No passinho do volante - Mercedes - Bens Classe A
0
Criado em 15 de Maio de 2013
Veículos
Com personalidade e estilo, o novo Classe A da Mercedes-Benz chega ao mercado brasileiro. O automóvel promete unir design e desempenho, visando atrair o público jovem
Cristina Guimarães
A trilha sonora “Ah Lelek Lek Lek”, ritmo de funk que está “bombando” nas pistas, foi o hit escolhido pela Mercedes-Benz para promover o Classe A no Brasil. O modelo chega ao país com um visual bem descolado e uma pegada esportiva, que prometem agradar ao público jovem do mercado brasileiro.
O Classe A 200 Turbo está disponível nas versões Style e Urban, ambas equipadas com o motor de 156 cv e transmissão com sete velocidades de dupla embreagem. Parte do programa NGCC (New Generation of Compact Cars – nova geração de carros compactos) da Mercedes-Benz, o automóvel une um design moderno com um poderoso motor.
A função ECO start/stop, um equipamento de série, aumenta sua eficiência e economia e o desliga sempre que o carro for imobilizado, voltando a funcionar assim que o motorista deixa de pressionar o pedal do freio. O motor a gasolina, com injeção direta e turbo alimentado, gera uma potência de 156 cv a 5.300 rpm e torque de 250 Nm, entre 1.250 rpm e 4.000 rpm. O pacote tecnológico do motor de quatro cilindros conta com vários elementos introduzidos, inicialmente, nos motores BlueDIRECT V6 e V8 dos automóveis da Classe S da Mercedes-Benz, entre eles, a terceira geração do sistema de injeção direta.
O sistema Camtronic é uma inovação mundial introduzida no motor 1,6 litro: ele ajusta a elevação das válvulas de admissão, restringindo a quantidade de mistura utilizada em regime de carga parcial, otimizando, assim, o consumo.
Conforto e controle
O motor tem transmissão automática 7G-DCT, com dupla embreagem, e o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Assim, as mudanças para a marcha seguinte – acima ou abaixo – são quase imediatas, sem perda da força de tração.
O controle da transmissão é feito por uma pequena alavanca seletora na coluna de direção, à direita do volante. O câmbio oferece três modos de condução: Economy, Sport e Manual. No primeiro, as trocas de marchas são totalmente automáticas e feitas em baixas rotações, privilegiando o conforto e o baixo consumo de combustível. No modo Sport, também automático, as mudanças são mais rápidas e acontecem em rotações mais altas, aumentando a agilidade do Classe A. Já o Manual dá total liberdade ao motorista para trocar marchas conforme seus próprios critérios, utilizando os shift paddles.
Nos modos Economy e Sport, o motorista pode intervir a qualquer momento para realizar mudanças de marchas manualmente. A transmissão volta a operar automaticamente caso os shift paddles permaneçam inativos por mais de 12 segundos, ou em descidas longas ou trechos muito sinuosos após um tempo maior.
Aerodinâmica e segurança
O dinamismo prometido pelo design e pelo sistema de propulsão é complementado pelo trabalho da suspensão, construída em alumínio. O baixo centro de gravidade e um novo eixo traseiro 4-link formam a base do comportamento do automóvel. A suspensão dianteira é tipo Mc Pherson, configuração compacta que proporciona grande agilidade, maior conforto e alta segurança na condução.
Na suspensão traseira, a construção permite que as movimentações e a dinâmica longitudinal e lateral das rodas sejam praticamente independentes, mais uma vez reforçando as características de dirigibilidade e conforto de rodagem. O emprego do alumínio em toda a estrutura, reduzindo o peso, permite respostas mais imediatas às ondulações e irregularidades do piso.
O novo modelo reforça a segurança: as especificações de série incluem sete airbags e, entre outras tecnologias, o sistema Attention Assist, que detecta a fadiga do condutor, e os freios ABR, que ajudam o motorista em situações de alto risco. Cheio de personalidade A identidade do novo Classe A é evidenciada pelo design dianteiro. A grade é independente do capô e está integrada ao amplo para-choque, que traz grandes entradas de ar e, na versão Style, os faróis de neblina. As linhas frontais são esportivas, em forma de flecha, suavizadas nas extremidades, com destaque também para os faróis com luzes de circulação diurnas e lâmpadas bixenônio, no pacote Urban.
A concepção da traseira reforça a percepção de largura, comunicando força e uma disposição atlética. As lanternas estendem- se para baixo e para os lados, contando com LEDs de alto desempenho. Os para-lamas traseiros salientes criam “ombros” largos para o carro e, para reforçar ainda mais o visual alargado, o para-choque traz um difusor central preto texturizado.
Lateralmente, o Classe A caracteriza-se pela linha do teto lembrando a de um cupê, que se curva no sentido da traseira. Os retrovisores externos têm design aerodinâmico para redução do arrasto e de ruídos em alta velocidade e possuem luzes indicadoras de direção integradas. Destacam-se também as rodas de liga leve com design exclusivo, com 16 polegadas na versão Style e 17 polegadas na Urban.
Conforto com estilo
Os bancos esportivos proporcionam ergonomia e visual atraente. As principais características são as áreas dos ombros acentuadas, o formato concha, que proporciona maior apoio lateral nas curvas, e os encostos de cabeça formando uma única peça com o apoio das costas.
O volante multifuncional com três raios possui 12 teclas e, na versão Urban, é revestido de couro. No conjunto de instrumentos, destacam-se os quatro mostradores redondos – dois maiores, velocímetro e conta-giros, e dois menores, indicadores do nível do tanque e temperatura do motor, inseridos sobre os grandes. Ao centro, um display multifuncional com 11,4 cm.
No console central fica o display digital de 5,8 polegadas com bordas cromadas, juntamente com o sistema de som Audio 20, equipado com rádio, leitor de CDs e teclado de telefone, que pode ser operado pelo volante multifuncional e inclui alto-falantes especialmente configurados para o modelo.