Os pés merecem mimos
POR Dra. Adriana Lemos (CRM–32011)*
Os pés nos “carregam” a vida toda, sofrem o peso do dia a dia e, muitas vezes, são maltratados com sapatos inadequados e longas horas de “trabalho”. Por isso, alguns cuidados devem ser observados na manutenção da saúde e da beleza dos pés, os quais podem ser fonte também de prazer e de bem-estar.
É importante higienizá-los diariamente, secar e limpar muito bem entre os dedos para evitar a proliferação de microrganismos. Também é necessário cuidar da higiene das meias e dos sapatos, para evitar odores desagradáveis. A bromidrose ou chulé, como é popularmente conhecida, não é apenas falta de limpeza, mas também o suor com cheiro fétido causado por bactérias, que deve ser tratado especificamente por seu médico.
A hidratação é fundamental para que os pés permaneçam sempre macios e bonitos. Após o banho, é importante utilizar um hidratante específico e, se possível, calçar meias para dormir, para ajudar no processo de hidratação da pele, deixando os pés macios e agradáveis ao toque.
Os pés também podem apresentar rachaduras, descamações, aspereza, calosidades ou irritações. Em alguns casos, essas rachaduras podem estar “colonizadas” por fungos e devem ser tratadas com medicação oral.
Para quem tem rachaduras e os pés ressecados, existem muitas opções de bons cremes no mercado à base de ureia, glicerina, óleos e esfoliantes, mas, se a pessoa quiser experimentar uma antiga receita caseira, fica a dica: compre 100 ml de glicerina líquida, 50 ml óleo de semente de uva e 1 tubo de 90 g de creme dental Sorriso. Misture tudo, agitando bem, e aplique nos pés à noite, massageando as áreas mais ressecadas. Coloque meias para aumentar a absorção. A mistura, apesar de ficar muito “grudenta”, tem bons resultados.
O uso de sapatos apertados e de bico fino deve ser evitado, porque podem causar bolhas e calosidades. Para a mulher que deseja utilizar sapatos de salto alto, recomenda-se escolher os de bico mais largo ou com salto plataforma, que exigem menor esforço da musculatura e diminuem o risco de “joanetes”.
As unhas bem tratadas compõem a saúde e a beleza dos pés. Manchas claras ou escuras, descolamentos e cantos “encravados” devem ser tratados de forma adequada, pois, uma vez que a matriz da unha é atingida, pode gerar sequelas irreversíveis no processo de formação e de crescimento das unhas.
Atualmente, o laser tem sido empregado até mesmo no clareamento das manchas escuras “genéticas” das unhas, muito comum em pessoas mais morenas e de pele negra, bem como no tratamento não medicamentoso das micoses de unha, evitando-se a sobrecarga do fígado pelos longos meses de uso dos medicamentos orais.
As massagens nas solas relaxam e dão muito prazer ao corpo todo, sendo muito simples de serem feitas. Claro que um massoterapeuta ou um podólogo têm técnicas adequadas para fazê-las, mas, ao usar um creme hidratante, qualquer um pode massagear, todos os dias, um pouco dos próprios pés ou de um ente querido. Considere isso um mimo. Você vai se surpreender com os resultados!
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].