Aciabe abre inscrições para empreendimentos interessados em concorrer ao mais tradicional prêmio concedido às empresas de Betim
Reconhecido como principal e mais disputado prêmio oferecido ao setor produtivo de Betim, o Empresário do Ano começou neste ano oficialmente no dia 2 de julho, quando a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Betim (Aciabe) enviou para associados e empreendedores da cidade convite para que as empresas se inscrevam para a votação eletrônica, que, anualmente, define os vencedores. A possibilidade de inscrição é apenas uma das novidades do evento, que passou a ser planejado com seis meses de antecedência, justamente para buscar organização ainda maior que nas edições anteriores.
“A diretoria sempre fazia um censo antes de indicar os empresários para a votação popular na internet. E muitos deles nos procuravam querendo saber como deveriam fazer para concorrer ao prêmio. Agora, abrindo as inscrições, todos têm direito de participar”, explica o diretor executivo da Aciabe, Vicente Miguel do Amaral, que é o principal contato da entidade com os empresários no dia a dia.
As inscrições podem ser feitas diretamente no site http://www.empresariodoano. com.br/, em formulário simples, destacado na página principal.
Além da inscrição e da maior antecedência nos preparativos do evento, o Empresário do Ano 2012 terá outra inovação: o lançamento do selo específico da premiação, que dará ao empresário o direito de divulgar como quiser a condição de vencedor. “Quem ganhar neste ano já recebe a autorização formal da Aciabe para utilizar o selo, que também será colocado à disposição dos ganhadores dos anos anteriores”, antecipa o presidente da associação, Tomaz Brum.
“Alguns já falaram até que esse prêmio é comprado, o que é uma injustiça. Então, a inscrição é mais uma via para dar credibilidade. É legítimo e é importante fazer assim”, defende o empresário Alessandro Victor de Sousa da Betim Outdoor. “Vou me inscrever porque o evento traz essa questão da competitividade. A gente ganha e quer fazer mais pela empresa, porque tem a responsabilidade de fazer jus ao título no mercado”, completa.
Outra que pretende se credenciar para o prêmio fazendo a inscrição é Vilma Helena da Silva Carneiro, sócia-proprietária de A Vencedora loja especializada na venda de botas, luvas, óculos e outros equipamentos de segurança. “Fui ao evento pela primeira vez no ano passado. Achei maravilhoso e vou me inscrever, porque é uma divulgação, a gente amplia os contatos”, antecipa. Segundo ela, promoções como a do Empresário do Ano tornam as empresas mais conhecidas, aumentando a possibilidade de negócios. “Ainda tem gente que sai daqui pra comprar em Contagem ou Belo Horizonte porque não nos conhece”, observa.
Credibilidade
Desde março, a diretoria da Aciabe discute o evento e os critérios de premiação. A intenção sempre foi a de tornar mais democrático e transparente o processo de escolha dos ganhadores. Como era o censo o primeiro passo para a indicação dos concorrentes, que só aí tinham os nomes colocados no site para a votação popular, a decisão de abrir inscrições para eventuais interessados na disputa torna o processo mais legítimo, segundo avaliaram os diretores.
De acordo com o novo formato, as empresas podem se inscrever até o dia 24 de agosto, nas categorias Indústria, Comércio, Serviços e Agropecuária. A Aciabe tem até 24 de setembro para divulgar os finalistas, e a votação dos melhores, que cada cidadão pode fazer pela internet, vai até 24 de outubro. A entrega do prêmio será em novembro, quando também serão homenageadas as empresas-destaque das oito administrações regionais da cidade e ainda os indicados por outras entidades
parceiras da Aciabe.
“Se a empresa é coroada com um prêmio, nossos clientes também estão sendo coroados”, pontua Marcelo Mendes de Carvalho, um dos sócios do portal O Melhor do Bairro, que oferece publicidade on-line. Há três anos em Betim, a empresa atua há oito em outras cidades, recentemente se filiou à Aciabe e, agora, também pretende se inscrever para a premiação. costumado a homenagear os próprios clientes no fim de cada temporada, Carvalho também valoriza o Empresário do Ano como uma promoção que estimula o empreendedorismo. “É bom premiar e é bom ser premiado”, afirma o empresário.