A versão da liberdade
CAMARO CONVERSÍVEL
Fotos: Divulgação
Lançado pela Chevrolet, novo Camaro modelo conversível traz capota com acionamento elétrico e motor V8 de 406 cv
Renata Nunes
SEJA ELE AMARELO OU NÃO, POR ONDE PASSA, o Camaro chama a atenção, por seu design arrojado e motor potente. Agora, o veículo, que é objeto de desejo de grande parte dos amantes da velocidade e dos esportivos de luxo, vai ganhar ainda mais destaque com a versão conversível, lançada no mês passado pela Chevrolet. Quem o comprar poderá desfrutar do prazer de dirigir um conversível com capota de acionamento elétrico, totalmente rebatível, e que traz liberdade sem abrir mão da performance. Comercializado por R$ 239.900, R$ 17.804 a mais que a versão já conhecida, o novo modelo, importado do Canadá, apresenta o mesmo motor V8 de 406 cv de potência da versão cupê. Além da charmosa capota de lona preta, a diferença fica por conta da antena “tubarão” sobre a tampa do porta-malas.
Para se transformar em um conversível, o carro recebeu reforços estruturais nas partes dianteira e traseira, que garantem mais equilíbrio dinâmico em curvas e retas. Além disso, há os sistemas de assistências do duplo controle de tração e de estabilidade. Nesse Camaro, o teto pode ser estendido ou recolhido em apenas 20 segundos, operação que só é possível com o carro parado (câmbio na posição P). O revestimento da capota é em espuma acústica e equipada com vidro traseiro térmico, que, além de ser mais durável, mantém o nível de ruído próximo ao do modelo base.
O conversível, que acaba de desembarcar no Brasil, já incorpora mudanças visuais do modelo 2014 na versão cupê, como o desenho mais imponente da dianteira e as lanternas redesenhadas, que reforçam o caráter esportivo do veículo equipado com rodas de 20 polegadas e pneus mais largos na traseira. O esportivo está disponível nas redes autorizadas da Chevrolet nas cores preto global, branco summit, cinza ashen e amarelo lemon peel.
TECNOLOGIA E CONFORTO
Semelhante à tecnologia aplicada em caças supersônicos, o Heads-Up Display (HUD) traz dados como a rotação do motor, o ponto ideal de troca de marcha, a velocidade e a aceleração lateral. O condutor ainda pode configurar o sistema para receber as instruções do sistema de navegação e da mídia que está sendo tocada.
Os bancos dianteiros do Camaro conversível são inspirados nos modelos de competição, porém, com confortáveis suportes até nas laterais, revestimento em couro, ajustes elétricos e sistema de aquecimento, um convite para desfrutar do prazer de dirigir com a capota aberta, mesmo em dias mais frios.
O sistema multimídia Chevrolet MyLink traz alto-falantes de alta definição e subwoofer de 10 polegadas, localizado no centro do banco traseiro e capaz de pulsar e motivar a todos dentro do Camaro. Bluetooth e reconhecimento de voz em português para ligações telefônicas e navegação completam os recursos de conectividade do modelo.
Para facilitar as manobras de estacionamento, a versão conversível do esportivo de luxo também vem equipada com câmera de ré, que é acionada automaticamente ao se engatar a marcha.
MOTOR E TRANSMISSÃO
O Camaro conversível é equipado com transmissão automática de seis velocidades e motor 6.2 V8, capaz de gerar 406 cv e 56,7 kgfm de torque, que reúne o que há de mais moderno em termos de potência, força e eficiência energética. Esse propulsor conta, por exemplo, com comando de válvulas continuamente variável e sistema de desligamento dos cilindros Active Fuel Management (AFM). Numa viagem em uma rodovia, por exemplo, o sistema de gerenciamento do motor pode desligar parte dos cilindros, para reduzir o consumo de combustível.
Com a transmissão sequencial de seis velocidades GR6, o motorista pode aproveitar do conforto e da qualidade das trocas de marchas no modo automático, que são extremamente rápidas e fluidas, e também trocas manuais e mais esportivas por meio de borboletas atrás do volante “Paddle Shift”.