AFINAL, O QUE É MD CODES™?
O MD Codes™, abreviação para Medical Codes (Códigos Médicos), é um método baseado na fisiologia do envelhecimento, tendo sido criado pelo renomado cirurgião plástico brasileiro Maurício de Maio em parceria com o laboratório Allergan. Tem causado grande reboliço, nos últimos meses, entre os médicos amantes da estética e também na mídia, já que sua divulgação chegou há mais de 40 países e foi repassada para mais de 20 mil médicos em todo o mundo. Esse método consiste numa sistematização de tratamentos com preenchimento de ácido hialurônico, sendo também uma ferramenta que facilita, didaticamente, a comunicação entre o médico e seu paciente. São vários pontos (códigos) estratégicos que mapeiam a face e promovem um melhor resultado nos tratamentos com preenchimento, proporcionando às pessoas um rejuvenescimento facial muito natural. As áreas envolvidas na aplicação do MD Codes™ compreendem as sobrancelhas, as olheiras, as linhas de marionete, o bigode chinês, o queixo, os lábios, as bochechas, os pés de galinha e a testa.
O uso de preenchedores de ácido hialurônico já é consagrado na dermatologia estética e na cirurgia plástica há anos por ser uma técnica não cirúrgica e, portanto, minimamente invasiva, não comprometendo a vida social ou profissional do paciente e oferecendo a ele excelentes resultados e de forma gradativa. O grande diferencial do MD Codes™ é que ele amplia a visão do médico de maneira sistematizada, aguçando seu senso estético ao avaliar a face de seu paciente. Muitas vezes, a causa de uma queixa pode estar localizada em uma área diferente daquela que o incomoda. Por exemplo, se a intenção é tratar o bigode chinês (sulco nasolabial), a aplicação do preenchedor pode ser indicada para a região malar (bochechas), pois, uma vez recomposta essa área, a marca do chamado bigode chinês, consequentemente, será suavizada.
O tratamento proposto por meio dos pontos estratégicos do MD Codes™ redefine o contorno facial perdido no processo de envelhecimento, apresentando resultados naturais, sem exageros, uma vez que leva em conta a anatomia e as proporções faciais. Funciona como mais uma ferramenta na abordagem do rejuvenescimento facial, só que de modo mais didático, sistematizado e metodológico. Entretanto, não deve nunca substituir a arte médica da harmonização facial, que, por sua vez, deve ser baseada em um apurado senso estético e no domínio da anatomia facial, das técnicas e dos produtos existentes atualmente. Tais habilidades são aprimoradas através dos anos, caso a caso, paciente a paciente, pois cada face tem suas particularidades, e, principalmente, cada ser humano é único!
Dra. Adriana Lemos CRM 32011 | Membro da Academia Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia | Diretora Clínica e Administrativa da Clínica Yaga - Saúde, Beleza e Bem-Estar | adrianalemos.com | @dra.adrianalemos | [email protected] | yaga.com.br | @clinicayaga