BH: Palco do encontro de grandes artistas
ATRAÇÕES NA CAPITAL
Fotos: Divulgação
Capital mineira passou a ser passagem obrigatória dos grandes shows internacionais; só no primeiro semestre deste ano, Slash, ex-guitarrista do Guns N’ Roses, e a banda Kiss vão desembarcar na cidade
Leonardo Dias
BELO HORIZONTE é uma das maiores cidades do país e, também, uma de suas principais capitais. Conhecida em todo o território nacional por sua hospitalidade e por manter um “ar de interior”, apesar dos seus mais de 3 milhões de habitantes e de ser uma das economias mais importantes do Brasil, ela nunca foi vista como uma referência em termos de entretenimento, pelo menos no que se refere à realização de grandes shows e apresentações internacionais. Contudo, esse cenário vem mudando para melhor nos últimos anos, para a alegria dos fãs de artistas de fora do país. Desde 2009, o número de grandes bandas ou cantores que estiveram na cidade, como os ex-Beatles Paul McCartney e Ringo Starr, as bandas Black Sabbath e Iron Maiden, os cantores Bob Dylan e Robert Plant (ex-Led Zeppelin), além, é claro, da diva Beyonce, tem crescido. Já neste ano, no mês de abril, outro ícone do rock também vai dar as caras em BH: a banda Kiss, que esteve na capital mineira pela última vez há mais de 30 anos. Mas quais fatores foram considerados para que houvesse essa mudança no cenário musical de Belo Horizonte?
Segundo o produtor musical Lucas Machado, da Sleep Walkers Entretenimento, um dos motivos para essa expansão se deve à diversidade cultural que a cidade possui. “Belo Horizonte tem um enorme potencial, e esse crescimento cultural abre mais oportunidades, principalmente no meio artístico e no show business. O Mega Space é uma ótima opção para grandes shows, além do Mineirão, que, após sua reforma, também se tornou uma excelente alternativa”, afirma o produtor, que, recentemente, produziu na capital os shows de Donavon Frankenreiter, Julian Marley e The Wailers. Somente o Mineirão, de 2013 para cá, foi palco das apresentações de Linkin Park, Black Sabbath, Guns n’ Roses, Foo Fighters, Elton John, Paul McCartney, dentre outros.
“O novo Mineirão conta com um espaço excelente para shows, mas, infelizmente, temos dificuldades para negociar com a empresa responsável pelo estádio. Acho que falta um pouco mais de sensibilidade para o entretenimento e a cultura. Esse, inclusive, é um dos motivos pelos quais vamos testar o Estádio do Independência, em abril, para o show do Kiss. Mas esperamos que isso mude, para o bem da cena musical e da cultura local”, acredita Gegê Lara, sócio da Nó de Rosas Produções.
Outros bons locais em BH que têm recebido shows de destaque são o Chevrolet Hall, que atraiu apresentações de nomes como Ringo Starr e Bob Dylan, e, mais recentemente, o Expominas, que contou com a presença de Florida e Robert Plant. Além deles, o Mega Space, em Santa Luzia, na região metropolitana, também dispõe de uma estrutura diferenciada, contudo, pela distância da capital e pelo espaço mais adequado para a realização de megashows (acima de 50 mil pessoas), muitas vezes, acaba sendo preterido.
MUITO A EVOLUIR
Mesmo Belo Horizonte já estando na disputa por datas de grandes shows internacionais com outras importantes capitais do Brasil, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, para Gegê Lara, ainda temos que avançar muito para alcançar esses grandes centros do entretenimento do país. “BH está evoluindo muito, porém continua sendo uma grande província. Quando as bandas de renome internacional chegam ao nosso país, tocam nas principais cidades, e São Paulo e Rio de Janeiro estão em um patamar acima. Além dessas duas, hoje, Porto Alegre também está à frente de BH, pois oferece melhores condições e espaços mais bem-administrados”, compara.
UM ANO QUE PROMETE
Se os últimos anos têm sido marcados por grandes shows em Belo Horizonte, 2015 não será diferente. Apenas em janeiro, a cidade recebeu os americanos do Foo Fighters, os britânicos do Kaiser Chiefs, um dos ícones da surf music, Donavon Frankenreiter, além das lendas do reggae da The Wailers, acompanhados de Julian Marley, filho de Bob Marley.
Ainda nos primeiros meses deste ano, apresentam-se na cidade o ex-guitarrista do Guns N’ Roses, Slash, no dia 15 de março; as bandas Bastille e Foster The People, no dia 25; além dalenda Robert Plant, que volta a Belo Horizonte no dia 26. Já os mascarados do Kiss retornam à capital depois de 30 anos, no Estádio Independência, no dia 23 de abril, para comemorar seus 40 anos de carreira.
E, no que depender do produtor Gegê Lara, da Nó de Rosa Produções, o público pode esperar mais. “Nós trabalhamos em várias frentes de negociação e estamos tentando trazer alguns artistas ainda neste ano. Além disso, teremos grandes festivais no país, como Lollapaloza e Rock in Rio. Então, tudo isso influencia. Esperamos ter novidades em breve”, disse Lara, que, apesar de não revelar os nomes dos artistas, garantiu que vai trazer pelo menos mais dois grandes shows até o fim do ano para cá. “Um deles já está marcado para o mês de novembro. Será uma grande banda ou artista de rock que nunca se apresentou aqui”, afirma revelando que o anúncio deve ocorrer no show do Kiss.
Responsável por atrair para Belo Horizonte nomes como Guns n’ Roses, B-Real (Cypress Hill), John Butler Trio, Donavon Frankenreiter, Pepper, Jason Mraz, Dimitri Vegas & Like Mike, além do show do Black Sabbath, a Sleep Walkers Entretenimento está otimista para trazer novas atrações. “Belo Horizonte está cada vez mais na rota dos grandes shows e, nos últimos anos, ela foi incluída nas maiores turnês que passaram pelo Brasil. Com uma cidade a mais no roteiro, as turnês tornam-se mais rentáveis para que grandes shows venham para cá também. Temos excelentes apresentações em vista para este ano e, em breve, devemos anunciar novidades”, diz o produtor Lucas Machado.
O QUE VEM POR AÍ
*Algumas atrações confirmadas para 2015
EM MARÇO
Dia 1º: Sonata ArcticaMusic Hall
Dia 5: Steve Hackett(ex-Genesis)Chevrolet Hall
Dia 7: EpicaMusic Hall
Dia 15: Slash (ex-guitarrista do Guns n' Roses)Galopeira
Dia 25: Bastille e Foster The PeopleChevrolet Hall
Dia 26: Robert Plant e St. VincentChevrolet Hall
Dia 27: Skrillex, Major Lazer, Dillon Francis e SnakeExpominas
Dia 28: ZAZMusic Hall
EM ABRIL
Dia 23: Kiss Estádio do Independência