Atualmente, estamos vivendo mais e melhor
POR Consolação Resende
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 1980 e 2010, a expectativa de vida da população brasileira aumentou mais de 11 anos, chegando a 73 anos, cinco meses e 24 dias. No entanto, homens e mulheres diferem nos números: as brasileiras vivem mais do que os brasileiros. Em 2010, a expectativa de vida delas era a de 77,32 anos, enquanto a deles era 69,73 anos.
Considerando a expectativa de vida dos do IBGE aponta uma melhora entre 1980 brasileiros de 60 anos de idade esperavam viver em média até os 81,39 anos, em 1980 a expectativa era a de 76,39 anos. Por sexo, os homens nessa faixa etária esperavam viver até os 75,17 anos em 1980, e a expectativa passou para 79,63 anos no ano passado. Entre as mulheres, a expectativa no período passou de 77,63 para 82,97 anos.
PREVENÇÃO
Esses dados refletem diversas mudanças de comportamento ligadas à saúde dos brasileiros. Ouso dizer que a principal de- las é a prevenção como melhor opção para uma vida saudável. Quanto mais cedo começar a se prevenir, mais saúde a pessoa terá pela frente e mais fácil será tratar de doenças que ainda estão em estágio inicial. Por exemplo, a medicina tem hoje uma especialidade chamada geriatria, que algumas pessoas acreditam ser específica para idosos, mas, na verdade, seu objetivo é tratar o processo de envelhecimento.
Falando em prevenção, o corpo humano avisa que as coisas não vão bem: uma dorzinha de cabeça, um resfriado, uma fisgada no peito podem não significar nada. Mas é importante checar para que uma doença não se instale.
A sabedoria popular já dizia que "é melhor prevenir do que remediar". Sendo assim, fique de olho em sua saúde: ela é o seu bem mais precioso. Antigamente, ir ao médico era sinônimo de estar doente.
mais idosos, o estudo e 2010. Em 2011, os
Mais do que cuidar da saúde, as consultas com o médico ajudam a prevenir doenças e tratá-las a tempo.
SAÚDE PÚBLICA
As políticas públicas de saúde sempre trataram a doença. Hoje, notamos que o viés está mudando, pois já se percebeu (e muitos estudos comprovam isso) que gastar com prevenção evita despesas futuras com tratamentos. Assim, os médicos estão orientando seus pacientes a terem uma boa alimentação, práticas saudáveis de exercícios físicos e bom humor, tudo em prol de uma melhor qualidade de vida.
Simples, não? Saúde e prevenção são amigas inseparáveis. Assim, precisamos cuidar de nossa vida com mais atenção e amor. Cuidando melhor de nossa saúde, podemos sorrir mais para a vida e com a vida! Viver bem é simples, pois depende só de você!
*Jornalista e mestre em comunicação. viverbem.blogspot.com ou [email protected]