Reencontro reaviva história emocionante
Gente
Criado em 23 de Novembro de 2015
Gente
Dona Noemi Gontijo, fundadora do Salão do Encontro, uma das maiores obras sociais do Brasil, revela, em entrevista exclusiva, que ajudou a educar vereadora de Betim
Sara Lira Braga
UMA MULHER QUE SEMPRE distribuiu amor, carinho, atenção e cuidado, sobretudo aos mais necessitados. E tudo resultou em vidas transformadas pela superação. Ela é a fundadora e dirigente do Serviço Assistencial Salão do Encontro, uma das maiores obras sociais do país, que funciona em Betim. O projeto começou na década de 1970, com o ideal de melhorar a vida de famílias carentes por meio da educação e das artes. No início, em parceria com frei Stanislau Bertold, o projeto oferecia sopa para saciar os famintos. Mais de 40 anos depois, ele é uma referência para o Brasil e para o mundo. Aos 91 anos, mesmo não gostando muito de falar de si, Dona Noemi Gontijo faz uma revelação emocionante aos leitores da Mais.
Dos milhares ajudados por ela, ao longo de sua vida, muitos hoje se destacam na sociedade. De uma infância carente e sem perspectivas, depois de passarem pelo Salão do Encontro, essas pessoas se descobrem guerreiras e capazes de transformar sua vida. Uma delas é conhecida por muita gente de Betim, afinal, é, hoje, uma vereadora. Estamos falando de Elza Marques (PSB). “Eu tinha cerca de 6 anos Bragaquando Dona Noemi me viu andando na rua, perguntou aonde eu estava indo e me levou para casa. Esse dia foi o início de uma amizade linda que se formou entre ela e minha família. Ela, muita caridosa, acabou ajudando minha mãe a me criar”, conta a vereadora.
TRAJETÓRIA
Dona Noemi sempre acreditou no poder da educação e, por isso, matriculou Elza em uma escola, dando-lhe uniforme completo e outros materiais necessários para o estudo. “Cheguei em casa com aquele tanto de objetos, e meus pais logo me questionaram se era coisa da Dona Noemi”, recorda-se a vereadora.
Já na adolescência, paralelamente aos estudos, Elza começou a fazer unhas para ter uma renda, e adivinhem quem era sua cliente: claro, Doema Noemi. Mas o tempo passou, e a parlamentar se mudou de Betim. Um ano depois, entretanto, retornou, e a amiga do peito estava cá, à sua espera. “Eu a procurei quando voltei, e ela, mais uma vez, me ajudou me incentivando a voltar a estudar”, relata. E a ajuda não ficou só nisso. Certo dia, Dona Noemi ofereceu um emprego a Elza no Salão do Encontro, como coordenadora da recepção. Ela aceitou o convite e, daí em diante, tentou seguir os mesmos passos da tutora no caminho de ajudar os outros. Na entidade, a hoje vereadora ouvia os mais diferentes pedidos e, com o tempo, passou a marcar consultas médicas para as pessoas que precisavam.
O envolvimento com a saúde rendeu a Elza, tempos depois, a gerência do Centro de Especialidades Médicas Divino Braga, cargo que ocupou por mais de dez anos, até ser eleita vereadora, em 2012, sendo uma das duas únicas mulheres com representatividade na Câmara Municipal de Betim atualmente. “Tenho muito que agradecer à Dona Noemi, pois foi com ela que aprendi diversas coisas. Ela tem participação essencial em minha vida”, salienta.
VISIONÁRIA
Para a fundadora do Salão do Encontro, Elza tinha um potencial que apenas precisava ser explorado. Segundo Dona Noemi, durante o tempo em que trabalhou na instituição, a amiga desempenhava as tarefas da melhor forma possível. “A família de Elza era bem carente. Mas ela é daquele tipo de pessoa que sabe o que quer. Fico feliz de ver que hoje ela está bem, assim como tantos outros que passaram pelo Salão”, diz Dona Noemi.
SERVIÇO
SALÃO DO ENCONTRO
Rua João da Silva Santos, 34, Santa Lúcia, Betim
(31) 3532-4911 / (31) 3532-5100
www.salaodoencontro.org.br