XCRISTÃO NA TERRA DA RAINHA

Sanduíche que nasceu de um lanche entre amigos em Betim, há três meses, já ultrapassou as fronteiras do país para ser vendido na Inglaterra. A ideia de sucesso é o campeão de vendas no cardápio do Espaço Cristão, em Betim.

Criado em 28 de Setembro de 2016 Empreendedorismo
A- A A+

Iêva Tatiana

A receita é dobrada: dois pedaços de carne – sendo uma de fabricação própria –, duas fatias de muçarela, duas de presunto, duas porções de bacon... acrescentem-se aos ingredientes um chicken crocante por fora, molhadinho por dentro e um molho especial (guardado a sete chaves). Voilà! Está pronto o XCristão, sanduíche que nasceu de um lanche entre amigos, em Betim, e alcançou sucesso internacional.

A história começou despretensiosa, em um encontro na casa de Victor Vago, de 18 anos, depois do culto na igreja. Ele e Richard Costa dos Reis, de 40, resolveram preparar algo para todos comerem. O resultado “ficou grande e bom” e abriu o apetite da turma, que, logo, incentivou a dupla a inaugurar uma lanchonete. “Abrimos uma lanchonete há cerca de três meses, e, felizmente, deu certo. Colocamos o XCristão como carro-chefe. No início, vendíamos, aproximadamente, 40 por semana; hoje, é uma média de 150 por dia”, compara Reis.

Com a ajuda das redes sociais, as dimensões da opção mais famosa do cardápio do Espaço Cristão – como foi batizada a lanchonete – multiplicaram-se. “Postamos uma foto em um sábado, e, na segunda, as 240 curtidas em nossa página tinham virado quase 150 mil”, relembra o sócio de Vago, que é policial militar e pastor.

O sucesso do XCristão é explicado na balança: ele pesa quase 1 kg – e pode até ultrapassar essa marca, dependendo do que o freguês pedir para acrescentar, de acordo com os criadores da iguaria.

Com água na boca e fome de muitos gramas, os clientes começaram a vir das mais variadas partes da região metropolitana de Belo Horizonte, da própria capital e até de outros Estados. E o XCristão não para por aí. Neste mês, ele vai desembarcar na Inglaterra, onde será vendido – e apreciado! – em um food truck que acompanha diversos eventos. “Uma família inglesa que mora no Brasil ficou sabendo do sucesso do sanduíche e quis levá-lo para lá. Eles estão empolgados. Então, vamos resolver as questões do contrato”, revela Reis.

Queridinho

Além das passagens para a terra da rainha, o XCristão já ganhou patente e outras propostas de franquias. Uma delas será em um restaurante de culinária oriental em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro. “É bem diferente, mas a proprietária quer fazer”, diz o sócio do Espaço Cristão.

Pressionados por clientes efetivos e potenciais, os dois sócios criaram ainda um delivery, que atende, além de Betim, Itaúna, também no Centro-Oeste de Minas. A cidade de Ibirité, na região Central do Estado, ganhou uma loja em agosto, e a expectativa é que Belo Horizonte seja um dos próximos destinos do sanduíche de peso.

Diante de tanto sucesso, foi preciso contratar mais funcionários para a sede. No começo, eram apenas quatro. Atualmente, já são 14. “Começou na brincadeira, e, agora, não tenho nem tempo mais. É tudo muito novo, mas está dando muito certo”, avalia Victor Vago, que tem levado até a namorada, Thaynara Oliveira, para ajudar na lanchonete e conseguir passar um tempo com ele. Antes de cuidar do próprio negócio, Victor trabalhou em canteiros de obras e em pizzaria.

E para quem já vem forrando o estômago com o XCristão, uma dica: é bom deixar um espaço reservado no estômago para a novidade que vem por aí. Ainda em setembro, o Espaço Cristão vai lançar um sanduíche ainda maior, de cerca de 2 kg, para fome nenhuma botar defeito. É só aguardar e saborear! 




AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião de Revista Mais. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Revista Mais poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.