Grandes truques para pequenos espaços

Design de interiores

0
Criado em 24 de Março de 2014 Decoração

Foto: Divulgação

A- A A+
Criatividade e planejamento ajudam a criar uma sensação de amplitude aos ambientes compactos
 
Da Redação
 
Os projetos de apartamentos e de casas compactos tornaram-se uma tendência no mercado imobiliário. A sala passou a ser integrada à sala de jantar e a cozinha está cada vez menor. Decorar um ambiente pequeno, contudo, requer, além de criatividade, planejamento estratégico. É preciso cuidado para escolher as cores, definir bem a iluminação e, principalmente, abusar de objetos curingas, que ajudam a dar a sensação de amplitude aos ambientes.
 
De acordo com a designer de interiores Rafaela d’Alcântara, a integração de ambientes é um dos artifícios para os imóveis, que estão cada vez menores. “Para dar amplitude a esses espaços, um dos artifícios é a integração dos ambientes. A famosa ‘cozinha americana’ e a integração da varanda com a sala de estar ou a de jantar são alguns exemplos de ambientes conjugados que nós, profissionais de interiores, agregamos ao projeto, para que o cliente aproveite melhor sua pequena morada”, afirma.
 
 
Para a designer, nenhuma dica vale se não há organização por parte dos moradores. “Ela pode ser aplicada em qualquer ambiente e em qualquer dimensão. Seu custo de investimento financeiro é zero. A organização é essencial para a circulação, bem-estar, relaxamento e real amplitude do espaço, aspectos esses que todo morador busca em seu lar”, afirma. Mas, segundo ela, outros cuidados são necessários para manter a harmonia dos pequenos espaços. “É preciso evitar a utilização de objetos muito grandes. Compor a decoração com eles pode limitar na hora da escolha do mobiliário. O cuidado na seleção dos papéis de parede também é essencial. Os que possuem desenhos muito grandes poderão prejudicar a harmonia do ambiente, devido às pequenas dimensões das paredes”, explica. “Formas lineares podem dar a sensação de um espaço mais comprido ou mais alto. Utilizei esse artifício em uma parede do meu escritório (foto de abertura da matéria). Por estar em evidência, escolhi um papel de parede com listras verticais e em tons claros, garantindo, assim, uma sensação de pé-direito alto, ou seja, distância entre o piso e o teto maior.”
 
Pensar nas cores dos objetos também é muito importante. “Elas influenciam em tudo e são essenciais para caracterizar um projeto. Tons claros disfarçam ambientes pequenos. Isso vale também para as cores dos objetos. Elementos transparentes como vidros são ótimos para complementar pequenos espaços. Cores muito fortes, como tons de marrom e vermelho, devem ser utilizadas com bastante cuidado nos pequenos ambientes. Os tons mais escuros são indicados para ambientes íntimos, tais como os quartos, pois garantem uma sensação de aconchego, propício para o local”.
 
 
Espelho e móveis planejados
A utilização de mobiliário planejado é uma ótima solução para quem quer aproveitar ao máximo pequenos espaços. “Um projeto de móveis para marcenaria faz com que o mobiliário seja executado de acordo com a real necessidade do cliente, colocando tudo em seu devido lugar. Um guarda-roupa comprado pronto, por exemplo, pode não armazenar todos os pertences de que a pessoa necessita, fazendo com que ela precise de outros móveis para suprir a falta de espaço, ao contrário dos planejados”, explica a designer. Outra dica é a utilização de espelhos. Segundo a designer, eles são os elementos mais conhecidos para garantir sensações de amplitude ao ambiente, entretanto, não se pode exagerar. “Uma residência muito espelhada pode causar desconforto para o morador a longo prazo. Então, os espelhos devem ser utilizados, principalmente, nas áreas de descanso, como salas de televisão, estar e quartos”, conclui.
 
Fotos: Líder Interiores/Divulgação 
 
Designer: Rafaela d’Alcântara
TransForma Interiores
Rua Inspetor Jaime Caldeira, 276, Brasileia - Betim



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.