Temporada de sombra e água fresca

Com a chegada do fim do ano, muitas famílias começam a planejar o destino das férias. Em Minas, hotéis e pousadas com opções de lazer e contato com a natureza estão entre os preferidos.

Criado em 21 de Dezembro de 2016 Capa
A- A A+

Iêva Tatiana

 

Misturar descanso com diversão é a receita básica para quem está de férias, em busca de folga para a mente e para o corpo, comumente castigados pela rotina extenuante de trabalho e de estudos. Por essa razão, nesta época do ano, os hotéis-fazenda e as pousadas são alguns dos destinos mais requisitados em Minas Gerais, por oferecerem, simultaneamente, recreação e tranquilidade.

O Hotel-Fazenda e Restaurante Recanto Azul – Unidade Betim, por exemplo, é uma das opções mais recentes da região metropolitana de Belo Horizonte e vem despertando o interesse de hóspedes à procura de locais próximos e atrativos. De acordo com o gerente, Leonardo Bertoluci, em cinco meses de funcionamento com a nova administração, a surpresa foi grande diante da demanda. “Assumimos (o empreendimento) nas férias de julho, e o movimento foi até melhor do que estávamos imaginando. Pegamos uma pousada com 20 anos de mercado, mas precisamos fazer algumas alterações a fim de deixar o ambiente agradável e confortável. Demos uma manutenção para que o espaço chegasse ao mesmo nível (da unidade) de Mateus Leme”, afirma Bertoluci, referindo-se ao hotel homônimo que a família dele também administra na região Central do Estado.

Na hospedagem betinense, os 18 chalés em estilo rústico – três deles com hidromassagem – e o friozinho natural da região, que fica afastada do centro do município, próximo à BR-262, conferem mais charme ao lugar, construído em uma área verde de mais de 10 mil metros e que chega a ter até 80% de ocupação nos fins de semana.

Lá, as acomodações são classificadas como Standard e Master. Ambas oferecem uma cama de casal e outra de solteiro, banheiro, televisão, ventilador e frigobar, mas apenas a segunda tem banheira com hidromassagem. Os pacotes incluem café da manhã, almoço e caldos à noite. “Aqui, quando chove, a tendência é o tempo esfriar ainda mais, principalmente por causa da lagoa. Então, um caldo cai bem”, garante o gerente.

Para quem quer fazer mais do que contemplar a beleza natural do lugar, a relação de atrações do Recanto Azul inclui pesca desportiva, campo de futebol e quadra de vôlei com grama natural, piscinas para adultos e crianças, playground com cama elástica, piscina de bolinhas, escorregador, balanço e casinha de boneca e ainda salas de TV e jogos (sinuca, totó e videogame).

Segundo Bertoluci, a maior parte dos hóspedes do hotel é da própria região metropolitana, mas a casa também recebe muitas pessoas de São Paulo e do Rio de Janeiro. A estreia dos novos gestores no comando do negócio nas férias de dezembro e janeiro está cheia de otimismo. “Nossa expectativa é muito boa, porque sempre temos procura (por reservas)”, conclui.

 

Abraçado pela Serra Azul

Na unidade do Recanto Azul em Mateus Leme – a primeira a ser inaugurada, em 2010 – a cerca de 60 km de Belo Horizonte, desde meados de novembro as reservas já estavam esgotadas para este mês. Para janeiro, ainda há disponibilidade, “dependendo do período”, conforme explica o gerente, Leodir Bertoluci Junior.

De acordo com ele, os meses de férias escolares são os que atraem mais hóspedes ao local, que fica nos pés da Serra Azul. Igualmente à de Betim, a hospedagem recebe pessoas de todas as partes do Brasil, mas os mineiros são a maioria. Outra semelhança entre as unidades é a oferta de pensão completa nos pacotes: café da manhã, almoço com sobremesa e bufê de caldos à noite.

Para entreter as famílias, o hotel conta com playground completo (piscina de bolinhas, castelo inflável de pula-pula, cama elástica e balanços), piscinas adulta e infantil, sala de jogos (sinuca, totó, mesa de carteado e videogame), espaço relax, dois lagos para pesca (R$ 5 o aluguel da vara com porção de ração), passeio a cavalo para todas as idades (R$ 30 a hora por pessoa) e espaço gourmet (um bar próximo às piscinas que funciona diariamente, até as 22h).


No hotel-fazenda mateuslemense, existem três variedades de suítes: Standard, que tem uma cama de casal e uma de solteiro; Luxo, com uma cama de casal e lareira elétrica; e Master, com uma cama de casal com colchão massageador e banheira com hidromassagem. Os três tipos dispõem também de televisão de 32 polegadas, ventilador e frigobar.

Segundo Bertoluci Junior, o hotel foi pensado, justamente, para o público que quer relaxar nos momentos de folga. “Afinal, as pessoas merecem um lugar em meio à natureza, com conforto e descanso. Por isso, o Hotel-Fazenda e Restaurante Recanto Azul está sempre trabalhando para manter este local único”, assegura, sem modéstia.

 

Atração principal: sossego

Também na região Central do Estado, Casa Branca, distrito de Brumadinho, a pouco mais de 50 Km da capital mineira, ganhou, há cerca de cinco anos, mais uma alternativa de hospedagem para os turistas que vêm do Brasil todo, sobretudo para conhecer o Instituto Inhotim, um dos maiores acervos nacionais de arte contemporânea e o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

Inspirada nos casarões antigos, com pisos e dormentes de madeira, tijolos de adobe, fogão à lenha aceso pela manhã e chalés construídos em meio à mata nativa, a pousada Verde Folhas acolhe tanto famílias e pessoas mais velhas que se afeiçoam pelo estilo rústico de construções, quanto jovens que gostam de aventuras. Isso porque as instalações foram erguidas próximo ao Espaço Verde Folhas, que, há mais de uma década, oferece atividades como arvorismo, caminhada, escalada, tirolesa e trapeloco (desafio que consiste em subir por uma escada em um poste de eucalipto a uma altura de seis metros, ficar em pé em uma prancha de madeira, chegar até a ponta e saltar para agarrar o trapézio que está um pouco mais alto e distante da prancha. Finalmente, após agarrar o trapézio – ou não –, o praticante desce pendurado por uma corda e alcança o chão).

Mas, voltando à proposta de sossego, apontada como o maior atrativo do local pelo gerente, Alysson Vinicius, a pousada dispõe de nove acomodações ao todo. São seis quartos Standard, um apartamento com banheira de hidromassagem e dois chalés. Em comum, eles contam com uma cama de casal e outra de solteiro, TV a cabo, frigobar e varanda (exceto o quarto maior). Um diferencial da Verde Folhas é a água natural e corrente que abastece a pousada. “Aqui, o que temos a oferecer, por meio de parcerias firmadas na região, é a realização de trilhas até cachoeiras e montanhas com belas paisagens. Temos também passeios a cavalo agendados e, a partir de janeiro, vamos disponibilizar aluguel de bicicletas. Sempre indicamos o circuito turístico local”, ressalta o gerente.

Cerca de 70% dos hóspedes partem dos municípios vizinhos, de acordo com Vinícius. Segundo ele, um dos atrativos da estalagem é sua localização – ela está a 1,5 km do centro de Casa Branca –, afastada do barulho dos eventos que são realizados no distrito, o que confere mais tranquilidade ao espaço. “É um ambiente com uma pegada ecológica. Trabalhamos com tratamento alternativo de esgoto e temos uma horta, de onde sai parte das hortaliças usadas em nosso restaurante. Dispomos ainda de um viveiro de mudas para comercialização e de uma lojinha de produtos artesanais da região. Utilizamos aquecimento solar para a água, que é reaproveitada”, elenca o gerente.

 

Som da natureza

Uma das mais antigas e tradicionais hospedagens da região Central de Minas é o Hotel-Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, distante aproximadamente 60 km de BH. A concepção do espaço ocorreu em 1994, durante um almoço da família proprietária da Fazenda de Lazer Canto da Siriema – nome escolhido em referência ao som emitido pelas seriemas (o nome é registrado com “e”), ave abundante na região –, que decidiu abrir as portas do lugar para compartilhar as suas belezas com outras pessoas.

Hoje, a hospedagem possui 185 apartamentos, todos com energia solar e internet banda larga. Nas acomodações do tipo Standard, os hóspedes têm duas camas de casal e duas de solteiro, televisão, frigobar e ventilador. Na unidade Luxo, há uma cama de casal, duas de solteiro, frigobar, televisão e ventilador. Nesse caso, os apartamentos são mais amplos, novos e bem-localizados. Por fim, no tipo Luxo Plus, os diferenciais são o ar-condicionado e a localização (os apartamentos dessa categoria estão em um bloco construído mais recentemente no hotel).

Para as famílias com crianças, uma boa notícia: o Canto da Siriema tem monitores que promovem atividades recreativas durante todo o dia e à noite – adultos também são convidados a participar de muitas delas. O lazer é garantido ainda pelas saunas, piscinas climatizadas, passeios de charrete, pedalinho na represa (dentro da área do hotel), quadras de vôlei, peteca, basquete e tênis (saibro), além de um campo de futebol gramado.

Na programação noturna estão música ao vivo – comum nos pacotes de férias –, bingo, caça ao tesouro, brincadeiras e uma versão local do programa televisivo “The Voice”. “Para quem está na cidade grande, é bom dar uma ‘desligada’. No hotel, as pessoas têm momentos de diversão com atividades junto à natureza”, afirma a diretora do espaço, Karina Borja.

Uma característica que o local preservou desde a origem é o perfil familiar dos hóspedes. De acordo com Karina, muitas pessoas frequentam o Canto da Siriema há anos e acabaram se tornando conhecidas entre si e dos administradores. “Temos muitos hóspedes fiéis. Uma cliente começou a frequentar aqui quando estava grávida. Hoje, o filho dela já é adulto, e eles continuam vindo. No hotel, é tudo muito perto. Então, muita gente faz amizades e acaba voltando”, arremata Karina.




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.