Por que os peelings são tão procurados?
POR Dra. Adriana Lemos (CRM–32011)*
0
Criado em 12 de Agosto de 2013
Cuidar
Peeling significa, em português, descamação. Esse procedimento está no topo da lista dos mais procurados e dos mais realizados nos consultórios dermatológicos, apesar de atualmente estarem disponíveis várias outras tecnologias modernas. A explicação está no fato de que descamar a pele rejuvenesce, uma vez que acelera a “troca” ou a renovação, melhorando, assim, o fotoenvelhecimento,
a textura da superfície cutânea, as manchas e as rugas finas, o que resulta em uma pele mais viçosa e mais bonita.
Os tipos de peeling
Existem os peelings superficiais, médios e profundos, de acordo com a profundidade com que eles atingem as camadas da pele. Os mais realizados são os superficiais, porém, de forma seriada, em torno de quatro a cinco sessões, em intervalos de sete a 15 dias, para um efeito somatório satisfatório e de forma mais segura. Os peelings médios e profundos têm suas indicações mais restritas e maiores efeitos colaterais, mas seus resultados são mais rápidos e mais evidentes. Os peelings também se subdividem em abrasivo-mecânicos (cristal ou ultrassônicos), químicos e fotoativados por laser frio (o mais novo deles). Também há a possibilidade de associarmos mais de um tipo de peeling em uma mesma sessão, quando são denominados peelings combinados, a fim de otimizar os resultados.
O preparo da pele
Antes de iniciar o peeling, a pele deve ser preparada para receber melhor o tratamento, com a utilização domiciliar de formulação contendo ácido retinoico e agentes clareadores, durante, pelo menos, duas semanas antes. Essa medicação deve ser mantida durante todo o tratamento, que deve ser acompanhado de perto pelo médico dermatologista. Durante o dia, é necessário ser usado um protetor solar, porque a pele fica mais sensível à radiação do sol.
O peeling mais famoso
O grande representante de todos os peelings é, sem dúvida alguma, o ácido retinoico (químico). Seu uso clássico na dermatologia, em concentrações elevadas e de forma seriada, promove uma descamação uniforme que acelera o processo de renovação da pele e estimula a produção e reorganização do colágeno. Sua aplicação é muito confortável, sem queimação e sem comprometer a rotina da pessoa, já que a descamação resultante é discreta e não impede o convívio social. A permanência desse peeling na pele deve ser de seis a oito horas, quando, então, pode ser retirado com água e sabonete suave.
Os resultados
No dia seguinte ao peeling, a pele pode ficar levemente rosada e, após dois dias, começa uma fina descamação, que dura de três a cinco dias. Os resultados começam a ser percebidos logo depois do primeiro procedimento, com a sensação de evolução da textura da pele, que fica mais lisa. Com a continuação do tratamento, melhoram também as manchas e rugas finas. Os resultados atingem sempre grande satisfação entre seus adeptos, passando a fazer parte da rotina de quem busca sempre estar em sintonia perfeita com sua pele.
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].