POR QUE TEM GENTE QUE COME MUITO E NÃO ENGORDA?

Equilíbrio

0
Criado em 13 de Maio de 2015 Equilíbrio
A- A A+

SÃO DIFERENÇAS NO METABOLISMO que fazem com que algumas pessoas queimem mais calorias do que a média para manter o corpo funcionando ou depositem menos gordura no tecido adiposo. Estudos com gêmeos têm mostrado que a genética contribui com nosso peso corporal entre 40% e 70%. Genes da obesidade têm sido identificados, o que mostra que alguns corpos já viriam programados para gastar mais fazendo as mesmas coisas. Com os grandes períodos de fome que a humanidade enfrentou, sobreviveram principalmente as pessoas poupadoras de reservas e as ávidas por comida. Seguem algumas das explicações para tal dilema.

SORTE NOS GENES
Alguns genes têm sido associados a acúmulo de gordura. O mais famoso é o FTO. Um estudo alemão recente, publicado na revista Nature, mostrou que ratos que não têm o FTO nunca ficam obesos. Mesmo comendo muito e se mexendo pouco, queimam muitas calorias.
 
METABOLISMO ACELERADO
Para viver, é preciso ingerir diariamente um número de calorias. Essa é a taxa metabólica basal - a base necessária para se respirar, raciocinar-se, manterem-se os órgãos funcionando. Algumas pessoas nascem com essa taxa basal muito alta, o que permite a elas colocarem muitas calorias para dentro, cujo uso já está definido.
 
FOME SIM, GORDURA NÃO
Um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que a serotonina, neurotransmissor que controla a fome e a deposição de gordura, faz as duas coisas por canais distintos. Acredita-se que alguns dos comilões que não engordam têm a sinalização da fome funcionando bem e a da deposição de gordura com alguma falha.
 
MÚSCULOS
Genética não é tudo. A quantidade de músculos do corpo também faz com que alguns tenham um gasto calórico maior do que outros e, portanto, possam comer mais sem engordarem. Para se ter uma ideia, um quilo de músculo queima aproximadamente 80 calorias por dia simplesmente para existir, enquanto um quilo de gordura gasta só cinco calorias. Portanto, não fique se cobrando ou contando com a sorte. Mexa-se!
 
*Médico esportivo e nutrólogo com especialização em nutriendocrinologia
Endereço: avenida Afonso Pena, 3.924, sala 306, bairro Mangabeiras
Contato: (31) 3234-7622 ou (31) 8408-4114



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.