Um corpo perfeito a qualquer custo

0
Criado em 24 de Julho de 2012 Saúde e Vida
A- A A+

 

Homens brasileiros são os segundos mais vaidosos no mundo No país, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Estética, o gasto só com tratamentos na área é de R$ 500 milhões por ano, sem incluir a compra de produtos. Durante pesquisa realizada pela sociedade, 80% das jovens entrevistadas afirmaram que os gastos com os tratamentos estéticos e com a compra de produtos são o dinheiro mais bem-empregado. Além disso, o Brasil é o segundo país no mundo voltado à vaidade masculina. Está à frente do Japão e atrás somente dos Estados Unidos. O mercado brasileiro de cosméticos masculinos avançou 17,6% nos últimos anos. Pesquisas apontam que, em 2008, um a cada 500 homens brasileiros procurava por tratamentos estéticos. Já em 2012, o índice é de um a cada 50 homens preocupados com a aparência. 
 
Quem nunca ficou tentado a encarar um tratamento que promete, sem muito esforço, uma silhueta de arrasar ou até mesmo menos celulites e estrias? Essa busca incessante por um corpo perfeito com praticidade tem levado cada vez mais pessoas a procurarem tratamentos estéticos cada vez mais caros.
 
As técnicas demandam grande investimento, mas o resultado é satisfatório para a maioria dos clientes. Profissionais alertam, entretanto, que, para uma melhor eficácia, é importante aliar uma dieta equilibrada a exercícios, como parceiros de qualquer pacote que prometa reduzir medidas, alisar e firmar a pele. Além disso, segundo a médica pós-graduada em dermatologia estética Jackelyne Resende, 28, se associarmos tecnologias diferentes, pode haver melhores resultados. A especialista aponta, ainda, que é necessária a procura de um médico especialista na área para a correta avaliação do paciente e das alterações a serem feitas, sempre respeitando a condição clínica. “Em geral, os tratamentos não são indicados de forma  isolada, e, sim, associados entre si e a dermocosméticos específicos. Cada pessoa deverá passar por uma avaliação  individual para verificar a necessidade e os métodos adequados para a correção de eventuais insatisfações com a aparência. Procurar um médico especialista em estética para traçar um perfil individual garante a indicação correta dos tratamento s, com a valiação de riscos e benefícios. A beleza, quando bem-cuidada, melhora a autoestima e estimula a adoção de hábitos saudáveis, trazendo saúde e bem-estar. O importante é manter uma visão harmônica, evitando qualquer forma de exagero. Ser belo é estar bem consigo mesmo”, afirma. 
 
A dermatologista diz que estrias, celulites e gorduras localizadas são queixas bastante comuns nos consultórios. De acordo com a doutora, as estrias surgem quando há um esticamento da pele, capaz de gerar ruptura nas fibras de colágeno e elastina, localizadas na camada intermediária da pele (derme). “O crescimento rápido, o ‘efeito sanfona’ e a gravidez são fatores que levam ao aparecimento de estrias. O tratamento, na grande maioria dos casos, é eficaz. E, quanto mais recente a estria, melhor a resposta.
 
Já a celulite se caracteriza pelo surgimento de ondulações na pele, principalmente em glúteos, coxas, abdômen e braços, dando um aspecto de ‘casca de laranja’. É um distúrbio multifatorial, causado principalmente por fatores hormonais,  alimentação inadequada, sedentarismo, má circulação e predisposição genética. Já a gordura localizada consiste no acúmulo de células adiposas em maior quantidade em áreas localizadas do corpo, podendo afetar até mesmo quem está no peso ideal. São distúrbios que trazem grandes preocupações às mulheres, podendo levar a constrangimentos, principalmente no verão, quando se usam roupas mais curtas e trajes de banho”, explica a médica.
 
A bióloga e modelo Renata Costa, 25, optou por fazer tratamentos estéticos a fim de auxiliar sua boa forma para um concurso de beleza. Ela ainda não está na metade do pacote, mas diz que já notou diferenças positivas. “Meu objetivo é reduzir medidas, contornar a cintura e eliminar a gordura localizada na barriga e nos flancos. Optei por uma clínica em Betim e fiz uma avaliação médica, que traçou meu perfil. A médica indicou um pacote que associou vários tratamentos, entre eles, a lipocavitação.  
 
Em apenas três sessões, já senti minha pele mais firme, e é notável a redução de medidas e de gordura localizada”, conta.
 
A estudante Camilla Aguiar fez um tratamento para estrias e, apesar de ter aguardado mais tempo por resultados, alcançou os objetivos.
 
“A indicação foi o tratamento por carboxiterapia. Fiz, em média, dez sessões nos flancos, e o procedimento é doloroso. Senti uma melhora incrível; o aspecto, hoje, é outro”, diz ela.

 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.