Prefeitos eleitos falam sobre prioridades de governo

0
Criado em 21 de Fevereiro de 2013 Capa
A- A A+

 

A população de Betim e das oito cidades que fazem divisa com o município terá a oportunidade de conhecer promessas de campanha dos prefeitos eleitos no último pleito e que devem ser metas de governo para os novos mandatos; confira a seguir quais são essas prioridades.
Pouco mais de um mês após os prefeitos de Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo tomarem posse das prefeituras, a reportagem da Mais solicitou que cada chefe do Executivo aponte algumas prioridades de governo de sua gestão. São desafios do mandato que se inicia e que devem ser cumpridos,  com o desenvolvimento e a execução de projetos e ações, nos próximos quatro anos. A reportagem ouviu também moradores das nove cidades. Cada cidadão entrevistado pôde falar sobre suas expectativas e seus anseios diante da administração que se inicia em 2013.
 
BETIM
 
Prefeito eleito: Carlaile Pedrosa (PSDB)
Currículo: Nascido na cidade de Itatiaiuçu, na região metropolitana de Belo Horizonte, Carlaile de Jesus Pedrosa, 61, é comerciante no ramo de materiais esportivos. Na década de 90, o político foi secretário adjunto da Secretaria Estadual de Esportes e, em 1998, tornou-se secretário da pasta. Em 2000, Carlaile foi eleito prefeito de Betim pela primeira vez, administrando a cidade por oito anos. Em 2009, foi nomeado vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig) e, em 2010, conquistou a cadeira de deputado federal, tendo sido o mais votado de Betim. Em 2012, Carlaile foi eleito prefeito para seu terceiro mandato em Betim, com a votação expressiva de 72.142 votos (68,09%).
METAS DE GOVERNO
 
O desafio inicial da nova gestão, segundo Carlaile, é “arrumar a casa”, organizando os serviços e liquidando as dívidas, que já passam de R$ 200 milhões. “Isso é algo que, num primeiro momento, inviabiliza a implementação  de diversas benfeitorias que planejávamos. A única pasta que não sofrerá consequências dessa condição inicial é a Saúde, nossa grande prioridade”, diz. O prefeito revela que, por conta da situação em que a prefeitura foi encontrada, adotou medidas emergenciais na área de infraestrutura. É o caso da Mega operação de Limpeza Urbana e da Operação Tapa-buracos. “São ações urgentes que tivemos de implementar na primeira semana de governo para resolver problemas que comprometem o cotidiano dos cidadãos. Aos poucos, todas as regiões de Betim serão contempladas com serviços de retirada de lixo e entulho, capina e tapa-buracos”, explica. “Dentre as nossas prioridades, a saúde é a principal delas”, garante Carlaile. Com a meta de recuperar o setor, a administração tem como foco, neste primeiro momento, o Hospital Regional. A unidade foi recebida pela gestão com um sério problema de contaminação por bactérias multirresistentes. Diante disso, o prefeito decretou estado de calamidade pública na unidade e suspendeu novas internações. "Essa foi uma decisão tomada com total respaldo do governo do Estado, que tem nos ajudado muito por meio da Vigilância Sanitária ( Visa-MG) e da Fundação Hospitalar de Minas Gerais. Foi uma ação que teve como base laudos, relatórios e reuniões feitos pela Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com esses órgãos estaduais. Além disso, é algo que vai nos possibilitar a celebração de contratos com fornecedores e prestadores de serviços sem que haja a necessidade de se realizarem processos de licitação - o que demoraria um tempo do qual não podemos dispor frente à urgência da situação do hospital".
 
 
Carlaile relata ainda que todas as recomendações feitas pela Visa-MG estão sendo acatadas pelo município. “Os chamados serviços complementares, como alimentação, esterilização de materiais, realização de exames (laboratório) e lavação de roupa (lavanderia), realizados no hospital e que atendem a toda a rede de saúde de Betim devem, a partir de agora, ser exclusivos para a unidade. Também iremos redimensionar o hospital, adequando o número de leitos, de acordo com a disponibilidade do espaço físico, e também o número de profissionais. Todas essas ações contribuirão para um ambiente hospitalar mais saudável e seguro".
Na segurança, Carlaile enfatiza que vai “resgatar a tranquilidade de se morar em Betim”. “Vamos unir esforços para trazer uma delegacia da Polícia Federal para Betim. Sobre a política antidrogas, também vamos implantar uma clínica para dependentes químicos. Nossa meta é resgatar e reforçar nossos programas sociais e esportivos, que são voltados, principalmente, para crianças e jovens”, pondera o prefeito. O trânsito é outro desafio do governo. “Vamos desenvolver projetos estruturais para garantir melhorias, provendo de mais segurança e qualidade o trânsito local. A vinda do metrô também é um grande desejo meu, como cidadão, acima de tudo, e também como prefeito. Mas esse é um empreendimento com o qual o município não consegue arcar. Se não dá para ter metrô, vamos tentar investir em alternativas mais viáveis e tão importantes quanto, como o BRT – que é um ônibus ágil, eficiente e de alta capacidade de atendimento – ou mesmo um trem de superfície”, finaliza.
 
"Betim tem sofrido muito com a violência, principalmente, com os jovens. Os assaltos aumentaram   consideravelmente. A solução seria um trabalho social e não só mais policiamento."
Rosana Januzi, professora
_______________________________________________________
 
A cidade está completamente desorganizada e cheia de buracos. Fora os recapeamentos feitos às pressas, que não resolveram nada e ainda pioraram algumas vias. Apesar de a situação estar crítica, confio que o prefeito eleito resolverá este problema.
Diego Ribas, garçom
 
CONTAGEM
Prefeito eleito: Carlin Moura (PCdoB)
Currículo: Eleito com 205.446 votos (65%), Carlin Moura (PCdoB), 44, é natural de Virgolândia, na região do Vale do Rio Doce. Formado em direito e em jornalismo, Carlin foi deputado estadual por dois mandatos, participou do Centro Acadêmico Afonso Pena, do Diretório Central dos Estudantes e ainda foi vicepresidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Atuou também como advogado em sindicatos.
 
 
 
 
METAS DE GOVERNO
 
Uma das prioridades de governo de Carlin é a reabertura da Fundação de Ensino de Contagem (Funec), medida que já foi realizada. “Inicialmente, serão 13 unidades, mas, no ano que vem, pretendemos ampliá-las”, revela. A saúde é outra prioridade. “Vamos promover a reformulação gerencial do sistema. Isso vai gerar maior integração e agilizar o atendimento entre as unidades. Vamos trabalhar para aumentar o número de médicos e atuar na implantação do Consórcio Metropolitano de Saúde”, enfatiza. A realização de uma política tributária competitiva e que atraia novos investimentos para o município é outra meta. “Estamos elaborando um Plano de Desenvolvimento Econômico para a cidade e negociando investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na mobilidade urbana, que contempla 47 projetos de infraestrutura”, revela.
Combater a desindustrialização no município é um desafio. “Para isso, é prioritário retomar, em uma ação conjunta com os municípios vizinhos, os investimentos no Vetor Oeste, destravando o crescimento econômico, como também promovendo a convergência de governança nas esferas municipal, estadual e federal.”
 
"A cidade está cheia de buracos. Muitas vias estão intransitáveis. Além disso, a saúde está ruim e o atendimento   precário em todos os postos de saúde e hospitais. Espero que o prefeito invista mais nas duas áreas, já que a cidade arrecada muito dinheiro devido às suas indústrias."
Naiara Mendes, massoterapeuta
____________________________________________________________
 
"O que mais me incomoda é não ter a integração do transporte com Belo Horizonte. Preciso pegar um ônibus para o metrô e de lá pegar outro para ir à aula no alto da Afonso Pena, em Belo Horizonte. Acabo gastando mais de R$ 10 por dia. Espero que o novo prefeito resolva isso."
Thais Souza, estudante
 
 
ESMERALDAS
 
Prefeito eleito: Glacialdo de Souza (PT)
Currículo: Eleito para o seu primeiro mandato em Esmeraldas, com 12.520 votos (43,47%), Glacialdo de Souza, 36, é advogado, formado pela Universidade de Itaúna e pós-graduado pela PUC Minas. O prefeito eleito é doutor em ciências jurídicas e sociais. Já foi vereador em Esmeraldas entre 2009 e 2012, presidente da Câmara no exercício de 2010 e professor universitário e de vários cursos jurídicos.
 
METAS DE GOVERNO
 
Na saúde, o prefeito eleito tem como prioridade de governo reestruturar o Hospital Municipal 25 de Maio, para garantir o pleno atendimento à população e o fornecimento efetivo de medicamentos. “Estamos buscando convênios, junto aos governos federal e estadual, para construção de novos postos de saúde, para a aquisição de equipamentos e a compra de novas ambulâncias. Daremos também atenção especial para reativação da nossa maternidade”, afirma o petista.
Na educação, o chefe do Executivo diz que está sendo desenvolvido um Plano Municipal de Educação. “Vamos construir mais três escolas municipais, reformar as que se encontram em estado precário, garantir transporte escolar de qualidade para todos os alunos e proporcionar uma merenda escolar diversificada e nutritiva. Vamos construir ainda três creches nas principais regiões do município, em parceria com o governo federal”, destaca.
Já na área de infraestrutura, outra prioridade da administração do prefeito será realizar obras de saneamento básico, asfaltamento e de iluminação pública, em parceria com o governo federal. “Vamos iniciar tais ações pelas regiões mais carentes, já identificadas”, finaliza.
 
"O grande problema de Esmeraldas é a falta de médicos. Uma mulher grávida só pode dar à luz na segunda-feira, porque não tem como ser atendida nos outros dias. Espero que o prefeito coloque mais médicos nos hospitais e que traga melhorias estruturais para todas as regiões da cidade."
Brenda Achila, estudante
______________________________________________________________
 
"O maior é a saúde. O atendimento é muito precário. O agendamento nos postos está horrível. Espero que o prefeito olhe bem por essa área e a melhore com urgência."
Alaide Silva, bordadeira
 
IBIRITÉ
 
Prefeito eleito: Antônio Pinheiro Neto, o Pinheirinho (PP)
Currículo: Antônio Pinheiro Neto, 21, é solteiro e nascido em Ibirité. Filho do deputado federal Antônio Pinheiro Júnior, o Toninho Pinheiro (PP), e sobrinho do deputado estadual Dinis Antônio Pinheiro (PSDB), Pinheirinho é o prefeito eleito mais jovem do Estado no último pleito, com 33.065 votos (43,71%). O empresário e atual chefe do Executivo de Ibirité já foi secretário de Planejamento no município. Hoje, ele cursa a faculdade de direito.
 
METAS DE GOVERNO
Ibirité, hoje, figura como um dos municípios mais pobres do Estado. Para mudar essa realidade, o objetivo do prefeito é dar apoio à população carente da cidade. “Novas creches já estão sendo construídas. Também vamos construir escolas profissionalizantes para capacitar a população e oferecer mais oportunidades no mercado de trabalho”, revela. Na área da saúde, Pinheiro afirma que colocará em pleno funcionamento o Hospital Municipal da cidade, inaugurado na gestão anterior.  “Todo nosso esforço está em contratar pessoal para a unidade, nas principais especialidades, uma vez que ela já está equipada com uma moderna aparelhagem”, salienta Pinheirinho. Outra proposta para a saúde é a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que vai despoluir todos os córregos da cidade. “Isso incidirá também em ganhos para a saúde da população, em uma obra que ficará pronta, no máximo, em dois anos”, frisa.
Na educação, a construção de mais escolas é uma meta de governo. “Além da qualidade da estrutura, buscaremos profissionais capacitados. Temos buscado essa capacitação dos nossos professores, além de proporcionar sempre um salário acima até dos valores estipulados pelo governo federal”, afirma.
 
"A saúde está muito ruim em Ibirité. Os hospitais não estão em boas condições e é praticamente impossível  marcar consultas ou conseguir um médico em caso de emergência. Espero que o próximo prefeito resolva essa situação."
Isabel Borges, dona de casa
_______________________________________________________________
 
"A violência em Ibirité não para de crescer. Tomara que encontrem alguma solução para esse problema. Mas tem
de ser urgente, porque está muito complicado andar em paz aqui."
Renato Soares, comerciante
 
IGARAPÉ
 
 
Prefeito eleito: José Carlos Gomes Dutra, o Kalu (PPS)
Currículo: Eleito para o seu segundo mandato consecutivo, com 11.943 votos (62,9%), José Carlos Gomes Dutra,   Kalu, 48, é natural de Guiricema, em Minas Gerais. Morador de Igarapé há mais de 25 anos, o comerciante manifestou seu interesse pela política em 2002 e foi eleito prefeito pela primeira vez em 2008. 
 
 
METAS DE GOVERNO
 
Kalu afirma que sua maior missão será trazer crescimento à cidade. “Assim, poderemos levar à população mais qualidade de
vida e, principalmente, possibilitar aos futuros prefeitos maior arrecadação municipal”, disse. Na área da saúde, o prefeito explica que fará com que a cobertura da atenção básica chegue a 100% do município. “O atendimento de urgência e emergência também será aprimorado. A UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24 horas está prestes a ser entregue. O hospital do Cismep (Consórcio Intermunicipal do Médio Paraopeba), a ser construído na cidade, já está com a ordem de serviço liberada”, revela o prefeito.
Outro compromisso é a melhoria da arrecadação municipal, que hoje é baixa e conta com poucos recursos. “Vamos implantar
o Distrito Industrial no município. O processo de instalação aguarda a liberação de documentos para ser iniciado”, declara. A segunda etapa de canalização do córrego Fundo é outro desafio. “Continuamos a busca pela inclusão da obra no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). A avenida urbanizada será ligada à marginal da BR-381 e trará uma rota alternativa para quem segue no sentido Belo Horizonte”, finaliza Kalu.
 
"Falta tudo na saúde de Igarapé. É quase impossível marcar uma consulta nos postos de saúde. Além disso,  não há médicos para atender à população e os remédios estão sempre em falta. Em sua campanha de reeleição, o prefeito disse que isso iria melhorar. Vamos aguardar."
Gabriela Nascimento, estudante
______________________________________________________________
 
"A segurança aqui praticamente não existe. Falta uma guarda municipal e precisamos de um batalhão exclusivo para a cidade, já que o nosso é dividido com Bicas, Mateus Leme e outras cidades."
Fátima Menezes, dona de casa
 
JUATUBA
Prefeito eleito: Pedro Firmino Magesty (PMDB)
Currículo: Pedro Firmino Magesty, o Pedrinho Magesty, 75, é natural de Rio Casca, em Minas Gerais. O prefeito eleito, com 5.526 votos (40,92%), mudou-se para o município em 1971 e participou, desde então, ativamente do processo de emancipação política e administrativa da cidade. Pedrinho foi eleito prefeito de Juatuba, pela primeira vez, em 1993 e voltou a governar o município, por mais dois mandatos consecutivos, entre 2000 e 2008.
 
 
 
 
METAS DE GOVERNO
 
Entre as prioridades de governo está a construção de um hospital. “Caso não se efetive, pretendemos construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Juatuba”. O prefeito também quer reestruturar a policlínica da cidade, além de ampliar e melhorar os programas de Estratégia Saúde de Família (ESF) e Saúde na Escola. “Pretendemos também reformular e ampliar os postos de Juatuba, bem como informatizar todo o sistema de saúde, com marcação de consultas pela internet ou pelo call center, que será instalado na prefeitura”. Na educação, uma meta é implantar, de forma gradativa, o programa de educação em tempo integral. “A construção de mais quatro escolas e a implantação de cursos técnicos, em parceria com o Sesi, Senac e Senat, também serão prioridades da minha gestão”, frisa.
No setor de desenvolvimento econômico, o objetivo é transformar Juatuba em polo industrial. “Para isso, vamos dotar os Distritos Industriais II e III de toda a infraestrutura, nivelamento dos terrenos, abrindo e asfaltando as ruas e acessos da área, incluindo drenagem pluvial, energia elétrica e água.” 
O peemedebista disse ainda que vai reduzir as alíquotas do Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) do município, conceder isenção de taxas e contribuições ao microempreendedor individual e implantar condomínios empresariais em parceria com micro e pequenas empresas.
 
"A falta de qualidade na educação é o que mais me incomoda. O ensino está ruim. Não existem cursos técnicos e as escolas não têm a menor estrutura para receber os alunos. Apesar de não ter votado nele, torço para que ele consiga melhorar o ensino."
Adriano Gonçalves, eletricista
_____________________________________________________
"A questão do transporte é grave em Juatuba. Pagamos passagens muito caras. Precisamos de alguma ação do  prefeito, porque é impossível trabalhar em Belo Horizonte ou Contagem dessa forma."
Suzana Alves, dona de casa
 
 
JUATUBA
Prefeito eleito: Elson da Silva Santos Júnior, o Juninho (PSB)
Currículo: Natural de São Bernardo do Campo, em São Paulo, Juninho, 31, é formado em administração e pós-graduado em administração pública. Em 2000, foi eleito o vereador mais jovem de Minas Gerais e, quatro anos depois, concorreu às eleições como prefeito de Mário Campos. A consagração veio em 2012, pleito em que ele recebeu 5.225 votos (67,28%).
 
 
METAS DE GOVERNO
 
Entre as prioridades de governo, a saúde será a principal. “Já firmamos uma parceria com as cidades de Brumadinho e Sarzedo, que, a partir de agora, receberão todas as demandas de atendimentos emergenciais e de urgência de Mário Campos”, afirma. O socialista pretende implantar ainda o programa de Estratégia Saúde da Família (ESF). “Conseguimos aprovar a implantação do programa na Câmara e já contratamos alguns profissionais para atuar nele. Nosso objetivo é, incialmente, montar três equipes de ESF”. Sobre as políticas públicas voltadas para os jovens, Juninho ressalta que já foram criadas parcerias com escolas profissionalizantes para capacitar e gerar mais empregos à população. “A unidade do CEP (Centro de Ensino Profissionalizante) de Brumadinho já está recebendo inscrições para pessoas que quiserem se capacitar. A previsão, para o segundo semestre deste ano, é instalar em Mário Campos uma unidade e firmar outras parcerias com escolas profissionalizantes”, enfatiza.
Os projetos assistenciais voltados à população em situação de vulnerabilidade e risco social também recebem atenção especial do prefeito, que pretende implantar um Centro de Referência de Assistência Social (Cras) em Mário Campos. “Já locamos o imóvel em que o programa vai funcionar e estamos contratando profissionais”, finaliza.
 
"O principal problema da cidade é a saúde pública. O posto de saúde está em péssimas condições. Além disso, faltam oportunidades de trabalho na região. Tomara que alguma coisa melhore, mas não tenho muitas esperanças, porque os últimos governos não foram bons."
Poliana Martins, babá
______________________________________________________
 
"O problema aqui é o transporte público. A pessoa que mora na área rural tem de esperar horas para ir à cidade.  Não existe um circular para rodar dentro do município. Precisamos de mais ônibus."
Vânia Martins, balconista
 
 
SÃO JOAQUIM DE BICAS
Prefeito eleito: Luciano Gustavo do Amaral Passos (PR)
Currículo: Luciano Gustavo do Amaral Passos, 36, é casado e natural de São Joaquim de Bicas. Contador  público há mais de 15 anos, o prefeito eleito em seu primeiro mandato, com 6.263 votos (45,77%), é formado em ciências pela Universidade de Itaúna e pós-graduado em administração pública pela Universidade Federal de Lavras.
 
 
 
METAS DE GOVERNO
 
Uma das prioridades de Luciano é implantar o Orçamento Participativo em Bicas, visando ampliar a participação popular no governo. “É fundamental que o povo participe das decisões da prefeitura. Esse foi o carro-chefe da nossa campanha. Pretendemos começar com o programa em breve”, avisa o prefeito. A questão do transporte público também recebe atenção especial do prefeito. “As negociações com as empresas que atendem à demanda do município já estão avançadas. Queremos aumentar o número de linhas de ônibus que fazem o trajeto entre Bicas, Contagem e Belo Horizonte, além de suprir a falta de transporte existente, hoje, nos bairros mais afastados da cidade, principalmente nas áreas rurais de Bicas”, explica. Por fim, ele garante que aumentará o número de opções de lazer na cidade. Segundo Luciano, não existem praças nem um ginásio em Bicas. Para resolver o problema, ele espera realizar essa obra com parte dos recursos vindos da contrapartida das mineradoras que investem na cidade. “Espero inaugurar a primeira praça em, no máximo, três anos”, conclui.
 
" O grande problema daqui de Bicas é não ter asfaltamento em boa parte das vias. Além disso, as que são asfaltadas ficaram esburacadas logo após o início do período das chuvas. Outro problema é o alto preço das passagens de ônibus. Muita coisa tem melhorado por aqui nos últimos anos, e, se isso for resolvido, não terei mais nada a reclamar."
Cláudio de Sousa, vigilante
______________________________________________
 
"A saúde precisa melhorar. O hospital é grande, mas tem poucos atendimentos. Para fazermos cirurgias, temos  de ir para outras cidades. Espero que a prefeitura se empenhe para contratar novos médicos e crie uma estrutura assistencial aqui."
Adriana Almeida, funcionária pública
 
SARZEDO
Prefeito eleito: Werther Clayton de Rezende (PMDB)
Currículo: Werther Clayton de Rezende, 41, é natural de Sarzedo. Formado em contabilidade, o prefeito eleito foi vereador no município por dois mandatos consecutivos, assumindo, inclusive, a presidência da Câmara. Entre 2005 e 2008, foi secretário de Governo e, entre 2009 e 2012, foi vice na gestão do então prefeito Marcelo Pinheiro.
 
 
METAS DE GOVERNO
 
Na saúde, o prefeito de Sarzedo pretende reativar o antigo Hospital Franklin Landi. “A prefeitura adquiriu o prédio e, a partir de agora, a intenção é reformá-lo e reativá-lo”, afirmou Werther. Outra importante ação que deverá ser desenvolvida, segundo Werther, é a melhoria e ampliação do acesso das pessoas aos serviços de saúde em relação à marcação de consultas, realização de exames e procedimentos cirúrgicos. O governo também tem como meta implantar o sistema de transporte circular no município. “Atualmente, o sistema de transporte Sarzedo/Metrô é alimentado por uma empresa particular e está sob
administração do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). A proposta é criar a Linha Circular Municipal, com a intenção de reduzir, além do tempo de espera, o valor das tarifas”, afirma.
Na educação, o objetivo da nova gestão é construir mais escolas e ampliar a qualidade do ensino no município. O prefeito eleito pretende ainda concluir as obras do viaduto sobre a linha férrea. “Atualmente, em parceria com o governo do Estado, as obras seguem para a fase final. O viaduto deve ser concluído ainda este ano. Esse conjunto de obras, que inclui trevos nas duas saídas do viaduto, vai beneficiar, além de Sarzedo, outras dezenas de municípios que utilizam a rota para as cidades de Ibirité, Betim, Contagem, Belo Horizonte, entre outros.
 
" O que tem de melhorar em Sarzedo é o transporte coletivo. Existem poucas linhas de ônibus que atendem à cidade, em poucos horários, e, nos últimos anos, muitas pessoas estão se mudado para a região. A minha expectativa é de que o prefeito faça algo por isso e também reative o hospital Franklin Landi."
Roberta Maia, dona de casa
______________________________________________________ 
 
" O grande problema da cidade é a falta de um hospital. Desde que o Franklin Landi fechou, a nossa situação   ficou bem precária. Torço para que o prefeito o reabra rápido. É muito trabalhoso ter de depender do atendimento  de Contagem e Betim."
Roberto Faustino, segurança

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.