COM O PASSAR DOS ANOS, vão surgindo na face alguns sulcos, rugas, flacidez e manchas, o que transmite constantemente um semblante de cansaço e de desânimo. Para a atenuação dos sulcos, de algumas rugas de expressão e até mesmo de cicatrizes, há um procedimento chamado “preenchimento”, que, se bem-indicado e realizado com bom produto e boa técnica, promove resultados excelentes e imediatos.
O ácido hialurônico é um preenchedor temporário cutâneo em forma de gel, produzido em laboratório, mas, como é um componente natural da pele, não causa alergias e dispensa testes prévios. Por isso, é considerado seguro e tem sido o mais utilizado atualmente. A duração de seu efeito está diretamente ligada à sua qualidade e à sua “densidade”, bem como ao plano de aplicação na pele, podendo chegar a dois anos.
O preenchimento com ácido hialurônico consiste na injeção do produto, através de uma fina agulha, na área da pele a ser tratada, preenchendo-a e elevando-a. Logo após o procedimento, a área de sombra no local que se formou pela ausência de volume diminui, ocorrendo a melhora do aspecto estético. É uma técnica muito rápida e simples, realizada em consultório, podendo ser usado anestésico tópico sob a forma de cremes, 40 minutos antes do preenchimento, para atenuar a sensação da picada da agulha. Os preenchedores mais modernos já são produzidos com anestésicos, minimizando ainda mais o desconforto da aplicação.
Suas principais indicações, a fim de harmonizar os contornos da face e os parâmetros da simetria e da jovialidade, são:
-
Sulco nasogeniano (aquele que se acentua com o sorriso e vai do canto do nariz ao canto da boca: “bigode chinês”);
-
Sulco labiomentoniano (aquele que se estende do canto da boca ao queixo: “boca de marionete”);
-
Sulco lacrimal (que acentua as olheiras);
-
Rugas ao redor dos lábios (“códigos de barra”);
-
Rugas ao redor dos olhos (pés de galinha);
-
Aumento do volume labial;
-
Correção de cicatrizes profundas de acne;
-
Reposição volumétrica na região malar (bochechas);
-
Acentuação do contorno mandibular;
Se existe a vontade de melhorar a aparência facial, o importante é procurar um profissional médico competente na área para estudar o melhor a ser feito em cada caso. Se o preenchimento estiver indicado, deve-se buscar a sintonia perfeita entre a necessidade da reposição de volume em cada região e a quantidade certa a ser usada, sempre com boa técnica e com bons produtos, para a obtenção de resultados compatíveis com a real expectativa, sem exageros.
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].