MAP 2.0 MANAGING AESTHETIC PACIENT
Um novo conceito de estética médica facial a partir da experiência clínica de 12 especialistas em saúde da pele.
Acabo de retornar do evento MAP 2.0, realizado em São Paulo, a convite do laboratório Galderma, que promoveu esse encontro para a atualização dos maiores médicos injetores dermatologistas e cirurgiões plásticos do Brasil.
Trata-se de um novo conceito de estética médica facial a partir da experiência clínica de 12 especialistas em saúde da pele e rejuvenescimento no Brasil, com vasta experiência em procedimentos esteticoinjetáveis, como toxina botulínica A, preenchedores de ácido hialurônico, bioestimuladores de colágeno, a exemplo do ácido poli-L-lático, e produtos de hidratação profunda, os chamados “skinboosters”. Eles se juntaram para criar um conceito que enfatiza a individualização dos tratamentos, considerando o processo de envelhecimento facial e as características mais comumente apresentadas nos diferentes grupos etários (30, 40, 50 e 60 anos) para o estabelecimento do melhor plano de tratamento estético.
O MAP 2.0 é fruto de um trabalho personalizado e uma oportunidade para abordar, de maneira aprofundada, as queixas e as indicações recorrentes de pessoas com diferentes idades e discutir as prioridades dentro de um plano de tratamento estético, destacando as técnicas mais inovadoras e seguras.
A iniciativa foi idealizada levando em conta as características únicas dos indivíduos. Para que um tratamento tenha sucesso, é fundamental que tais diferenças sejam bem avaliadas e consideradas.
As características clínicas mais comumente observadas nos diferentes grupos etários, baseadas no processo de envelhecimento facial, serviram de base para entender aqueles que buscam procedimentos estéticos minimamente invasivos com resultados naturais, através de técnicas de tratamentos mais seguras e reprodutíveis, com base na anatomia.
Essa abordagem médica sistematizada da face para o rejuvenescimento e a harmonização facial propõe a redefinição do contorno facial perdido no processo de envelhecimento, com resultados naturais e sem exageros, pois leva em conta a anatomia e as proporções faciais. Funciona como mais uma ferramenta na abordagem do rejuvenescimento facial, só que de forma sistematizada e metodológica, aperfeiçoando a arte médica da harmonização facial, que, por sua vez, deve ser baseada em um apurado senso estético e no domínio da anatomia facial, das técnicas e dos produtos existentes atualmente. Tais habilidades são aprimoradas por meio dos anos, caso a caso, pois cada face tem suas particularidades, e, principalmente, cada paciente é único!