Banho de cheiro para o corpo e a alma
Saúde e Vida
Fotos: Luciano Reis
A aromaterapia é um braço da fitoterapia, ramo que aplica os princípios ativos de plantas em tratamentos terapêuticos. Os aromas atingem diretamente o sistema límbico do cérebro, unidade responsável pelas emoções e pela memória. “Os cheiros remetem a lembranças e memórias afetivas. São aromas que provocam mudanças e energizam”, ressalta. Além disso, a técnica não é invasiva e proporciona, em sessões que duram por volta de uma hora, sensações agradáveis à pessoa. “É, acima de tudo, uma terapia prazerosa”, completa.
Em princípio, não há contraindicações da aromaterapia, mas Eugênio prefere aliar a técnica a outros tipos terapêuticos para que os resultados sejam otimizados. “Quando inicio o tratamento, procuro conhecer um pouco a pessoa e sua história, o porquê de seu interesse pelo tratamento, bem como seu objetivo, para definir a terapia mais adequada à situação”, relata. Combinações podem ser feitas, por exemplo, com cromoterapia (terapia das cores) e reiki (energia através das mãos).
Há oito anos atuando como terapeuta holístico, Eugênio percebe que a busca pela técnica tem sido cada vez maior. “A vida dos dias atuais é muito agitada, e a aromaterapia é uma alternativa à medicina tradicional que atua diretamente na causa dos problemas que a pessoa enfrenta”, conta. Segundo ele, os tratamentos derivam do que há disponível na natureza, ajudando o indivíduo a se reconectar com ela para resolver conflitos internos que interferem em sua saúde física e emocional. “A aromaterapia atua de forma mental, emocional, corporal e energética, já que uma pessoa é influenciada pelo ambiente e vice-versa”, informa o especialista.
BENEFÍCIO TAMANHO FAMÍLIA
A professora e esteticista Patrícia Valerian costuma pesquisar terapias alternativas, tendo já utilizado o óleo essencial de lavanda para regularizar o sono de seus dois filhos, Shayene Freitas, hoje com 27 anos, que sofria de insônia, e Shawan Freitas, com 20, que tinha o sono mais agitado. “Eu pingava uma gotinha no travesseiro deles e funcionava”, recorda-se. “É relaxante e dá um sono delicioso”, conta. Ela própria é adepta da técnica quando está muito agitada ou estressada por causa da rotina de trabalho.
Para os momentos de intimidade com o marido, Patrícia costuma colocar no difusor que fica no quarto do casal algumas gotas do óleo essencial de Ylang Ylang. “É um óleo afrodisíaco e que tem um perfume muito gostoso. Além disso, é ótimo para abrir o apetite”, brinca.
EM CASA
Eugênio afirma que o óleo de hortelã-pimenta, quando inalado, combate a dor de cabeça, e o óleo de maracujá possui ação calmante, sendo indicado para pessoas eufóricas. Em casa, os óleos podem ser utilizados em difusores elétricos e ou artesanais dentro do quarto, por exemplo, para que a pessoa tenha um sono mais tranquilo. “Dormir com o aroma de um óleo essencial (lavanda ou manjerona) favorece o sono”, finaliza.
Em 2001, a numeróloga mais conhecida do país, Aparecida Liberato, lançou o livro “Números e Aromas do Amor”, que aponta os aromas mais adequados às energias dos números na busca de um romance marcado pela harmonia. Segundo Aparecida, a inspiração veio da própria natureza. “Esse foi um estudo que começou a partir da observação de como a vida se manifesta no reino vegetal e de como tudo é parecido com a vida de um ser humano: nascimento, crescimento, reprodução, morte e mudança. “Fizemos um curso de aromaterapia e mergulhamos no universo dos aromas e dos óleos essenciais. Daí decidimos vincular alguns dos óleos essenciais a relacionamentos”, explica.
A numerologia é uma ciência que estuda os números e sua influência sobre o indivíduo. “A data de nascimento de uma pessoa, por exemplo, indica suas características de personalidade, as quais, é claro, influenciam na maneira como ela se relaciona. Os números resultantes da data de nascimento vão de 1 a 11, não contando o 10, que é o mesmo que 1. Com o conhecimento das propriedades dos óleos essenciais, relacionamos cada número a um óleo”, diz. “A ideia era buscar os óleos essenciais que equilibrassem as características de cada número, permitindo, assim, um entendimento maior entre as pessoas”, completa.
Em uma parceria com a numeróloga, a empresa mineira Água de Cheiro, paralelamente ao lançamento do livro de Liberato, lançou perfumes que tinham um elemento de cada número na composição das fragrâncias. Aparecida afirma que a forma de usar os óleos é livre. “Uma maneira interessante de utilizar os aromas dos óleos essenciais é colocá-los em aromatizantes de ambiente ou mesmo passá-los na pele”.
Número 1: alfazema (Lavandula officialis) – provoca a diminuição da ansiedade e da impaciência
Número 2: jasmim (Jasminum officiale) – ajuda a diminuir a timidez e traz otimismo e confiança
Número 3: alecrim (Rosmarinus officialis) – contribui para clarear a mente
Número 4: patchuli (pogostemom patchouli peletier) – promove a confiança e a sensibilidade
Número 5: gerânio (Pelargonium graveolens) – diminui a inquietação, trazendo tranqulidade
Número 6: ylang ylang (Cananga odorata Hook et Thoms) – gera uma sensação de paz, diminuindo mágoas e ressentimentos
Número 7: cedro (Juniperus virginiana) – promove o relaxamento e facilita a reflexão
Número 8: petit grain (Citrus amara) – diminui a irritabilidade e favorece a compreensão
Número 9: hortelã-pimenta (Mentha piperita) – desanuvia as ideias e coloca a pessoa em sintonia com a realidade
Número 11: pau rosa (Aniba rosaedora ducke) – elimina o estado de confusão mental e libera a energia criativa