REJUVENESCIMENTO ÍNTIMO
POR DRA. ADRIANA LEMOS (CRM–32011)*
COM O PASSAR DOS ANOS, a região genital feminina também envelhece, apresentando-se, gradativamente, com flacidez e redução do volume dos grandes lábios, o que pode deixar os pequenos lábios aparentes e provocar o escurecimento da pele da região vulvar e da virilha, bem como promover o surgimento de áreas de foliculite na região dos pelos pubianos; atrofia do canal vaginal, que se torna mais flácido e vê reduzida a lubrificação; certa incontinência urinária, dentre outras consequências.
O rejuvenescimento íntimo visa resgatar as características estéticas e funcionais presentes em uma genitália jovem. Existem algumas técnicas cirúrgicas específicas para a região íntima feminina realizadas por ginecologistas e cirurgiões plásticos, como a ninfoplastia, que adequa o tamanho dos pequenos lábios à estética e à funcionalidade vulvares. Há também vários tratamentos dermatológicos não cirúrgicos que abordam o embelezamento e o rejuvenescimento íntimos.
A principal procura pela estética íntima é da faixa etária entre 30 e 60 anos. Essas mulheres apresentam um objetivo unânime: elevar a saúde, a autoestima e o bem-estar, o que reflete diretamente na vida sexual e no dia a dia delas. Não há um padrão único de beleza íntima, mas é certo que uma genitália com aspecto mais jovem e com mais vigor é aquela cujos grandes lábios têm o volume e a elasticidade preservados e que recobrem os pequenos lábios; e cuja pele possui uma cor uniforme, sem manchas e sem a presença de pelos encravados ou áreas de foliculite.
Os principais procedimentos dermatológicos usados para o rejuvenescimento íntimo são:
Peeling íntimo: consiste na aplicação de ácidos específicos que têm o objetivo de esfoliar e descamar, o que propicia a renovação da pele, melhorando a textura e o clareamento da região genital, da parte interna da coxa, da virilha e, até mesmo, dos glúteos (nádegas).
Depilação permanente a laser: tratamento ideal para a foliculite de repetição (“pelos encravados”), pois reduz, significativamente e de forma permanente, o crescimento dos pelos pubianos e da virilha, proporcionando uma pele mais lisa, macia e clara na região. A depilação total também evita o surgimento dos pelos pubianos brancos, os quais envelhecem a genitália e não têm solução, a não ser a tintura, o que não é recomendado.
Resurfacing íntimo: é a utilização do laser de CO2 fracionado para o rejuvenescimento da pele da região genital e da virilha, oferecendo a melhora do colágeno, da elasticidade cutâneas e da textura da pele, além de promover o clareamento do local, deixando a pele dos grandes lábios e da virilha mais lisa, elástica e clara.
Preenchimento íntimo: procedimento médico realizado com ácido hialurônico. Tem o objetivo de devolver volume aos grandes lábios e melhorar o aspecto flácido deles. O resultado é imediato, porém temporário, durando em torno de dois anos, dependendo do produto que for utilizado. Técnica simples, feita em consultório.
Radiofrequência íntima: a flacidez dos grandes lábios também pode ser tratada pela radiofrequência, a qual leva ao estímulo de colágeno e à melhora significativa da aparência da pele. Uma ponteira delicada é usada para se adaptar à região.
Spectra íntimo: O Spectra é um laser versátil, específico para tratar diversos tipos de manchas na pele, propiciando ótimos resultados com o clareamento das hipercromias (manchas) perineais. É um tratamento eficaz, que não provoca descamações ou irritações na pele, tampouco desconforto doloroso no paciente.
Diante de tantas opções de rejuvenescimento e embelezamento genital, as mulheres podem elevar mais ainda sua autoestima e se sentir mais seguras em suas relações afetivas, alcançando, assim, novas conquistas na vida.
*Dra. Adriana Lemos CRM 32011 | Membro da Academia Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia | Diretora clínica e administrativa da Clínica Yaga - Saúde, Beleza e Bem-Estar | @clinicayaga | @dra.adrianalemos | [email protected]