Mais que nocautear calorias
0
Criado em 19 de Dezembro de 2012
Esportes
Nascido há mais de 2.000 anos, na Tailândia, o muay thai invadiu as academias de todo o país; a arte marcial, além de melhorar a postura e o condicionamento físico, pode queimar até mil calorias por aula
Punhos, cotovelos, joelhos e canelas. Essas são as armas de combate do muay thai, também conhecido como boxe tailandês. Os resultados vão, desde a queima de até mil calorias por aula, à melhora da postura e do condicionamento físico - os golpes estimulam a amplitude dos movimentos, o que aprimora a coordenação motora e a flexibilidade.
Para quem está habituado com a musculação, que prima por séries repetitivas, com a arte marcial, irá suar um pouco mais. O muay thai objetiva rotinas diversas de golpes e exercícios físicos diferentes. Entrar nesse universo exige, além de muita concentração, disposição. O aluno dá chutes, socos, faz polichinelo, flexão, agachamento, além de saltitar.
“Eu treino artes marciais para entender, principalmente, o significado da palavra arte. Busco conhecer meu corpo, minha mente e meu espírito guerreiro através do conhecimento que cada uma dessas artes pode me passar. O muay thai, além de ensinar a defesa pessoal, alivia o estresse. Ele deixa a mente e o corpo saudáveis conjuntamente”, explica o fisioterapeuta e professor de muay thai Leandro Santos, 32.
O treinador faz uma revelação que pode estimular muitas mulheres. “Douaulas mistas com homens e mulheres, mas a procura pelo muay thai tem sido mais do público feminino, pois além de emagrecer, a arte define o corpo”, informa.
Benefícios
- Emagrecimento : O gasto pode chegar a até 1.000 calorias por aula.
- Musculat ura: Há um aumento do tônus e da resistência muscular de forma global.
- Postura: O treinamento exige bastante da região central do corpo, principalmente do core, grupo de músculos situados no abdômen que dá sustentação à coluna vertebral.
- Coordenação: Os golpes estimulam a amplitude dos movimentos. A coordenação motora e a flexibilidade são primoradas.
O que preciso para treinar?
- Além de fôlego, uma roupa confortável. Se você se adaptar à prática, bandagem e luvas serão necessárias.
A praticante Carolina Abreu, 25, diz que sua concentração mental e sua disposição física melhoraram muito desde que começou a atividade. “Hoje, sou mais disciplinada. Meu corpo está firme, fiquei muito mais esguia. O muay thai é uma luta em pé, e isso contribui muito para termos uma boa postura. Além disso, é impressionante como minha musculatura ficou definida, e eu emagreci consideravelmente. Não pratico para competir e, sim, para minha saúde mental e física”, conta Carolina, que faz a atividade há quatro anos.
Além de exercitar os membros superiores, naturalmente requisitados em treinos de boxe, o muay thai também trabalha com chutes, o que acaba exigindo bastante das pernas e da região do abdômen. Os braços e as pernas ficam mais definidos, assim como as costas, os ombros e o trapézio. O professor Leandro explica que não há restrições. “Pessoas de qualquer idade podem praticar o muay thai. Tenho uma aluna de 6 anos, por exemplo. Os mais velhos também podem treinar. Apesar de as aulas serem em grupo, as atividades são específicas para cada pessoa, de acordo com suas restrições e limites. Quem possui, contudo, um quadro clínico grave deve procurar um médico para avaliação”, afirma.
O professor salienta ainda que, em suma, a procura pela prática da arte não privilegia a competição. “Já tive e tenho alguns alunos que me procuram para participar de campeonatos de lutas marciais. Mas a maioria dos que praticam muay thai quer se sentir bem, aliviar a tensão e usufruir de todos os benefícios que a arte traz. É isso que chama a atenção das pessoas”, conclui.
Saiba mais
Socos
- Jab: aplica-se com a mão que está mais à frente, buscando o queixo do adversário.
- Upper: soco aplicado de baixo para cima, cujo objetivo também é acertar o queixo do adversário.
Joelhadas
- Kao tom: o lutador dá uma joelhada para cima, em linha reta, acertando o adversário.
- Kao noi: joelhada aplicada na coxa ou na barriga do adversário.
Chutes (podem ser aplicados com o pé ou com a canela)
- Chute circular: pode ser aplicado na cabeça, na coxa ou na canela do adversário.
- Chute frontal: tem como função principal parar um ataque e preparar o lutador para um segundo golpe.