No esquenta do verão
POR Dra. Adriana Lemos (CRM–32011)*
Reprodução internet
QUE O VERÃO COMEÇA OFICIALMENTE no dia 22 de dezembro todo mundo sabe, mas, neste ano, parece que ele resolveu antecipar sua chegada para novembro, mês que também marca o início do horário de verão em grande parte dos Estados brasileiros. Uma alimentação mais leve, repleta de saladas, legumes, carnes magras, menos carboidratos, mais produtos integrais e bastante água, associada à intensificação das atividades físicas, são a base para melhorar a saúde e o contorno corporal, e devem ser seguidas durante todo o ano. Contudo, é neste período que esses hábitos se intensificam.
As roupas ficam mais leves, e o corpo, em maior evidência. As gordurinhas que se acumularam nos meses mais frios e a celulite que se escondia nas calças jeans, agora, passam a incomodar mais as mulheres. Para entrar em forma, podemos nos beneficiar também de tecnologias para ajudar a reverter a via metabólica da gordura, de reserva (estoque) à perda (queima), o que melhora também a saúde e, consequentemente, o contorno corporal. Conheça os métodos não cirúrgicos mais utilizados na atualidade para combater a gordura localizada e a celulite:
Criolipólise: tratamento que age através do congelamento seletivo e controlado do tecido adiposo, promovendo a cristalização da gordura. Neste processo, há ruptura das membranas das células adiposas e, assim, a gordura é eliminada gradativamente pelo organismo entre quatro e oito semanas. As regiões do corpo mais indicadas para o tratamento são: abdome, flancos, costas, coxas, culotes e braços. Durante o tratamento, a área a ser tratada sofre ação do vácuo e é submetida a um resfriamento por 40 a 60 minutos. Os resultados, geralmente, atingem a expectativa dos seus adeptos, reduzindo cerca de 1/3 do volume adiposo local com apenas uma sessão.
Ultracavitação: realiza a “quebra” das células de gordura localizada no subcutâneo através do fenômeno de cavitação por ondas de ultrassom, disponibilizando-a para ser transformada em energia e ser “queimada” durante as nossas atividades. São necessárias, no mínimo, de oito a dez sessões para uma redução satisfatória da gordura da área tratada.
Intradermoterapia: tratamento médico que consiste na aplicação de medicamentos diretamente na camada gordurosa do subcutâneo através de uma fina agulha, com o objetivo de “romper” as células gordurosas através de reações químicas. Tem excelentes resultados para a gordura localizada na “barriguinha” abaixo do umbigo, flancos (regiões abaixo e ao lado da cintura) e culotes.
Radiofrequência multipolar com vácuo e laser de baixa potência: realiza a modelação da camada gordurosa e o estímulo das fibras de colágeno, renovação celular e a melhora da celulite. O vácuo realiza trabalho simultâneo, estimulando a drenagem linfática dos “lixos” celulares da região, imprescindível para um bom resultado. Os tratamentos são indolores, confortáveis e eficazes para celulite e flacidez. Essas novas ponteiras de técnicas combinadas otimizam os resultados e reduzem o tempo necessário das sessões (em torno de oito a dez), permitindo o tratamento de várias áreas de uma só vez, dando maior versatilidade às mulheres modernas.
Se os métodos tecnológicos acima forem bem indicados e realizados por fisioterapeutas e médicos capacitados e com bons aparelhos registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para garantir a integridade da pele, o sucesso do tratamento é muito maior. A pele pode sofrer queimaduras e necrose, se o aparelho não estiver registro na Anvisa. Fica o alerta: desconfie de tratamentos muito baratos, pois os aparelhos sem registro são muito mais em conta do que os que já passaram por testes e têm regulamentação no país.
O que na prática observamos é um maior sucesso do tratamento do contorno corporal quando há associação dos métodos supracitados e, sabidamente, regulamentados, com dieta equilibrada e atividade física regular, o que exige disciplina e vontade de adquirir melhores hábitos de vida, que vão refletir na nossa saúde, aparência e autoestima.
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].