A bela do comércio em Minas
FERNANDA XAVIER
Fernanda Xavier, 22, foi a primeira representante da cidade a conquistar a etapa estadual do concurso Miss Comerciária
Viviane Rocha
FOI SOMENTE DEPOIS da insistência de amigos e familiares que a discreta e tímida auxiliar administrativa Fernanda Xavier, 22, resolveu participar da edição 2014 do Miss Comerciária, concurso promovido anualmente pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim. “Fiquei sabendo das inscrições por intermédio de uma amiga, porém, inicialmente, descartei a ideia. Nunca pensei em desfilar. Mas, como comecei a receber o apoio de pessoas próximas, que diziam que eu tinha chances, por ser alta e magra, resolvi tentar a sorte”, conta. O que ela não imaginava é que, com sua performance, simpatia e beleza, além de vencer a edição municipal do evento, alçaria voos mais altos e seria consagrada também a grande campeã da etapa estadual do concurso. “Honestamente, não esperava chegar tão longe”, confessa.
O concurso estadual de beleza aconteceu no dia 24 de maio, durante o encerramento da 23ª Convenção Estadual do Comércio Lojista, realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL-MG), no hotel Tauá Resort, em Caeté, Minas Gerais. Já a etapa municipal ocorreu no dia 28 de abril, no Kartódromo Internacional da cidade. “Não esperava que participar do concurso mudaria tanto a minha vida. As meninas que sonham em concorrer devem acreditar no seu potencial, ser humildes, simpáticas e não deixar o sucesso subir à cabeça. Foi um orgulho muito grande poder representar bem a Colchões Toraflex, empresa onde trabalho, e o município de Betim”, afirma. E, segundo ela, a maior satisfação de ter ganhado os dois desfiles é ver o orgulho dos seus familiares. “Minha mãe ficou extremamente emocionada, e meu pai, até hoje, guarda todos os jornais e revistas em que apareço”, conta.
Nascida em Esmeraldas e criada em Betim, onde mora com a mãe, que trabalha como faxineira, com o pai, que é motorista de caminhão, e com a irmã caçula, de 20 anos, Fernanda, além de trabalhar na Colchões Toraflex, cursa engenharia de produção na PUC Minas. “Estou no terceiro período do curso, mas tive de trancar por um período por questões pessoais”, diz. Nas horas vagas, a bela jovem, que, namora há pouco tempo, conta que gosta de ouvir música. “Sou muito eclética. Só não gosto muito de rock pesado.” Ela também costuma fazer programas culturais, como ir ao teatro e ao cinema. “O último filme a que assisti foi o ‘Malévola’ e a última peça que vi foi ‘O Marido da Minha Mulher’, na campanha de popularização do teatro e da dança. O espetáculo é ótimo”, recomenda.
Com 1,78 metro de altura e 62 quilos, Fernanda afirma que se sente satisfeita com a sua beleza e que não mudaria nada em seu corpo. “Nunca pensei em fazer cirurgia plástica e, antes de participar do concurso, também não costumava fazer atividades físicas. Porém, hoje, até faço uma caminhada”, revela. Para se sair bem no concurso, Fernanda diz que buscou inspiração na beleza de duas mineiras. “Tenho uma grande admiração pela ex-miss do Brasil Natália Guimarães e pela modelo betinense Juliane Késsia. Foi nelas que me inspirei”, ressalta.
PROJETOS
Agora, com a visibilidade que ambos os concursos lhe proporcionaram, ela, que nunca teve pretensões de seguir a carreira artística, diz que quer analisar com cautela as propostas que venha a receber futuramente. “Depois que venci os dois desfiles, até pensei em considerar essa possibilidade, mas ainda não decidi nada. Enquanto as propostas não chegam, vou representar as funcionárias do comércio mineiro em eventos ligados à federação. No fim do ano, por exemplo, estarei em uma convenção nacional do setor”, adianta.