Shirley Motta
Empoderada por dentro, bonita por fora
Enfermeira e influenciadora digital compartilha suas experiências com transição capilar e maquiagem para ajudar as seguidoras a se assumirem e a se fortalecerem
...
O resultado errado de uma mudança na aparência acabou se tornando o caminho certo para uma reviravolta na vida de Shirley Motta, de 40 anos. Pós-graduada em enfermagem e atuante na área há quase duas décadas, há aproximadamente quatro anos ela descobriu o prazer de ajudar as pessoas de uma maneira diferente.
Depois de sofrer um corte químico (provocado por incompatibilidade de produtos) que resultou na queda do cabelo e em queimaduras no couro cabeludo, ela decidiu que não iria mais alterar a textura dos fios utilizando técnicas definitivas e resolveu compartilhar essa decisão – incluindo os perrengues que a precederam – nas redes sociais. Muitas mulheres se identificaram com a realidade de Shirley, que foi ganhando cada vez mais curtidas. Hoje, ela soma mais de 25,5 mil seguidores em sua página no Instagram, que passou a ser também uma fonte de renda.
“Muitas mulheres temem a opinião dos outros acerca da sua imagem. Eu rompi esse medo e assumi de dentro para fora a minha real identidade”, relembra a influenciadora digital.
No universo online, Shirley aborda temas relacionados a saúde, beleza e moda, com foco em transição capilar e maquiagem – além de enfermeira e influenciadora digital, Shirley é líder coach, auditora líder, palestrante e professora de automaquiagem.
“Quando entendemos que somos fortes com ou sem cabelo, com ele liso ou crespo, seco ou molhado... enfim, quando entendemos que o cabelo não nos define, externar é uma questão de tempo. Empoderamento é isto: saber que se pode ser e fazer o que quiser, apesar do olhar do outro”, afirma a paulista radicada em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte.
“A maquiagem veio como consequência. Percebi que temos muitos problemas para maquiar a pele negra, porque não há produtos para ela. Por isso, eu me interessei em ajudar ainda mais as mulheres. Fiz um curso, comecei a ler sobre o assunto, vi que muitas, assim como eu, ficavam com o rosto parecendo com o de um fantasma (sem a base correta) e não consegui continuar de braços cruzados. Pensei: ‘preciso ajudar’. Hoje, uso a maquiagem como uma ferramenta de transformação”, completa.
Sexo forte
Superar os problemas e dar a volta por cima são movimentos constantes na vida de Shirley. Ser mulher, negra e empreendedora continua sendo – em pleno século XXI – motivo de preconceito e de racismo, o que, para ela, sempre foi evidente.
“Quando estamos à frente de algo, as pessoas começam a deixar escapar pelo olhar, ainda mais, que isso ou aquilo não é para você. Mas vamos que vamos, nada é fácil mesmo”, diz a enfermeira, que aposta na persistência e na fé para seguir.
E, por falar nessa direção, Shirley tem grandes planos para 2020: ela quer criar o próprio infoproduto (conteúdo digital disponibilizado para download) para atingir e ajudar mais mulheres a se aceitarem e a se sentirem em paz de dentro para fora.
SERVIÇO
Shirley Motta
Instagram: @shirleymottaoficial
Facebook: @shirley.motta.90