O refrigerante e o câncer de próstata
0
Criado em 19 de Fevereiro de 2013
Cuidar
POR Dr. Charles de Pádua*
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. É um órgão muito pequeno, tem o formato de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela também é responsável pela produção de parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. E o que tem o câncer de próstata a ver com o consumo de refrigerantes?
Suecos divulgaram um estudo, no fim de novembro do ano passado, surpreendendo a comunidade científica. A pesquisa, realizada pela Lund University, na Suécia, associa um aumento no risco de desenvolver câncer de próstata em homens que consomem o equivalente a uma lata de refrigerante por dia.
A notícia, publicada no renomado “American Journal of Clinical Nutrition”, acende o alerta para a importância de uma boa nutrição e da mudança de hábitos alimentares de homens que consomem uma grande quantidade de refrigerantes ou outras bebidas com adição de açúcar. Uma medida fundamental para evitar a doença que, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), afetará mais de 60 mil homens no país até o fim deste ano. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.
Os pesquisadores acompanharam mais de 8 mil homens da região da cidade de Malmö (Sul da Suécia), com idade entre 45 e 73 anos, durante cerca de 15 anos. Todos anotaram minuciosamente os alimentos e as bebidas que ingeriram nesse período. Aqueles que beberam um refrigerante (330 ml) por dia estiveram 40% mais propensos a desenvolver câncer de próstata. Já os que tiveram uma dieta rica em arroz e massas apresentaram 31% mais chances de desenvolver formas mais benignas ou menos agressivas desse câncer. Esse risco foi aumentado em 38% para aqueles que ingeriram grandes quantidades de açúcar e cereais no café da manhã. Esses dados alertam todos os homens que têm o mau hábito de ingerir alimentos com grande quantidade de açúcar. A longo prazo, essa forma de se alimentar pode ser fatal! Por isso, fique atento a sua saúde!
______________________________________________________
*Médico oncologista e formado pela UFMG. Membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), da American Society Clinical Oncology (Asco) e da European Society Medical Oncology (Esmo). Diretor de relações institucionais do Cetus Oncologia Hospital-Dia e da Oxion Medicina Oncológica. Presidente da Organização Regional de Combate ao Câncer (Orcca). [email protected]