Novo Windows

0
Criado em 20 de Novembro de 2012 Tecnologia
A- A A+

 

 POR Tomaz brum*
 
Finalmente, o Windows 8 chegou. Após meses de muito “barulho”, a Microsoft lançou oficialmente a nova versão do Windows. Mesmo com alguns tropeções históricos, como o “terrível” Windows Me e o “fracassado” Vista, o crescimento de mercado considerável da plataforma MAC e o uso de sistemas operacionais gratuitos baseados em Linux, o Windows continua liderando com folga o mercado de sistemas operacionais, estando presente em mais de 80% dos computadores do mundo, porém é registrada uma tendência de queda desse percentual, sendo que alguns especialistas afirmam que a participação do Windows pode chegar a meros 15% em 2015. Essa previsão me parece um tanto quanto agressiva, porém a Microsoft está atenta a uma possível perda da fatia de mercado e aposta suas fichas no novo Windows 8.
  
Não só o crescimento dos outros sistemas operacionais pressiona a participação da Microsoft – durante décadas, a empresa mais valiosa do mercado de tecnologia, tendo sido, recentemente, ultrapassada pela Apple , mas também o aumento do uso das chamadas plataformas móveis (smartphones e tablets), que, por vez, estão substituindo o uso dos computadores pelos usuários, e, nessas plataformas, a Microsoft está sempre “correndo atrás” de seus concorrentes, de olho também nesse mercado em que o Windows 8 foi projetado, prometendo ser um sistema operacional único, capaz de “rodar” tanto em computadores de mesa e laptops, quanto em smartphones e tablets. Almejando essa integração entre plataformas, o Windows 8 nos causa certo impacto, tanto visual quanto operacional, sendo que a principal diferença já se apresenta na primeira tela, que deixa de ser a famosa área de trabalho, com o botão “Iniciar”, para ser o que foi batizado de Metro. Essa interface é claramente desenhada para os tablets, o que pode causar certo desconforto nos usuários de computadores, principalmente aqueles que não contam com telas sensíveis ao toque (a imensa maioria). Essa interface apresenta um conjunto de blocos, dispostos lado a lado na tela, os quais, para “alcançarmos”, devemos “arrastar” a tela, gesto intuitivo quando estamos manuseando um tablet, porém exaustivo se estamos de posse de um mouse.
 
Vencido o impacto inicial da interface Metro, o uso do Windows 8 não difere muito da versão anterior, “Windows 7”, o que não  demandará do usuário muito esforço para uma nova aprendizagem, sendo que as maiores alterações estão no “motor” do sistema operacional, que promete aproveitar melhor novas tecnologias de processadores, memórias e periféricos.
 
Interface Metro
 
Preços
No site da Microsoft, podemos aproveitar a promoção de lançamento que garante a atualização do seu Windows 7 original para
o Windows 8 por apenas R$ 69. Digo apenas, pois, de fato, esse valor é o menor já praticado pela Microsoft para o Windows. Já no varejo, a mesma versão (Pró), mas, para quem não tem Windows 7 original, está sendo vendida por R$ 269, a exemplo do site americanas.com.
 
Com uma politica de preços mais agressiva e uma missão de integrar várias plataformas em um só sistema operacional, a Microsoft dá sua “última” cartada na tentativa de reverter a tendência de queda de sua participação no mercado. Resta a nós, meros usuários, assistir a toda essa revolução de mercado e aproveitar toda a evolução que isso causar; bom para nós!

 

*Engenheiro eletricista formado pela PUC-Minas com especialidade em telecomunicações. twitter.com/tomazantonio *facebook.com/tomazantonio



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.