Entre blushes, sombras e batons
MARCELA FARIA
Denis Medeiros/Divulgação
Ela encontrou no hobby de adolescência seu verdadeiro dom e, hoje, é considerada uma das mais requisitadas profissionais da nova geração de maquiadores de Belo Horizonte e região, tendo, inclusive, o luxo de ter Fernanda Takai e Aline Calixto como clientes
Luna Normand
“POR SORTE FUI AO ENCONTRO do meu destino.” É assim que Marcela Faria, 30, um dos nomes do mundo da moda e da publicidade mais requisitados da atualidade, define a escolha da sua profissão. Relações públicas por formação, mas maquiadora e cabeleireira por vocação, essa mineira de Belo Horizonte há seis anos transformou a simples brincadeira de maquiar e pentear as amigas nas horas vagas em trabalho de sucesso, que deu origem ao Sá Bonita, um dos espaços de beleza mais bem frequentados da capital. Recém-chegada de uma temporada de especialização em Nova York, nos Estados Unidos, ela, agora, colhe os frutos de uma carreira que começou por obra do acaso.
Logo após se formar, há sete anos, Marcela embarcou para uma temporada sabática de seis meses em Florença, na Itália, “para se encontrar”. E foi lá, no berço da arte renascentista, que ela descobriu o que queria: trabalhar com arte, beleza e transformação. Foi então que o destino se encarregou de dar uma forcinha para ela e o passatempo de produzir as amigas para as baladas alçou voos mais altos. De volta ao Brasil, Marcela teve a tarefa de produzir uma delas para um ensaio fotográfico. “Na época, uma grande amiga não tinha grana para pagar um profissional e me convidou para maquiá-la. Topei e, no final, recebi muitos elogios. O book ficou muito lindo e o fotógrafo elogiou muito meu trabalho. Quando vi o resultado da minha produção nas fotografias, eu me senti muito feliz e consegui enxergar que minha realização profissional poderia estar ali”, explica.
Certa de que o seu futuro poderia estar entre blushes, sombras e batons, a então relações públicas decidiu investir em diversos cursos de formação na área de make-up. Depois, saiu em busca da clientela, algumas delas, inclusive, em Betim. “Tenho vários amigos e clientes de Betim. Antes de ter meu ateliê, atendia de porta em porta, e a cidade foi uma das quais fui inúmeras vezes produzir. Lá, encontrei freguesas antenadas sobre tudo relacionado à beleza e muito exigentes”, afirma.
Com a experiência profissional adquirida entre um atendimento e outro, Marcela Faria decidiu abrir o próprio ateliê, o Sá Bonita, localizado no Lourdes, um dos bairros nobres de BH. Desde então, ela não parou de crescer. Figura carimbada nos principais eventos de moda da capital, como o Minas Trend, ela tem o luxo de ter as cantoras Fernanda Takai e Aline Calixto entre as mulheres submetidas a seus pincéis. “Meu ateliê é um espaço de encontro da beleza, da arte e da moda. Além de poder atender clientes com exclusividade, lá também são desenvolvidos editoriais de moda, vídeos, cursos de atualização e reciclagem profissional para cabeleireiro e maquiador, e de automaquiagem para mulheres que gostam de se produzir e ficar ainda mais bonitas”, revela.
INTERNACIONAL
Marcela conta que resolveu ir para Nova York, onde passou uma temporada de seis meses, para se aprimorar profissionalmente. “Por ter uma grande paixão pelo mundo fashion e pela necessidade de deixar a criação em minha mente voar solta, queria não só conhecer novas técnicas e produtos, mas ter uma visão que não fosse a mesma que eu já tinha”, salienta.
Ela estudou na Make Up for Ever Academy, em Manhattan, uma das escolas de maquiagem mais renomadas do mundo e que, desde 2002, oferece cursos profissionalizantes de make up em diversas áreas (Beauty-Fashion, Television/Film e Stage/Artistic). “Passei seis meses estudando durante todo o dia e desenvolvendo projetos para a escola à noite. Aprendi diferentes técnicas, tive acesso a novos e excelentes produtos, além de ter feito inúmeros contatos. Deixar o meu ateliê aqui não foi fácil, precisei ter muita coragem e determinação, mas, com certeza, foi a melhor decisão que tomei”, garante ela, que, agora, planeja repassar os conhecimentos adquiridos. “É uma vontade que estava guardada dentro de mim e que voltou à tona. Quero passar para frente todos os conhecimentos que eu adquiri no curso e também minhas experiências de vida”, antecipa.
NOVAS TENDÊNCIAS
Antenada sobre tudo o que há de mais novo e moderno quando o assunto é cabelo e maquiagem, Marcela adianta qual a tendência para a próxima estação: cores vibrantes, bem ao estilo do verão brasileiro. “Um verde-limão em sombra nos olhos pode hipnotizar quem está ao seu lado. Batons em tons de laranja também ficam lindos em uma pele bronzeada. Para os cabelos, as tranças estarão com tudo – pequenas, grandes, semidesfeitas, escama de peixe, coque-trança – e os arcos com flores vão continuar. Na primavera/verão, invista em cabelos rebeldes e estrategicamente bagunçados, com um ar de praia”, indica.
Para ela, que lida diretamente com a vaidade de homens e mulheres, uma boa maquiagem e cabelo podem transformar uma pessoa em todos os sentidos. “Acredito que tudo isso começa antes mesmo de a mulher ir ao salão de beleza. Essa expectativa de poder se transformar no mais belo de você é muito excitante, afinal, não é todos os dias que estamos produzidas como para pisar num tapete vermelho. Esse encontro da beleza interna com a externa deixa a mulher ainda mais radiante”, avalia, acrescentando o que não pode faltar nunca na nécessaire: o batom.
FUTURO
Casada com o trabalho e mãe da pequena Lola, uma yorkshire pra lá de charmosa, Marcela planeja, em breve, ministrar um curso de reciclagem profissional direcionado a salões de beleza, que têm como clientes mulheres antenadas e que valorizam um profissional capacitado. Enquanto finaliza os últimos detalhes do novo projeto, ela aproveita o pouco tempo livre para curtir a natureza, de onde sai a inspiração para a maioria dos seus trabalhos. “Gosto de natureza, de me energizar nela e me inspirar para trazer para a arte o que está disponível no mundo criado por Deus”, finaliza.