Audi prioriza o conforto no A4 2013
Sedã ganha design mais atraente, comodidade e espaço; porém, preço fica ainda mais salgado.
Modelo mais vendido da Audi no mundo, com mais de 10 milhões de unidades comercializadas, o novo A4 chega ao Brasil mais renovado, com um visual alinhado e identidade estética atual da marca. Tudo isso faz com que a oitava geração do sedã, que já não era nada acessível, agora seja vendida a um preço bem mais salgado, chegando aos R$ 147,9 mil, já incluído o novo IPI. O valor da primeira ver- são da linha supera de longe o de seus principais concorrentes no país, no caso, o BMW 320i e o Mercedes-Benz C180.
O novo estilo é marcado pelas fortes linhas horizontais na dianteira e pelos vincos do capô mais acentuados, que deixaram o modelo com o design ainda mais agressivo. A grade frontal,
formada por uma única peça, tem novo formato. Está na cor cinza escuro e tem moldura cromada. Na parte inferior, as entradas de ar ficaram maiores e mais pronunciadas. As luzes de neblina agora são retangulares e mais eficientes.
Os faróis também mudaram. Externamente, o formato é novo: a linha inferior lembra uma onda. Por dentro, o posicionamento e o formato de lâmpadas e refletores foram trocados. As luzes de xenon são de série, assim como as luzes diurnas, que passaram a ter quatro LEDs com condutores de iluminação feitos por polímeros especiais. Formam uma luz contínua e o desenho é ainda mais visível que os 18 LEDs dos faróis da versão anterior.
Outra vantagem do sistema atual é a de ele gastar menos energia. A regulagem de altura do facho é automática e o carro é equipado com lavadores elétricos.
Na traseira, as lanternas também têm novo design com LEDs. O para-choque, que possui um difusor de ar, foi redesenhado. O escapamento apresenta duas ponteiras. O comprimento do A4 se manteve em 4,70 m. O entre-eixos e a largura também não se modificaram.
Interior
O volante de couro recebeu novo de- senho, mais esportivo. O painel é preto, com detalhes na cor cinza e apliques em alumínio. O carpete no assoalho também é preto. O cliente poderá escolher quatro combinações de cores para bancos, re- vestimentos de porta e forro de teto. Os comandos multimídia, tanto no volante quanto no console, foram aprimorados e, ao mesmo tempo, ficaram mais simples e intuitivos de usar.
O novo A4 pode contar com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage via voz com o condutor). É possível navegar pelas di- versas mídias ( jukebox, SD Card, CDs, ádio e sistema de navegação) sem deixar de estar atento ao trânsito, utilizando apenas a voz. Aperfeiçoamentos também foram aplicados ao sistema de ar-condicionado e à transmissão automática. O porta-malas manteve a capacidade de 480 litros.
MOTORES
Os motores do A4 se destacam pelos baixos índices de emissão de poluentes, pelas rápidas respos- tas e pelo eficiente consumo. Inicialmente, haverá duas versões disponíveis, ambas com bloco de quatro cilindros, dois litros, turbocompressor e injeção direta. O primeiro, disponível para a versão Ambiente, tem 180 cv de potência a 4.000 rpm, índice que se mantém até os 6.000 rpm. O tor- que é de 320 Nm, disponíveis entre 1.500 e 3.900 rpm. O outro motor, que equipará a versão Ambi- tion, prevista para chegar até julho, tem 211 cv de potência, de 4.300 rpm a 6.000 rpm. O torque é de 350 Nm na faixa entre 1.500 rpm e 4.200 rpm. A curva de torque desses motores é quase plana e indica disposição para acelerar desde as baixas rotações, proporcionando prazer ao dirigir e rápidas respostas. O A4 Ambiente, equipado com motor 2.0 TFSI de 180 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 226 km/h.
TRANSMISSÃO
As caixas de câmbio mudam de acordo com a versão. O A4 Ambiente, com motor de 180 cv, utiliza câmbio Multitronic (continuamente variável com nova programação). No modo automático, o motorista pode pisar até o fim do acelerador e observar o contagiros: como no ião, a rotação se mantém praticamente estável, enquanto a velocidade aumenta sem que o motorista sinta qualquer tranco. Para quem preferir o sistema tradicional, o Multitronic permite a simulação de oito marchas.
Já o A4 Ambition utiliza câmbio S-Tronic, automá- tico sequencial de dupla embreagem e sete marchas. Essa caixa troca as marchas mais rapidamente do que um piloto de competição. Junto com a caixa S-Tronic vem a tração Quattro como item de série.
CHASSI
O novo A4 teve recalibragem nos braços da sus- pensão traseira e nos amortecedores. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio. O carro usa o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura sus- pensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligada aos amortecedores.
A direção passa a ter assistência elétrica e, além de apresentar respostas rápidas, é ainda mais precisa nas manobras. Novidade importante é que o sistema não consome energia, já que não tem ligação com o motor, como ocorre nas direções convencionais. A nova direção represen- ta uma economia de 0,3 litro de gasolina por 100 quilômetros rodados e reduz em sete gramas por quilômetro as emissões de CO2.
O novo A4 têm ESP (controle de estabilidade) e diferencial de deslizamento limitado. As rodas disponíveis de série são aro 17 com pneus 225/50. A versão Ambiente vem equipada também com bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, sensor de luz e chuva, teto solar, espelhos retrovisores externos elétricos, airbag lateral dianteiro e de cabeça, faróis bixenônio, freio de estacionamento eletromecânico, sensor de estacionamento traseiro, rádio symphony, audi music interface e bluetooth.
FICHA TÉCNICA