Por uma visão melhor
Hilton Rocha
Fundação Hilton Rocha realiza, há mais de 35 anos, atendimento especializado e gratuito em oftalmologia
Pollyanna Lima
Hilton Rocha, localizada aos pés da Serra do Curral, no bairro Mangabeiras, em Belo Horizonte, completa mais um ano de existência ainda mais moderna e atendendo a pacientes, nas mais variadas complexidades, com uma tecnologia de última geração. Idealizada e fundada pelo professor e médico oftalmologista Hilton Rocha, em 1979, a instituição recebe, todos os dias, cerca de 500 usuários para realizar consultas, exames e cirurgias. E o melhor: 90% dessa assistência é promovida gratuitamente, através de um convênio com o Sistema único de Saúde (SUS).
De acordo com a diretora geral da fundação, a médica oftalmologista Ariadna Borges Muniz, o hospital é um dos maiores executores de atendimento oftalmológico no em Minas Gerais. “Recebemos pacientes de Belo Horizonte, da região metropolitana, do interior de Minas e, até mesmo, de outros Estados. Em 2014, começamos a colocar o anel intraestromal (consiste em um anel de PMMA – um polímero acrílico – no interior do tecido corneano – estroma). Somos um dos poucos hospitais do país que fazem esse implante pelo SUS. Neste ano, vamos dar ênfase ao departamento de retina e realizaremos a cirurgia da mácula ocular”, comemora a diretora.
Mas, apesar do reconhecido trabalho social em todo o Brasil, a instituição nem sempre viveu momentos de glória. Em 2005, o hospital esteve à beira de fechar. “Mas o Soebras (Associação Educativa do Brasi) assumiu a unidade e reinaugurou o hospital com novas ofertas de serviço. Hoje, a fundação contribui para a formação de médicos e a especialização na área oftalmológica, além de desenvolver grandes pesquisas em busca de curas e novos tratamentos. Desde então, o número de atendimentos só vem aumentando, e já ultrapassamos a marca de meio milhão. A fundação conta com uma equipe de 120 médicos e 105 funcionários, e a tendência é só melhorar”, salienta.
BH CONTRA O CÂNCER
Localizado em um prédio abandonado em frente à Fundação Hilton Rocha, o Instituto Hilton Rocha vai ganhar um completo e moderno hospital especializado em câncer, o Hospital da Oncomed. Voltada para a prevenção e o tratamento de doenças neoplásticas, a Oncomed aguarda, para iniciar as obras, apenas a autorização do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam), órgão da Prefeitura de Belo Horizonte.
Segundo o diretor da Oncomed BH, o médico oncologista Roberto Porto Fonseca, a nova unidade irá oferecer serviços de prevenção primária e secundária, cuidados paliativos, cirurgias minimamente invasivas e cuidado semi-intensivo (humanizado) no tratamento do câncer, com as tecnologias mais modernas e reconhecidas internacionalmente. “O hospital oferecerá, aproximadamente, 220 leitos e será equipado com aparelhos de última geração na abordagem do câncer, além de profissionais especializados e que valorizam a vida. A nova unidade da Oncomed vai contar com CTIs; laboratório de genética de ponta, para um mapeamento mais preciso do paciente e melhor definição do tratamento individualizado; radioterapia intraoperatória; radioterapia IGRT, que reduz a exposição do paciente à radiação e maximiza o tratamento; realização de cirurgias minimamente invasivas; protocolo de prevenção, de acordo com as evidências da literatura médica, dentre outros serviços”, conclui.
“ Para ver, é preciso ter olhos, mas, para enxergar, é necessário ter alma.”
Hilton Rocha