Orgulho nacional
Mundial de Clubes de Vôlei
0
Criado em 12 de Novembro de 2013
Esportes
Sada Cruzeiro, mais uma vez, mostra sua força e é consagrado, no ginásio poliesportivo de Betim, no dia 20 de outubro, o grande vencedor da competição interclubes mais importante do vôlei mundial
Ana Flávia Belloni
Ginásio lotado, olhares atentos e muita aflição. Esse foi o clima vivido pelos betinenses que prestigiaram o Sada Cruzeiro durante a conquista do maior título de sua história, na finalíssima da nona edição do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino de 2013, realizado entre os dias 15 e 20 de outubro, no poliesportivo Divino Ferreira Braga. Apesar de acirrada, a disputa entre o time celeste e seu rival, o
Lokomotiv, da Rússia, ficou em três sets a zero, com parciais de 25 a 20 no primeiro set, 25 a 19 no segundo e 25 a 20 no terceiro e último set.
Na data histórica, o oposto do Sada, Wallace Souza, depois de levantar a taça, parabenizou os companheiros de equipe e destacou que a vitória foi mérito de todos: “Ela só aconteceu porque todos os jogadores entraram em quadra com a mentalidade de ajudar o time”, afirmou o camisa 8, um dos ídolos da torcida e grande estrela da Raposa.
Quem também deixou transparecer seu orgulho pela conquista do título foi o técnico argentino Marcelo Mendez, que assumiu o comando do Sada Cruzeiro, na temporada 09/10. Aparentemente sério, ele acompanhou com o olhar treinado todos os pontos a favor e contra a Raposa, porém, ninguém vibrou mais do que ele com o ponto que marcou a vitória do time. “Apesar do jogo complicado, a confiança permaneceu, condição que levou o time a uma vitória merecida”, comentou o técnico logo após a vitória do Sada.
Torneio inédito
O evento foi um marco para a história do esporte em Betim, já que, pela primeira vez, o município abriu as portas para receber a competição interclubes mais importante do vôlei internacional. Durante seis dias, a disputa reuniu campeões continentais e equipes de destaque no mundo, todas em busca de um mesmo objetivo: levar a taça de campeão do Mundial de Clubes de Vôlei Masculino.
Familiarizado com torneios de grande porte, como os jogos da Superliga Nacional e da seleção brasileira de vôlei, o Ginásio Divino Braga presenteou o público com um show de voleibol e de organização, já que proporcionou aos moradores da cidade e aos amantes do vôlei – considerado o segundo esporte mais popular entre os brasileiros – um tipo de lazer diferenciado.
Presenças ilustres
O prefeito de Betim, Carlaile Pedrosa, destacou a importância do evento para o município. “Fiquei entusiasmado em trazer o vôlei, novamente, para o município. Esse era um desejo que surgiu desde a minha última gestão, quando a cidade recebeu a Liga Brasileira”, afirmou.
Já o vice-presidente da Federação Mineira de Voleibol, Tomas Mendes, destacou a qualidade da infraestrutura do ginásio. “O Divino Braga está apto a receber competições de alto nível, já que vislumbra as características necessárias para atender a esses tipos de evento, além de possuir uma das melhores estruturas de vestiários”, o que, segundo ele, é difícil de se encontrar em Minas Gerais.
Prova disso é que o município atendeu com qualidade todos os que participaram do evento, para o qual foi disponibilizada uma estrutura completa, com quatro cabines de imprensa, posto de segurança, quatro alojamentos, espaço multiuso, sanitários, posto médico, vestiários, além de uma área de jogo de 1.600 m².
Segundo o empresário e presidente do Sada Cruzeiro, Vittorio Medioli, “foi uma honra para Betim receber um vôlei de tão alto nível e, igualmente, ter a capacidade de atender as delegações com excelência”, orgulhou-se.
Quem também assistiu compenetrado aos jogos das finais foi o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho. Ele destacou a importância do campeonato para o Estado. “Carlaile Pedrosa e Vittorio Medioli estão mais que de parabéns. Eles proporcionaram à cidade a capacidade de acolher muito bem, não apenas o campeonato, mas também os jogadores, suas respectivas delegações e o público, que marcou presença no evento.” Como bom torcedor, Coelho não deixou de elogiar a equipe que, segundo ele, “demonstrou total equilíbrio psicológico, competência e, sem dúvida, alcançou uma vitória incontestável”.
Premiações individuais
Além do primeiro lugar no torneiro internacional, o Sada Cruzeiro levou para casa os títulos de jogador mais valioso, conquistado por Wallace Souza, camisa 8; o de melhor ponteiro, para Joandry Leal Hidalgo, camisa 9; o de melhor levantador, para o camisa 7, William Arjona; e o título de melhor líbero, para Sergio Nogueira, o camisa 17 do time celeste.
Fotos: Ronaldo da Silveira