Baixa no sistema imunológico x bom rendimento

0
Criado em 06 de Setembro de 2012 Cuidar
A- A A+

 

POR Kléber Gonçalves*

  É muito comum ver pessoas praticando atividade física com resfriado, gripe, dor de garganta ou até mesmo lesões. Isso geralmente ocorre quando os exercícios passam a ser muito intensos e exaustivos. Nesse caso, o sistema imunológico, que combate ou impede a ação dos micro-organismos invasores do nosso corpo, fica debilitado e trabalha de forma menos eficiente. 

   Essa situação não acontece com todas as pessoas e depende de vários fatores, como a duração da atividade, a frequência do treinamento, a intensidade do exercício físico, o tipo de dieta que se pratica, o estresse psicológico e o número de horas  dedicadas ao descanso.

   Nos exercícios muito intensos, há um aumento da ventilação, o que pode afetar o sistema respiratório. Além disso, são comuns a perda de nutrientes e uma desregulação hormonal em virtude do estresse fisiológico. 

   É muito importante estar atento aos sintomas apresentados pelo corpo, como, por exemplo, cansaço, perda no rendimento, de apetite, peso, da motivação, insônia, depressão e aceleração involuntária dos batimentos cardíacos.  

  Quanto maiores forem a qualidade e a quantidade de alimento, ajustadas à necessidade do atleta e ao descanso devido, melhor será o rendimento.

   Nos treinamentos mais intensos, é mais comum o aparecimento do overtraining (patologia que significa auto estresse provocado pelo treinamento). Por isso, deve-se calcular a duração desse treinamento e a do descanso ideal durante e depois da atividade física, o que precisa ser feito por um profissional qualificado. Algumas pessoas acham que, porque estão se sentindo bem, não precisam descansar. Esse é um grande erro, pois elas podem estar se sentindo bem, mas não 100% descansadas. E o acúmulo da falta de descanso pode ocasionar uma lesão, o que afastará o atleta do treinamento por meses. Quanto maiores forem a qualidade e a quantidade de alimento, ajustadas à necessidade do atleta e ao descanso devido, melhor será o rendimento. Dessa forma, haverá menos risco de contrair infecções geradas por baixa do sistema imunológico. 

   Para que tudo possa ocorrer de maneira tranquila em seus treinamentos, a pessoa precisa se submeter à orientação de um profissional de educação física e respeitar seu corpo, pois ele é o primeiro a dar sinais de que as coisas estão dentro do esperado, ou não. Alimentar-se bem e de maneira adequada ajuda o atleta a não adoecer e, o mais importante, a continuar treinando.

 

*Fisiologista do exercício (008115-GMG)




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.