AS ARMAS NO COMBATE À FLACIDEZ DA PELE
Cuidar
0
Criado em 27 de Abril de 2015
Cuidar
POR DRA. ADRIANA LEMOS (CRM–32011)*
É INEVITÁVEL QUE, A PARTIR DOS 25 ANOS, a pele já tenha uma diminuição gradativa de colágeno (responsável por sua sustentação), provocando a flacidez cutânea, que se torna mais perceptível em torno dos 40 anos. O colágeno mantém as células unidas e fortalece os tecidos. Ele é o principal componente proteico da pele, da cartilagem e dos ossos. Os sinais de sua redução são as “bolsas” e as pequenas rugas que se formam na área dos olhos e da testa, além da flacidez nas bochechas, no pescoço, nos glúteos, nas mãos e por todo o corpo.
Podemos estimular a produção de novo colágeno e manter por mais tempo a firmeza da pele através de alguns hábitos saudáveis, como o uso de dermocosméticos e nutricosméticos, que aplicamos sobre a pele ou ingerimos. Esses produtos funcionam como repositores e indutores da produção e da reorganização de colágeno. Para as pessoas que ainda não têm indicação de cirurgia plástica, mas já se incomodam com a flacidez, principalmente a facial e a do pescoço, algumas técnicas se apresentam como excelentes opções:
Radiofrequência (RF) multipolar com LED
Ideal para pessoas em torno dos 30 anos, que estão apenas com um grau inicial de flacidez cutânea e desejam retardar sua evolução, realizando um tratamento mais preventivo. O procedimento é muito confortável, sendo feito em intervalos quinzenais, por meio de 6 a 8 sessões. A RF promove, em um primeiro momento, o aquecimento intenso do colágeno, o que acarreta sua contração imediata e melhora instantânea, efeito que passa em algumas horas (o chamado "efeito cinderela"); e, posteriormente, forma um novo colágeno, otimizado pelo LED, o que se observa após cerca de um mês, sendo este o objetivo do tratamento. É indicado para a face, para a chamada “papada” e para o pescoço, além de outras áreas corporais, como glúteos, abdômen, membros superiores e inferiores. Seus resultados são bastante satisfatórios.
Ácido L-polilático (Sculptra®)
Indicado geralmente para pessoas acima dos 40 anos, que desejam redefinir o contorno e o volume facial, bem como melhorar a região da papada e do pescoço de uma forma natural e gradativa, sem mudanças abruptas. O produto visa estimular os fibroblastos a produzirem colágeno, minimizando a flacidez. O procedimento é muito simples, sendo necessária apenas a aplicação de um creme anestésico, no próprio consultório dermatológico, o que ocorre com a ajuda de uma fina agulha, que toca vários pontos diferentes do rosto, formando uma espécie de rede. Os efeitos indesejáveis são pequenos hematomas, vermelhidão e discreto inchaço nos primeiros dias depois da aplicação. O número de sessões depende de cada caso, normalmente variando entre 2 e 4, com intervalos mínimos de 30 dias. A melhora começa a aparecer a partir da terceira semana, estendendo-se até o terceiro mês após a aplicação, pois o colágeno demora um pouco a ser produzido. Esse efeito gradativo, natural e progressivo é uma vantagem para quem tem receio de mudanças repentinas na aparência. Os resultados são mundialmente comprovados e duram em torno de dois anos, dependendo de fatores pessoais e externos referentes ao envelhecimento natural individual.
Laser de CO2 fracionado
Esta técnica é para pessoas que, além da flacidez cutânea, apresentam irregularidades na pele, rugas profundas, poros dilatados e um grau mais acentuado de flacidez palpebral, no pescoço e na papada, sendo preciso aqui uma abordagem mais completa no rejuvenescimento facial. Esse perfil geralmente se enquadra em quem possui mais de 50 anos. Trata-se de um método mais agressivo, mas com resultados surpreendentes. Os efeitos indesejáveis, porém necessários, são inchaço, vermelhidão e descamação da pele, sendo necessária uma semana de recuperação. Esse laser estimula a remodelação e a contração do colágeno, provocando uma diminuição da flacidez, além de tratar as irregularidades da superfície da pele e promover evidente renovação da mesma.
Apesar de já termos vários métodos que nos auxiliam a envelhecer de uma forma mais harmônica, o essencial para conseguirmos aproveitar cada fase de nossas vidas em sua plenitude e em sintonia perfeita ainda se baseia em hábitos saudáveis, incluindo as escolhas alimentares e atividade física.
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].