TATUAGEM NÃO PRECISA MAIS SER PARA SEMPRE
Cuidar
Fotos: Divulgação
O SPECTRA LASER TONING utiliza um feixe de luz intenso para clarear significativamente ou remover completamente a tatuagem ou a mancha. Comprimentos de onda diferentes de laser tratam diferentes cores de tinta com eficácia, de acordo com cada tipo de cor. É mais eficaz para o preto e menos para o azul e o amarelo. Então, dependendo da cor da tatuagem, mais de um comprimento de onda de laser deverá ser usado para removê-la. Quando as partículas de tinta da tatuagem ou da mancha absorvem o laser, elas são quebradas em pequenos fragmentos. Esses são então absorvidos ou eliminados através de mecanismos naturais de limpeza do organismo. Esse processo de limpeza geralmente demora em torno de seis semanas. Partículas de tinta maiores, tatuagens mais densamente pigmentadas ou multicoloridas requerem tratamentos múltiplos, em torno de 5 a 10 sessões, com intervalos de 4 a 8 semanas. O número de sessões depende do tamanho, da localização, da densidade, da profundidade e da cor da tatuagem ou da mancha.
Somente ao examinar, o dermatologista poderá precisar melhor a quantidade necessária.
Durante a aplicação do laser, alguns pacientes relatam sentir uma leve picada, como a batida de um elástico sobre a pele, seguida por uma sensação de queimadura de sol. Em alguns casos, pode ser necessária uma anestesia local. Imediatamente após cada aplicação do laser, a pele poderá apresentar uma descoloração branca, e a área ao redor da tatuagem ou da mancha poderá ficar avermelhada e um pouco inchada. Isso é normal e desaparecerá progressivamente com o tempo. Deve-se evitar contato com o sol na área a ser tratada 30 dias antes e duas semanas após a sessão.
*Membro da Academia Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, e diretora administrativa da Clínica Yaga Laser & Cosmiatria – [email protected].