De volta às terras do Arrumação
PROGRAMA ARRUMAÇÃO
Fotos: Divulgação
Fora do ar por quatro anos, programa, apresentado por Saulo Laranjeira, volta a ser exibido na Rede Minas
Pollyanna Lima
UM DOS MAIORES CLÁSSICOS DA TELEVISÃO MINEIRA, o programa de auditório “Arrumação”, no ar há mais de 20 anos, pela Rede Minas e pela TV Alterosa, no SBT, retornou, em novembro do ano passado, reafirmando seu papel primordial de revelar novos talentos e mostrar o que há de melhor na arte e no jeito do povo brasileiro. Apresentado com maestria pelo ator, cantor, apresentador, compositor e humorista Saulo Laranjeira, o programa, exibido aos domingos, a partir das 11h, pela Rede Minas, com reprises às quartas-feiras, às 23h, ganhou duas novidades: a regravação da clássica vinheta de abertura, na Serra do Rola-Moça, e a mudança de cenário, que, nesta temporada, mostra as mais belas paisagens naturais de Minas.
“O Arrumação é um projeto cultural que deixou de ser gravado por quatro anos, mas continuou sendo reprisado nesse período em horários alternativos. Em novembro do ano passado, voltou com a nova temporada, de 12 programas, que têm como objetivo apresentar os valores mais autênticos da cultura brasileira, abrindo espaço para as diversas manifestações culturais, levando até a casa do telespectador uma programação digna da família mineira, além de revelar e divulgar as mais variadas manifestações artísticas e culturais do nosso país”, afirma Saulo Laranjeira.
Apesar das novidades, o apresentador garante que o programa continua com suas características fundamentais. “Ele se destaca por exibir a diversidade artística nacional e por estimular uma reflexão sobre manifestações culturais, suas tradições e inovações, para despertar em seus espectadores o interesse pelo conhecimento, seja no teatro, durante as gravações, seja na transmissão televisiva. Além das atrações artísticas, de renomes nacional, regional e local, continuamos com o quadro ‘Prosa Arrumada’, que, agora, acontece comigo, com o presidente da Academia Mineira de Letras, Olavo Romano, convidados contadores de causos, instrumentistas, dentre outros artistas. Durante o programa, temos ainda esquetes (pequenas peças) com meus personagens”, acrescenta.
Três meses após a sua reestreia, o artista espera que a audiência do programa cresça ainda mais, preservando sua essência: a de ser um programa de televisão destinado a todas as camadas sociais e, principalmente, às famílias. “Continuamos comprometidos com a autenticidade da cultura brasileira, que tanto encanta o público. Estamos exibindo esta nova fase, já gravada, e, a partir de março ou abril, retomamos as gravações, que terá diversas novidades”, revela.
Estreado na TV em dezembro de 1987, o programa “Arrumação” formou gerações, tornou-se tradição e bateu recordes, contando com a participação de 2.000 artistas em mais de 300 programas exibidos.