Diferencial em gestão ambiental
0
Criado em 05 de Setembro de 2012
Destaque Empresarial
Instigar o pensar, manter o espírito de equipe e focar o cliente. Esses são os segredos do sucesso da TCA Estudos e Projetos Ambientais. A empresa, no mercado há apenas 11 anos, hoje é referência em seu segmento.
A TCA oferece mais de 30 serviços nas áreas de:Gestão ambientalLicenciamento ambientalGestão de riscoProjetos de engenhariaTreinamentoAssessoria jurídica
Os precursores do projeto são Ana Paula Fonseca Gomes, 40, e Saulo Gomes Silva, 39, que, além de sócios na organização, são casados. Enquanto ela se graduou em biologia e se especializou em educação, gerenciamento e planejamento ambiental, biologia sanitária e ambiental, além de ser mestre em saneamento e recursos hídricos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o marido é advogado especializado em direito ambiental e público, possuindo MBA em perícia e auditoria em gestão ambiental.
A empresa foi fundada em 2001, mas Ana Paula já trabalhava na área há dez anos. Ela conta que tudo começou de maneira simples, porém com grandes expectativas. “Começamos na casa de meus pais. Como eu já tinha experiência e alguns contatos, esperava que fosse dar certo. No início, fazíamos consultoria externa, ou seja, terceirizávamos nosso serviço para a região metropolitana de Belo Horizonte. Em 2005, alugamos uma sala na praça Milton Campos, em Betim. No ano seguinte, contratamos nosso primeiro engenheiro”, lembra.
Saulo Gomes diz que o grande desafio do segmento ambiental é conquistar credibilidade e fidelizar clientes. “Traçamos objetivos para crescermos. Ao longo da trajetória, percebemos que a personalização dos serviços oferecidos aos clientes era essencial e focamos isso por acreditarmos ser um diferencial”. A empresa oferece mais de 30 serviços nas áreas de gestão ambiental e de riscos, licenciamento ambiental, projetos de engenharia, treinamentos e assessoria jurídica. Mas os destaques são o licenciamento ambiental – um instrumento da Política Nacional do Meio Ambiente cuja principal função é conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente – e a consultoria e a assessoria jurídicas, ou seja, os processos que envolvem as partes jurídica, ambiental e eventualmente judicial.
ReconhecimentoPrêmioDestaque regional pelo engrandecimento da profissão e da engenharia.InstituiçãoConselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG)Quando2006 e 2010PrêmioGran Awards de Excelência de Qualidade 2012 como organização com padrão de qualidade internacional.InstituiçãoInstituto Nacional de Excelência de Gestão de Qualidade Total QualityQuando2012PrêmioMérito em biologia na categoria de meio ambiente.InstituiçãoConselho Regional de Biologia - 4ª RegiãoQuando2012
Buscando a melhoria contínua de seus serviços, a equipe da TCA abraçou, em 2011, o projeto de implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, almejando a certificação na norma ISO 9001:2008, que foi conquistada em março de 2012. O objetivo, agora, é o reposicionamento no mercado. “Conquistamos uma etapa importante, estamos operando um Sistema de Gestão de Qualidade. Não foi fácil passar pelo processo de certificação, mas batalhamos muito. Agora, queremos crescer ainda mais”, conta Saulo.
Na sede, além dos sócios, há mais três funcionários, para quem “ser TCA é ter peculiaridades que somam e resultam em uma segunda família”. Ana Paula explica que não basta ser um bom profissional para fazer parte da equipe. “Palavras como ‘ética’ e ‘caráter’ são essenciais. Somos criteriosos na formação de nosso time para que possamos trabalhar da melhor forma possível”, diz.
Compromisso com o social
Em 2006, Saulo teve o prazer de conhecer o Salão do Encontro, e, a partir de então, criou-se uma parceria ambiental. “Há cinco anos, tivemos a oportunidade de iniciar trabalhos no Salão do Encontro, como, por exemplo, o de educação ambiental para as crianças. Quando conheci o local, me apaixonei. A TCA começou a pulsar junto com os valores da entidade, e, ao longo destes anos, multiplicamos parceiros para lá”, orgulha-se.