Segurança na Web

0
Criado em 13 de Maio de 2013 Tecnologia
A- A A+

Por Tomaz Brum*

Muitos são excessivamente preocupados com a privacidade na internet. Para essas pessoas, sempre aconselho a não participar de redes sociais, não ter contas de e-mail e, tampouco, comprar em lojas virtuais. A esse grupo de pessoas, nada fará com que elas se sintam mais seguras na rede. Mas eu realmente me intrigo com essa preocupação, já que somos nós os únicos responsáveis por nossas publicações e, se achamos que é perigoso outras pessoas saberem onde estamos nesse momento, simplesmente basta não darmos check-in no foursquare (https://foursquare.com/).
Porém, alguns cuidados e observações são pertinentes. Desses, o que mais me chama a atenção é a proteção ao acesso não autorizado das minhas contas de e-mail e das redes sociais. Preocupo-me muito mais com os possíveis estragos que alguém poderia fazer utilizando essas contas para envio de mensagens não autorizadas em meu nome do que com a possibilidade de bisbilhotar “minha vida” privada. Mas, seja qual for sua preocupação em manter seguro o acesso a seu e-mail e sua rede social, a maioria desses serviços têm ferramentas fáceis de usar que lhe possibilitam saber se há alguém conectado na sua conta ou se alguém está tentando “logar” sem sua autorização.
No Gmail¹, por exemplo, é possível verificar quando foi a última atividade da sua conta e, ainda, detalhar as características das últimas atividades. Assim, você poderá saber se mais alguém, além de você, está “usando” seu Gmail. Caso você desconfie que exista, basta “derrubar” as conexões usando a mesma ferramenta e, imediatamente, mudar sua senha.
Já o Facebook² nos dá ferramentas mais completas de “proteção”. Afora podermos verificar se há outras conexões ativas além da nossa, podemos incrementar a segurança de “login”. Um dispositivo muito interessante e bastante seguro é habilitar na aba “Segurança” do próprio Facebook o item “Notificação de login”, marcando a opção “Mensagem de texto” e, em seguida, habilitar a opção “Aprovação de login”, que, uma vez habilitado, enviará em mensagens de texto para o seu telefone celular uma senha que deverá ser inserida cada vez que alguém (ou mesmo você) tentar “logar” em um equipamento diferente.
Essa senha será renovada a cada “login” e, uma vez feito isso, você não mais precisará inserir essa senha toda vez, tornando aquele equipamento confiável, já que, se alguém estiver tentando entrar em sua conta, não conseguirá, pois a senha será enviada por SMS ao seu celular, que, certamente, só você tem acesso naquele momento.
 
Dicas básicas :
  • Escolha uma senha forte. Use uma combinação de, no mínimo, seis números, letras e pontuações (como ! E &).
  • Saia da sua conta (e-mail, internet banking, blog, etc) ao usar um computador que seja compartilhado com outras pessoas.
  • Execute o software de antivírus no seu computador.
  • Pense antes de clicar ou baixar qualquer coisa.
  • Troque sempre sua senha e crie uma rotina para isso (todo dia primeiro de cada mês, por exemplo).
  • Evite usar sua conta (e-mail, internet banking, blog, etc.) em lan-house, Wi-Fi públicos, escolas, entre outros locais de uso comum.
  • Embora nada que você faça garanta sua segurança, as ações para incrementá-la dificultarão, em muito, os maus intencionados.
¹ Saiba como usar a ferramenta no link: http://goo.gl/2y5Rd
² Veja como habilitar essas e outras opções de segurança: http://goo.gl/zfdmm
 
*Engenheiro eletricista com especialização em telecomunicações.
facebook.com/tomazbrum *twitter.com/tomazbrum *tomazbrum.tumblr.com/

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.