Cana-de-açucar para fazer...Cerveja!

0
Criado em 20 de Fevereiro de 2013 Paladar
A- A A+

 

Saison de Caipira
 
Pode até parecer estranho para o paladar de alguns, mas essa mistura é a mais nova aposta da mineira Wäls; no último mês, a cervejaria lançou a  Saison de Caipira, primeira cerveja no mundo à base de cana-de-açúcar, que, para sua produção, utilizou quase uma tonelada da matéria-prima fornecida pela Vale Verde
 
Sol quente, na beira da praia, comendo  uns petiscos com... cerveja! Festa, muita comida, tira-gosto e... cerveja. Fim de um dia de trabalho pesado, ir a um bar, um restaurante com os amigos. Beber o quê? Cerveja! Esquivando-se das exceções, a loura, gelada ou geladíssima, como é chamada pelos cervejeiros de plantão, é presença certeira nas rodas de conversas. Prova disso é o fato de a bebida ser apontada como a terceira mais popular do mundo, ficando atrás apenas da água e do chá.
 
Sabores e estilos não faltam. Tem a pilsen, a de trigo, a de jabuticaba, de limão, a maturada com cacau belga, e por aí vai. Mas que tal experimentar uma feita à base de cana-de-açúcar? Pois é, a novidade já chegou ao mercado e foi lançada, no mês passado, pela cervejaria Wäls, de Belo Horizonte. A Saison de Caipira, a primeira do mundo, foi produzida durante a visita do mestre cervejeiro norte-americano da Brooklyn Bewery Garret Oliver, no fim do ano passado, e une o estilo belga Saison com uma matéria-prima brasileira: a cana. 
 
A matéria-prima foi fornecida pela Cachaçaria Vale Verde: cerca de 800 kg de matéria-prima, que resultaram em cerca de 400 litros de caldo de cana. Esse volu-me foi usado para produzir os primeiros 2.000 litros da cerveja, que será vendida em São Paulo, Curitiba e Distrito Federal, além de 20 estabelecimentos na capital mineira. O preço da garrafa de 375 ml, que é arrolhada assim como uma garrafa de espumante, é de R$ 18. O teor alcoólico é de cerca de 6,5%.
 
Segundo o controller da Vale Verde, o brix – índice que mede o teor de sacarose da cana – do canavial é de 23%, um dos melhores. “Isso está relacionado a uma série de fatores no cultivo, como as características do solo, o manejo técnico da produção, o controle de pragas e doenças, adubos, entre outros”, explica.
 
Os primeiros 2.000 litros da cerveja  produzidos na fábrica da Wäls estão sendo vendidos em São Paulo, Curitiba e Distrito Federal, além de 20 estabelecimentos na capital mineira

A cervejaria Wäls foi fundada em 1999 e, atualmente, é dirigida pelos irmãos Thiago e José Felipe Carneiro. Ela se destaca pela produção de cervejas artesanais. No ano passado, produziu, em média, 25 mil garrafas de cervejas especiais por mês

A Cachaçaria Vale Verde é uma das mais conceituadas e premiadas do Brasil. Seu canavial está situado na cidade de Esmeraldas e forneceu a cana para produção das primeiras cervejas a base de cana-de-açúcar produzidas pela Wäls

 

Gosto brasileiro
Segundo um dos proprietários da Wäls, Thiago Carneiro, a Saison Caipira é um pouco mais adocicada que a cerveja normal, além de ter um aroma característico da matéria-prima. A cana escolhida também deu um toque especial ao sabor. “Nós buscamos no mercado uma cana colhida em uma reserva especial, nobre, e que pudesse agregar qualidade à cerveja”, afirma.
 
Ainda segundo ele, a bebida tem a identidade brasileira. “É um produto feito com um ingrediente brasileiro, diferente das tradicionais. Com isso, queremos mostrar que o Brasil é capaz de produzir cervejas de alta qualidade, com renome internacional e usando ingredientes nacionais”, salienta Carneiro.
 
Somente para a fabricação do primeiro lote, foram investidos cerca de R$ 80 mil. De acordo com José Felipe Carneiro, também proprietário da cervejaria Wäls, o novo produto é bem diferenciado. “Nós não produzimos cerveja, e sim uma obra de arte”, afirma Carneiro ao ressaltar que a intenção é produzir mais quantidade da cerveja e, com isso, conseguir fisgar uma parte do mercado norte-americano. “Demanda para o produto tem. Agora, vamos é buscá-la”, enfatiza.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.