Cana-de-açucar para fazer...Cerveja!
0
Criado em 20 de Fevereiro de 2013
Paladar
Saison de Caipira
Pode até parecer estranho para o paladar de alguns, mas essa mistura é a mais nova aposta da mineira Wäls; no último mês, a cervejaria lançou a Saison de Caipira, primeira cerveja no mundo à base de cana-de-açúcar, que, para sua produção, utilizou quase uma tonelada da matéria-prima fornecida pela Vale Verde
Sol quente, na beira da praia, comendo uns petiscos com... cerveja! Festa, muita comida, tira-gosto e... cerveja. Fim de um dia de trabalho pesado, ir a um bar, um restaurante com os amigos. Beber o quê? Cerveja! Esquivando-se das exceções, a loura, gelada ou geladíssima, como é chamada pelos cervejeiros de plantão, é presença certeira nas rodas de conversas. Prova disso é o fato de a bebida ser apontada como a terceira mais popular do mundo, ficando atrás apenas da água e do chá.
Sabores e estilos não faltam. Tem a pilsen, a de trigo, a de jabuticaba, de limão, a maturada com cacau belga, e por aí vai. Mas que tal experimentar uma feita à base de cana-de-açúcar? Pois é, a novidade já chegou ao mercado e foi lançada, no mês passado, pela cervejaria Wäls, de Belo Horizonte. A Saison de Caipira, a primeira do mundo, foi produzida durante a visita do mestre cervejeiro norte-americano da Brooklyn Bewery Garret Oliver, no fim do ano passado, e une o estilo belga Saison com uma matéria-prima brasileira: a cana.
A matéria-prima foi fornecida pela Cachaçaria Vale Verde: cerca de 800 kg de matéria-prima, que resultaram em cerca de 400 litros de caldo de cana. Esse volu-me foi usado para produzir os primeiros 2.000 litros da cerveja, que será vendida em São Paulo, Curitiba e Distrito Federal, além de 20 estabelecimentos na capital mineira. O preço da garrafa de 375 ml, que é arrolhada assim como uma garrafa de espumante, é de R$ 18. O teor alcoólico é de cerca de 6,5%.
Segundo o controller da Vale Verde, o brix – índice que mede o teor de sacarose da cana – do canavial é de 23%, um dos melhores. “Isso está relacionado a uma série de fatores no cultivo, como as características do solo, o manejo técnico da produção, o controle de pragas e doenças, adubos, entre outros”, explica.
Os primeiros 2.000 litros da cerveja produzidos na fábrica da Wäls estão sendo vendidos em São Paulo, Curitiba e Distrito Federal, além de 20 estabelecimentos na capital mineira
A cervejaria Wäls foi fundada em 1999 e, atualmente, é dirigida pelos irmãos Thiago e José Felipe Carneiro. Ela se destaca pela produção de cervejas artesanais. No ano passado, produziu, em média, 25 mil garrafas de cervejas especiais por mês
A Cachaçaria Vale Verde é uma das mais conceituadas e premiadas do Brasil. Seu canavial está situado na cidade de Esmeraldas e forneceu a cana para produção das primeiras cervejas a base de cana-de-açúcar produzidas pela Wäls
Gosto brasileiro
Segundo um dos proprietários da Wäls, Thiago Carneiro, a Saison Caipira é um pouco mais adocicada que a cerveja normal, além de ter um aroma característico da matéria-prima. A cana escolhida também deu um toque especial ao sabor. “Nós buscamos no mercado uma cana colhida em uma reserva especial, nobre, e que pudesse agregar qualidade à cerveja”, afirma.
Ainda segundo ele, a bebida tem a identidade brasileira. “É um produto feito com um ingrediente brasileiro, diferente das tradicionais. Com isso, queremos mostrar que o Brasil é capaz de produzir cervejas de alta qualidade, com renome internacional e usando ingredientes nacionais”, salienta Carneiro.
Somente para a fabricação do primeiro lote, foram investidos cerca de R$ 80 mil. De acordo com José Felipe Carneiro, também proprietário da cervejaria Wäls, o novo produto é bem diferenciado. “Nós não produzimos cerveja, e sim uma obra de arte”, afirma Carneiro ao ressaltar que a intenção é produzir mais quantidade da cerveja e, com isso, conseguir fisgar uma parte do mercado norte-americano. “Demanda para o produto tem. Agora, vamos é buscá-la”, enfatiza.