Releitura do tradicional ‘PF’ conquista o Betiquim

Clube do Tira-Gosto

0
Criado em 12 de Novembro de 2013 Paladar
A- A A+
Arroz, feijão, batata, ovo e carne. Essa é a combinação que ganhou o paladar dos botequeiros de plantão e atraiu mais de 6 mil pessoas ao Clube do Tira-Gosto, durante o festival de gastronomia
 
Ana Flávia Belloni
 
Campeão da nona edição do Betiquim, o Clube do Tira- Gosto oferece aos seus clientes um cardápio variado, em um ambiente agradável, além das delícias da culinária mineira, entre elas, o famoso “PF à Palito”, prato vencedor do maior festival de gastronomia da região metropolitana e responsável pela visita de mais de 6 mil pessoas ao bar, durante os 30 dias do evento.
 
Localizado na rua Lara, número 1, no bairro Guarujá, o estabelecimento, em funcionamento desde o ano passado, atende betinenses de paladar exigente e participou, pela segunda vez, do evento, que neste ano foi realizado entre os dias 6 de setembro e 6 de outubro e contou com a participação de 18 bares e restaurantes da cidade.
 
Os vencedores da edição 2013 do Betiquim foram revelados durante a festa de encerramento do evento, ocorrida no Parque de Exposições David Gonçalves Lara, no bairro Angola. Além do Clube do Tira-Gosto, quem também subiu ao pódio foi o Alcachofra Restaurante e Pizzaria, que ficou em segundo lugar com o prato “Yabadabadoo”, e o Recanto do Cabeça, eleito em terceiro lugar com o petisco “Sonho de Lobo Mau”.
 
Em 2012, o Clube do Tira-Gosto também foi premiado em terceiro lugar no Betiquim. Para o proprietário, Marcus Vinícius Starling, o Magrelo, “o principal ingrediente para o sucesso é apostar na criatividade, já que elementos simples podem render grandes criações”. Ele revela ainda que o prato que vai concorrer na próxima edição do festival já nasceu, mas, como ainda é segredo, o jeito é aguardar a décima edição da festa.
 
 
Como um bom dono de boteco, Starling sempre foi um frequentador assíduo dos bares da região e, para criar o seu estabelecimento, tinha como meta reunir em um único local o que cada um tem de melhor: cerveja gelada, bom atendimento e petisco de qualidade. “A
melhor maneira de descrever o Clube do Tira-Gosto é chamá-lo de ‘boteco copo limpo’. Aqui, o cliente encontra todo o ambiente acolhedor e informal de um bar, além de cerveja gelada e comida de primeira”, afirma.
 
A ideia de montar um bar surgiu assim que Starling retornou de uma estada de quase três anos no Rio de Janeiro, cidade para a qual o proprietário se mudou em busca de novas oportunidades. Em 2003, com o coração apertado e saudade da família, ele retornou a Betim, onde passou sua infância e adolescência.
 
De volta à cidade, ele criou o hábito de reunir amigos em casa para colocar o papo em dia e matar a saudade. E, como havia aprendido a cozinhar, já que sempre morou sozinho no Rio, improvisava petiscos para servir à turma. “Lembro que em um dia eu ia receber meus amigos, mas, como estava com preguiça, resolvi improvisar e fazer uma omelete. No fim das contas, fez tanto sucesso que meus amigos passaram a fazer questão do prato, que anteriormente não era considerado por eles uma iguaria”, divertiu-se ao relembrar os bons momentos. Starling destacou ainda que foi essa mesma omelete, mais aprimorada, que concorreu e ganhou, em terceiro lugar, o Betiquim do ano passado .
 
Assim como o famoso “Omeletim”, o “PF à Palito” reúne a simplicidade dos alimentos e uma apresentação inusitada, já que é feito com bolinho de carne, recheado com queijo e empanado com torresmo, além do bolinho de arroz, batata miúda, tomate-cereja, ovos de codorna e molho de feijão para acompanhar. Foi com esses ingredientes tipicamente mineiros, além das preferências nacionais arroz e feijão, que o bar levou, pela primeira vez, o troféu do festival.
 
Fotos: Deivisson Fernandes
 
Novidades
Inovação é a palavra-chave no Clube do Tira-Gosto, um bar que, em breve, colocará em prática uma das grandes criações do proprietário: as promoções para os frequentadores mais assíduos. A primeira, que passará a fazer parte da rotina do estabelecimento, vai se chamar “Relógio de Ponto”. Segundo Starling, os clientes mais fiéis, à medida que forem “batendo cartão para entrar e sair”, vão acumular pontos para trocar por produtos do bar e têm ainda a possibilidade de se transformar em uma espécie de “funcionário do mês”, com direito a foto afixada na parede do estabelecimento.
 
As melhores pedidas
No Clube do Tira-Gosto o cliente pode encontrar desde os pratos mais diferenciados e que já caíram no gosto dos betinenses, como é o caso do “Omeletim” e do “PF à Palito”, até os petiscos mais tradicionais, como a carne cozida, o bolinho de bacalhau, o contrafilé com fritas ou outros acompanhamentos, além daquele prato com jeitinho de comida caseira, como a tradicional dobradinha com feijão-branco ou o fígado acebolado com jiló.



AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.