereiro, também na praça Milton Campos. Esse é o terceiro ano de festa na cidade, que vai reunir blocos de rua, formando um evento voltado para a família.
Segundo Dudu Braga, no ano passado, a festa recebeu cerca de 4.000 pessoas por dia. A expectativa é que o número se mantenha em 2019. Ele afirma que a iniciativa partiu dos próprios blocos, que querem desfilar voluntariamente e também procuraram apoio da Funarbe.
O evento resgata o verdadeiro Carnaval de rua, gratuito, do qual todas as pessoas podem participar. “É um evento gratuito e totalmente democrático, com muita diversão”, conclui.
- Ousadia e Alegria e Pé na Cova
- Afoxé Balaio Geral
- Só no Goró e Só Guaraná
- Malagueta
- Bloco do Rodô
- Blocos do dia 24/2:
- Cornetas
- Óleo de Peroba
- Diversidade
- Trem que Pula
- Intervalo