Especialidade da casa: afinidade
Há sete anos sob nova direção, o restaurante Peixe & Cia, no centro de Betim, traz na receita principal a familiaridade dos clientes com funcionários e com o proprietário, Evandro Benjamin da Cruz
A proximidade com os clientes e o ambiente familiar são os principais ingredientes da receita que, há sete anos, tem atiçado o paladar do público que frequenta o restaurante Peixe & Cia, na região central de Betim. Quem revela o segredo é o proprietário do estabelecimento, Evandro Benjamin da Cruz. Ao lado da esposa, Nalu Ane Oliveira Maciel, ele assumiu o empreendimento em janeiro de 2010. “Sou muito comunicativo, bato papo com todo mundo. A diferença sou eu, levantei o lugar”, diz Evandro, sem modéstia, destacando que o restaurante atrai até clientes vindos de outros Estados, sobretudo de São Paulo, em função da BR-381, que liga o território paulista ao município mineiro. “Durante a semana, temos um bom movimento de funcionários de empresas que vêm a Betim”, relata o proprietário.
Vale ressaltar, no entanto, que o empresário confiante e destemido de hoje pouco lembra o de sete anos atrás: inexperiente e inseguro à frente do negócio, que era uma novidade na vida dele. Na época, Evandro morava nos Estados Unidos, mas sempre vinha ao Brasil para visitar Nalu, que é funcionária de uma agência bancária em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. De passagem pela região metropolitana de Belo Horizonte a passeio, o casal já frequentava o restaurante, ainda sob a gestão do antigo proprietário. “Eu queria voltar para o Brasil, mas precisava montar alguma coisa para mim. Então, conversei com o dono do restaurante, e ele falou que, se eu quisesse, ele me vendia o estabelecimento. Voltei para cá e me mudei para perto do Peixe & Cia”, relata Evandro, que voltou a firmar as raízes no país de origem.
No começo, segundo Benjamin, a falta de experiência comercial foi um grande desafio, e ele chegou a sofrer alguns prejuízos, mas acabou aprendendo a lição. Hoje, “domina tranquilamente” o negócio.
Simplicidade
Atualmente, o restaurante emprega 14 funcionários. No cardápio, o destaque fica com o surubim à moda da casa. O peixe é servido com molho branco, presunto e muçarela em uma panela de barro, que chega fervendo à mesa do cliente. O prato serve duas pessoas e é o mais pedido no local. Na sequência, vêm a traíra sem espinho e a moqueca.
As mesas ao ar livre na praça Milton Campos conferem outro sabor à comida e deixam as pessoas mais à vontade, conforme é avaliado por Evandro. De acordo com ele, o ambiente atrai uma grande variedade de público, que marca presença, principalmente, na hora do almoço e na happy hour. “Atendo 40 pessoas dentro do restaurante e mais umas 25 do lado de fora. Nunca ficamos sem público. A casa sempre enche. Isso me ajudou muito no começo”, recorda.
Apesar do nome, o Peixe & Cia. também serve pratos alternativos, como feijão tropeiro, espaguete ao molho branco com camarão e feijoada.
Serviço
Peixe & Cia.
Praça Milton Campos, 123 – Centro
(31) 3511-9382
Horário de funcionamento:
11h à meia-noite diariamente