A mágica do laser de CO² fracionado
0
Criado em 14 de Maio de 2013
Cuidar
Por Dra. Adriana Lemos (CRM - 32011)*
Como é possível uma mesma tecnologia conseguir combater estrias, flacidez no corpo, manchas, rugas, poros dilatados, cicatrizes de acne no rosto, além de alguns tipos de lesões como “verrugas” e até mesmo melhorar o aspecto de cicatrizes cirúrgicas?
O segredo é o laser de CO² fracionado, um procedimento em que são emitidos microfeixes de luz que “danificam” a pele em microcolunas, a fim de estimular a sua reestruturação (cicatrização). Assim, as células mais profundas da pele são ativadas a produzirem novas fibras de colágeno, responsáveis pela sustentação e pela firmeza da pele.
Por meio dessa tecnologia, as camadas mais superficiais da pele são estimuladas a se renovarem, eliminando manchas, principalmente, pela radiação ultravioleta que recebemos ao longo dos anos, através da exposição solar.
Isso somente é possível porque os novos equipamentos de laser de CO² fracionado são superpulsados e ultrapulsados, como o DualDeep®, AcuPulse® e Sellas II®, conseguindo atingir a pele de uma forma superficial e profunda, em uma mesma sessão, com muita precisão e maior segurança.
O avanço da dermatologia estética (cosmiatria) vem ao encontro da busca constante das pessoas pela beleza e pelo bem-estar, e os novos aparelhos superpulsados e ultrapulsados de laser de CO² fracionados participam, em muito, dos resultados que cada um deseja para si.
Foto: Divulgação
Dúvidas frequentes:
Quantas sessões são necessárias e qual o intervalo entre elas?
Em média duas sessões, com intervalos em torno de 45 dias.
O tratamento é doloroso?
Geralmente, a aplicação do laser é bem tolerada pelos pacientes. Utilizam-se desde cremes anestésicos até uma sedação superficial, conforme a necessidade, pois quanto maior a profundidade do tratamento maior o desconforto.
Quanto tempo dura cada sessão?
Cerca de 20 a 40 minutos.
Qual o tempo de recuperação?
A pele apresenta inchaço e vermelhidão no dia seguinte e, depois, escurece, descamando em seguida. Não há dor nessa fase. Esse processo demora, aproximadamente, de cinco a sete dias.
Os resultados são observados após quanto tempo?
Logo na primeira semana, depois da descamação da pele, a superfície cutânea já melhora, tornando-se mais lisa e luminosa. A firmeza e a elasticidade vão melhorando gradativamente a partir da terceira semana até o quarto mês após a sessão. A melhora da pele é acumulativa, dependendo do número de sessões realizadas.
Qual região do corpo pode ser tratada com laser de CO² fracionado?
Praticamente todas as regiões do corpo, sendo mais utilizado na face, pescoço, colo, mãos, antebraços e nas áreas com estrias.
Quais as principais contraindicações?
Gestantes, lesões cutâneas inflamatórias ou infecciosas na região a ser tratada e pacientes em uso de isotretinoína oral.
Foto: Divulgação
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].