Solteiros, sim, e sem dramas

Ter mais liberdade e tempo para se dedicar à profissão. Esses são só alguns dos motivos apontados pelas pessoas que optam por ainda estarem sozinhas

0
Criado em 10 de Julho de 2013 Relacionamento
A- A A+

Pollyanna Lima

“Solteiro sim, sozinho nunca!” Esse é o lema daqueles que gostam de aproveitar a vida, estão sempre rodeados de amigos e não têm pressa para se casarem. São pessoas que buscam, primeiramente, o reconhecimento na carreira e o amadurecimento emocional, para só, depois, buscarem um relacionamento mais sólido e duradouro. E grande parte deles acredita que o casamento pode atrapalhar a conquista de seus objetivos.

O empresário José Fonseca Tergilene, mais conhecido como Zezé, 40, é uma dessas pessoas. Ele é um homem bem sucedido, adora viajar, promover festas com os amigos e ainda não se casou. “A vida de solteiro é muito boa e agitada. Sou sempre convidado para festas e viagens. Frequentemente estou em bares e boates. Adoro receber amigos no meu sítio, cuidar dos meus cavalos e cachorros, ir à academia ou apenas ficar em casa, descansando”, conta.
 
No Dia dos Namorados, Zezé organizou uma festa dos solteiros em seu sítio. Cerca de 170 pessoas participaram. “Ando sempre com pessoas mais novas, pois os amigos que tenho da minha idade já se casaram. Por ser um solteiro mais velho, sou muito conhecido e, por isso, os donos de bares e casas de show em Betim sempre me convidadam para eventos. Eles sabem que vivo rodeados de amigos e, com isso, levarei muitas pessoas para o local”, explica Zezé.
 
Mas, apesar da vida de “farras”, atualmente, o empresário revela que está em busca de sua cara metade. “Eu não me casei ainda, pois achava que não tinha maturidade suficiente, além de não querer abrir mão da minha liberdade. Gosto de me dedicar a tudo o que eu faço e, no relacionamento, não é diferente. Quero poder me dedicar totalmente ao meu casamento”, confidencia. “Estou aberto para conhecer alguém e me casar, já que, agora, tenho maturidade suficiente e sei que, se isso acontecer, não terei do que me arrepender. Como solteiro já vivi tudo o que tinha que viver”, reforça.
 
Zezé conta que muitas pessoas pensam que ele não se casou ainda porque é gay, ou porque ele tem problemas de relacionamento. “Mas não é nada disso. A verdade é que tenho muita facilidade de me relacionar. Sempre fui rodeado de amigos, inclusive, tenho mais amigas do que amigos. Gosto da companhia feminina. Acho as mulheres mais simpáticas, sensíveis e alegres. Acredito que o mundo não teria graça nenhuma sem a presença delas”, salienta.
 
“O homem não foi criado para viver só. Ele não dá conta de estar sem uma mulher, depende da presença feminina em todas as fases da vida. Quando solteiro, dependemos da mãe, depois, dependemos da namorada e da esposa. Isso é uma coisa natural”, constata.
 
O empresário José Fonseca Tergilene, 40, adora viajar e promover festas com os amigos
 
De acordo com o psicólogo Luciano Melo, o casamento é um tipo de relação que não pode ser considerado obrigatório, nem condição para ser feliz. “Há pessoas que têm relações estáveis com o parceiro, mas preferem não se casar, realizam-se como ‘eternos namorados’. Por outro lado, é fundamental reconhecer que a efetividade e a sexualidade são dimensões do ser humano e precisam ser satisfeitas para que se sejamos felizes. Penso que o mais importante é que sejamos pessoas bem resolvidas. Independente do estilo de vida que adotamos, é fundamental que ele seja fruto de uma opção saudável e madura”, afirma o psicólogo.
 
O eletricista e estudante de engenharia elétrica Wagner Oliveira, 34, disse que já pensou em se casar, mas, alguns relacionamentos que ele conhece, o fazem desanimar. “Existem pessoas com ciúmes exagerados, outras que se anulam em prol do parceiro ou tentam mudá-lo de qualquer jeito. Há casais que não se respeitam, perdem a vaidade. Isso tudo isso me faz querer permanecer solteiro”, explica Wagner.
 
“Gosto de tomar cerveja com os amigos, praticar esporte, visitar familiares, sair para dançar e para paquerar. Ser solteiro me permite fazer essas coisas na hora que melhor me convir, além de ter mais tempo para me dedicar à carreira”, declara.
 
Para o eletricista Wagner Oliveira, 34, a vida de solteiro o possibilita ter mais tempo para se dedicar à sua carreira/ Fotos: Deivisson Fernandes
 
Mas não são apenas os homens que optam por uma vida solteira mais longa. É cada vez maior o número de mulheres brasileiras que não têm o casamento como prioridade em suas vidas. Elas também querem curtir viagens com as amigas, se dedicar à carreira profissional e, principalmente, não ter que dar satisfações sobre suas escolhas.
 
A advogada Natália Sant’Anna, 29, pensa em se casar um dia, mas disse que tem muitas outras coisas para fazer antes disso. “Já tenho minha profissão, mas ainda quero garantir minha independência financeira. Gosto de ler, assistir à filmes e estar na companhia dos meus amigos. Hoje, sinto que está muito difícil de encontrar alguém com as mesmas prioridades e expectativas de vida. Ainda mais que as mulheres da minha idade costumam ser mais exigentes”, constata.
 
“Além de tudo, ser solteira é muito bom. Não tenho que dar satisfações à ninguém e nem preciso me preocupar em agradar outra pessoa”, disse a advogada. “E isso não acontece só comigo. Acho que as pessoas de hoje não querem se comprometer porque o mundo está cheio de oportunidades, temos muitas coisas para aproveitar e quando se está em um relacionamento, determinadas questões ficam difíceis de se fazer”, completa Natália.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.