Criatividade no apoio ao associado
Aciabe se fortalece a partir da integração de empresários e da descentralização de atividades.
Cuidar de cada detalhe de um evento, organizando a solenidade, desde o envio dos convites até a recepção e a acomodação de convidados e autoridades, é um desafio só dimensionado por quem já se arriscou na tarefa. E quem atua profissionalmente nessa área precisa ter muito mais que um bom portfólio para conquistar novos clientes. “Nosso trabalho é intangível e, por isso, a oportunidade de contato com empresários, demonstrando nossos serviços, é algo muito im- portante”, confessa a diretora da Duale Produções e Eventos, Thaís Liberman. A “oportunidade” a que ela se refere é o Encontro de Negócios Itinerante da Aciabe, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Betim, o qual chega à sua sétima edição no curto período de um ano.
A partir do encontro realizado em Citrolândia, onde apresentou sua experiência em eventos, a Duale, com dois anos de atividade, conquistou o contrato para tocar a inauguração da Divicred, uma cooperativa de crédito que acaba de se insta- lar em Betim. E abriu novos contatos para emplacar outros serviços. Antes realizado apenas na região Central da cidade, o Encontro de Negócios da Aciabe ganhou formato diferente em 2011, quando foi descentralizado, chegando às regiões periféricas de Betim. “Além de o evento criar possibilidade de relacionamento entre os que produzem, ele divulga e abre a entidade para que Betim possa conhecer Betim”, explica o presidente da Aciabe, Tomaz Brum.
O objetivo destacado pelo dirigente classista é claramente justificável. En- quanto cada empresário cuida de seus negócios, a cidade vê a ampliação e a diversificação quase que diária do mercado, sem que a própria classe produtora consiga identificar que novos clientes e parceiros podem estar ali, bem perto. “O grande industrial é fabricante, mas tem também o fornece- dor, o representante comercial e o comércio, que vai distribuir o produto nas vendas”, ensina o diretor- -proprietário da Cosfer, José Roberto da Costa, atestando que o novo formato do evento da Aciabe coloca “os pequenos e os grandes” lado a lado. Os debates e as palestras, oferecidos por parceiros como Sebrae e Senac, também servem de atrativo. “São temas de grande interesse e que agregam muito ao nosso encontro”, diz a diretora da Duale.
Empresariado mais forte
Nos seus 29 anos de existência, a Aciabe promoveu 39 encontros de negócios em Betim. Somente nos dois últimos anos, foram sete. E já tem calendário definido para outros quatro encontros até o fim do ano. “Dá para perceber que o evento fortalece o associativismo porque a Aciabe acaba se colocando como elo entre os empresários e o poder público, contribuindo para a cidade como um todo”, afirma a diretora da Lis Comunicação, Sheila Saraiva, uma das mais recentes presenças nas reuniões e atividades da entidade. “Trocamos contatos importantes e já estamos preparando documentação para filiar a empresa à Aciabe”, conta.
O testemunho de Sheila, além de apontar o caminho escolhido pela Aciabe, que é o de ter uma participação cada vez mais ativa nos rumos de Betim, tem exemplos práticos nos últimos anos. Partiu da entidade, em 2009, a mobilização pela conclusão da Alça Viária, enfim viabilizada pela prefeitura com o governo federal e a OHL, concessionária responsável pela rodovia Fernão Dias. A descentralização do Encontro de Negócios, que agora visita periodicamente cada região da cidade, aproxima diversos empresários, de segmentos – e receitas – diferentes, servindo também como pano de fundo para o aprimora- mento das empresas locais.
“Contratamos uma consultoria que está dando treinamento aos nossos funcionários a partir do evento realiza- do na região do PTB”, conta Rafael Diniz, do grupo empresarial que controla a Fundatec, especializada em furos no solo, e o restaurante Porteira Velha. “Aproveitamos os encontros para fazer contatos comerciais, abrir cotações de preços dos nossos planos empresariais e ainda trocar ideias e experiências. Tem sido um diferencial para todas as nossas áreas”, completa Celso Saliba, analista comercial da Unimed Betim, uma das mais novas patrocinadoras da promoção da Aciabe.
Com 29 anos de fundação – o 30o aniversário será comemorado em alto estilo em 2013 -, a Aciabe recuperou fôlego em Betim nos últimos anos, após uma fase apagada no fim da década de 70 e início dos anos 2000. “Nossos eventos e reuni- ões tinham sempre as mesmas caras... e só do centro”, relembra Brum. A partir de uma maior mobilização, favorecida pelo amadurecimento da classe e pelo crescimento da cidade, a direção conseguiu dar outra amplitude à entidade. Em 2008, quando o presidente era Helvécio Siqueira Braga, o “Aciabe nas Eleições” foi um dos fatos mais marcantes da disputa pela prefeitura. Após a versão legislativa da eleição de 2010, em que candidatos a deputado com domicílio eleitoral em Betim puderam apresentar suas propostas, na sucessão municipal deste ano a entidade ganhou o apoio de outros parceiros. “Em 2012, o debate vai ser promovido por diferentes entidades, numa contribuição da sociedade organizada ao processo de escolha para a prefeitura, a partir de uma iniciativa da Aciabe que deu certo”, come- mora o ex-presidente.
Saiba mais
Em 2012, foram realizados três encontros de negócios, edições 37a, 38a e 39a, abrangendo as regionais PTB (Porteira Velha); Imbiruçu Teresópolis (Árvore da Vida) e centro (COC).
Próximos encontros:
19/6 – Regional Norte – Salão do Encontro
17/7 – Regional Vianópolis – Fabe
21/8 – Regional Alterosas
18/9 – Regional Citrolândia – Ultrajato
Parceiros: OAB, CRC, Niesa, Ame Betim, Ampea, Senac
Apoiadores: Porteira Velha, Ultrajato, Uniseb/COC, Salão do Encontro, Árvore da Vida, Fabe e Polícia Militar
Patrocinadores: SicoobDivicred, Unimed Betim, Sindicato do Comércio e TCA