A importância do abacate no tratamento de doenças
POR LUCAS MENDES PENCHEL
A semente de abacate é mais rica em antioxidantes do que a maioria das frutas e das verduras que comemos. Para se ter uma ideia, em um abacate inteiro, há cerca de 70% de antioxidantes na semente; os outros 30% se encontram na polpa e na casca. Essa fruta também possui gorduras boas e fibras, além de ser um ótimo alimento para emagrecer de maneira inteligente.
Uma única semente de abacate contém praticamente toda a fibra solúvel de que uma pessoa precisa em um dia. Aliás, sua semente possui mais fibra solúvel do que a aveia. Na realidade, é raro encontrar alimentos tão ricos em fibra solúvel como o abacate.
Os antioxidantes e as fibras que o caroço dessa fruta fazem com que ela propicie efeitos potenciais na redução do colesterol e na prevenção de doenças cardíacas e do derrame. Graças aos compostos fenólicos da semente desse alimento, os quais ajudam a prevenir úlceras gástricas e infecções virais e bacterianas, na medicina tradicional mexicana ela é utilizada no tratamento de infecções gastrointestinais, diarreia, disenteria, asma e reumatismo. O abacate também dispõe de um flavonol anticancerígeno que parece promissor em estudos iniciais com cobaias, sendo super-rico em vitaminas C e E, potássio e fósforo.
Enquanto os antioxidantes da semente agem de forma positiva sobre o sistema imunológico, o óleo da semente é bom para o cabelo e para a pele, promovendo resultados rejuvenescedor e antirrugas.
E, por possuir atividade termogênica, o caroço de abacate também ajuda a eliminar gordura localizada. Mas, agora, certamente, você deve estar se perguntando: “Como eu vou usar o caroço?”. E simples: em forma de farinha. Veja abaixo como prepará-la:
Ingrediente:
- 1 caroço de abacate
Modo de preparo:
- - Rale o caroço e o coloque sob o sol, coberto por um tecido como voal, para secar
- - Depois, bata-o no liquidificador e passe a farinha obtida numa peneira bem fina.