Sucesso profissional no auge da juventude
Empresário e maquiador, Guilherme Baptista, que mora em Betim, conquistou reconhecimento entre as celebridades com seu trabalho e a linha de maquiagem GB Cosmetics, de sua autoria
Aos 22 anos, a maioria dos jovens ainda está estudando para decidir os rumos profissionais que vai tomar. Mas, como para tudo há exceções, existem pessoas que, desde cedo, destacam-se pelo que desempenham. Sorte? Não. Determinação e coragem para enfrentar os desafios. Foi assim que o empresário e maquiador Guilherme Baptista, de 22 anos, proprietário da GB Cosmetics, ganhou espaço no meio da moda, tendo seu trabalho reconhecido inclusive por celebridades país afora.
Morador de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, ele conta que começou por acaso a manejar os pincéis de maquiagem nas peças de teatro da escola e nas apresentações de dança (ele tem formação em balé clássico). A paixão pela maquiagem virou coisa séria quando retornou ao Brasil após uma temporada em Cuba, com apenas 17 anos. “Fiquei na dúvida em relação ao que fazer profissionalmente. Eu maquiava algumas amigas, mas sem cobrar”, relembra.
Nessa mesma época, ele foi para São Paulo, onde atuou como assistente do maquiador profissional Rafael Guapiano, num cenário completamente diferente ao que estava acostumado, com estúdios de beleza, modelos profissionais e fotógrafos renomados. De volta a Minas, ele foi contratado por um salão de Belo Horizonte como maquiador, onde atendia uma média diária de 30 clientes.
Rede nacional
Em 2013, foram abertas as inscrições para o reality show “Desafio da Beleza”, do canal GNT. De acordo com Baptista, cerca de 7.000 inscritos na primeira fase foram sendo eliminados no processo seletivo até que restaram 12, os quais entraram na casa e participaram do programa. “Eu tinha apenas um ano de experiência e estava junto a pessoas que reuniam muito tempo de carreira na maquiagem”, orgulha-se.
Segundo o empresário, a participação no reality o fez crescer como maquiador, já que, durante o período em que permaneceu lá, recebeu muitas dicas e orientações. “Fiquei 15 dias confinado, e confesso que foi muito difícil. Mas, durante o tempo todo, os demais participantes me ajudaram”, relata.
Empreendendo
O reality acabou, mas Baptista permaneceu firme no propósito de crescer no ramo da maquiagem e, por isso, começou a empreender. Ele conta que o maquiador Rafael Guapiano sempre o elogiava, dizendo que colava cílios postiços muito bem. “Comecei então a pensar em lançar a GB Cosmetics. Aos poucos, fui desenvolvendo os cílios com a ideia de exclusividade. No início, eu divulgava só no Instagram, e a ideia bombou”, afirma.
Os cílios viraram sucesso entre as blogueiras de moda, que ajudaram a divulgá-los. O produto chamou a atenção das famosas, e entre as que já o usaram estão as atrizes Grazi Massafera e Déborah Secco e as cantoras Valesca Popozuda e Wanessa Camargo.
De acordo com Guilherme, atualmente, a marca conta com três coleções de cílios e 32 modelos diferentes, que já foram vendidos para todos os Estados do Brasil e países como Argentina, México e Paraguai. A marca possui também uma linha especial de cílios com cristais Swarovski, chamada “Carnaval em Veneza”, que foi lançada no início de 2017, em um evento que arrecadou alimentos para a Casa Aura, entidade localizada em Belo Horizonte que apoia crianças com câncer. Além dos cílios, a GB oferece esponjas para maquiar e toalhas demaquilantes, que retiram a maquiagem do rosto apenas com água morna.
É muito para um jovem de 22 anos? Para Guilherme Baptista, o fato de ser tão novo e já ter conseguido alçar voos altos mostra realização, mas impõe desafios. “Sou muito jovem, e a falta de conhecimento foi e continua sendo meu grande desafio. Além disso, a GB cresceu no meio da crise. Eu fico bem orgulhoso de trabalhar com os mais altos padrões. Encontrei resistência no início, e isso me magoava, mas o resultado foi bem positivo”, celebra.
Make
Mesmo empreendendo, o empresário não abandonou por completo os pincéis. Como maquiador, ele assinou importantes campanhas da agência de publicidade África e editoriais de moda de diversas revistas de Belo Horizonte. Além disso, Baptista maquiou a cantora Emanuelle Araújo, a atriz Titi Müller, entre outras celebridades, ao longo dos últimos cinco anos.
O estilo de maquiagem do artista é definido por ele como “acordei assim”. “Eu tento valorizar os traços daquela mulher, realçar seus pontos fortes e não transformá-la”, diz. Autodidata, ele salienta que o mais importante é se aprimorar na prática e ser autocrítico, além de usar produtos de qualidade. “O principal é sair da zona de conforto”, arremata. Ocasionalmente, Guilherme oferta cursos de automaquiagem e dá dicas de make em seu perfil no Facebook.
Futuro
Os planos do maquiador não param por aí. Ele conta que já tem projetos definidos em curto, médio e longo prazos. Em julho, estão sendo lançados mais produtos da GB – curvex, pinça, tesoura e cola para cílios. Além disso, Baptista diz que está fechando uma parceria com uma agência de turismo de Betim para um pacote de viagens para Miami, nos Estados Unidos, onde ele irá prestar consultoria de compra de produtos cosméticos e ministrar cursos de maquiagem.
Para os próximos anos, o rapaz quer ganhar cada vez mais território e reconhecimento profissional. “Eu quero ser proprietário da principal marca de cosméticos e um dos melhores maquiadores do país devido a minha técnica, afinal conhecimento ninguém te tira”, finaliza.